MalditoVivant

Bares literários em Lisboa onde a saudade brasileira encontra as letras

Para o brasileiro que aterrissa em Lisboa, a primeira constatação é que a distância geográfica não apagou a familiaridade da língua. A segunda é que existem bares onde essa familiaridade vira programa literário. Em copos, mesas e estantes, a cidade oferece uma terapêutica afetiva que combina bem com o temperamento melancólico da diáspora.

Esses bares não são novidades turísticas. São herdeiros discretos das tertúlias que marcaram Lisboa no século XX, onde poetas e jornalistas trocavam ideias ao redor de uma mesa de café. A geração atual herdou a mobília, os recortes de jornal nas paredes e o hábito de abrir a porta a desconhecidos que cheguem com boa prosa.

Fernando Neres, autor deste blog, vem percorrendo esses endereços há mais de uma década, em idas e vindas entre Brasil e Portugal. Algumas casas abriram, outras fecharam, mas a cartografia afetiva segue razoavelmente a mesma. Este roteiro propõe um passeio sentimental por espaços onde a literatura deixou de ser objeto e virou ambiente.

É um convite sobretudo ao brasileiro predisposto à saudade útil. Quem viaja a Portugal procura o que lembra um Brasil que talvez nunca tenha existido fora das novelas e dos livros escolares. Nos bares certos, essa procura ganha nome, forma e copo na mão.

A herança das tertúlias portuguesas

Os bares literários de Lisboa descendem diretamente das tertúlias que marcaram a vida intelectual portuguesa no século XX. Eram encontros informais em cafés, sem pauta fixa, onde o que importava era a troca. A boemia daquela época deixou marcas nos endereços que sobreviveram e algumas dessas marcas resistem até hoje.

Muitos desses espaços mantêm a tradição sem se renderem ao espartilho do turismo. Servem cafés robustos, vinhos do Alentejo, e sobretudo servem tempo. As paredes acumulam recortes de jornal e dedicatórias de autores locais, formando uma instalação visual que ninguém planejou conscientemente.

A presença brasileira sempre foi discreta mas constante nesses círculos. Jorge Amado e Érico Veríssimo passaram por Lisboa deixando rastros em cadernos de proprietário antigo. A história oral desses bares guarda pequenas anedotas que só se descobrem indo lá pessoalmente.

A noite em que a poesia vira ingrediente

No Bairro Alto, a boemia assume a forma de bares que misturam copos e cadernos sem cerimônia. Em algumas casas, a poesia funciona como ingrediente discreto da bebida: aparece sem avisar, entre um gole e outro, geralmente acompanhada de uma luz amarela e uma música baixa.

Há sessões mensais de leitura em voz alta, abertas a quem pague a primeira rodada. Nessas noites, o ambiente muda: conversas baixam, luzes ficam fracas, copos parecem ganhar nova finalidade. O brasileiro que participa reconhece vagamente as rodas de samba de outrora, com a viola substituída pelo microfone.

Para quem aprecia a cinematografia da nostalgia, vale conferir outras referências culturais — como este panorama sobre blockbusters esquecidos, que partilha a mesma vontade de recuperar coisas soterradas pelo tempo.

O Pessoa que se bebe em copo duplo

Fernando Pessoa é presença obrigatória em qualquer roteiro literário de Lisboa. Em algumas casas, há uma mesa discretamente marcada onde, segundo contam, o próprio Pessoa teria brindado em noites de Álvaro de Campos. A história talvez seja apócrifa, mas funciona como motor afetivo suficiente.

Outras referências se escondem nas bebidas. Existe o "gin dos heterônimos", que mistura botânicos portugueses com uma pitada de absinto, servido como manifesto líquido. O bartender geralmente recita dois versos enquanto prepara o drinque, sem cobrar nada extra pela performance. É a Lisboa devolvendo ao poeta o que ele emprestou à cidade.

A relação com a obra varia conforme a hora da noite. De madrugada, os versos de "Tabacaria" ganham peso; ao final da tarde, prevalecem os textos mais leves de Bernardo Soares. O brasileiro saudosista reconhece nesse vaivém o mesmo movimento entre melancolia e celebração que vive no seu próprio peito.

Estantes que funcionam como decoração e como paisagem

A característica mais óbvia dos bares literários de Lisboa é a estante, mas há gradação entre os espaços. Alguns tratam os livros como adorno, outros como paisagem funcional. Os primeiros geralmente decepcionam, com lombadas novas que nunca foram abertas. Os segundos oferecem prateleiras gastas e anotações a lápis marginais.

Há uma casa perto do Rossio onde se pode levar um livro, deixá-lo e levar outro qualquer. O sistema de troca funciona há anos sem cadastro nem controle, baseado apenas na confiança. Brasileiro que chega com obra brasileira na bagagem encontra ali uma maneira inesperada de presentear a cidade.

Esse gesto silencioso combina com o temperamento lusitano. Os bares não fazem questão de alardear o que oferecem, deixando que o cliente descubra por si. Talvez essa discrição seja exatamente o que mais atrai o visitante brasileiro.

Ler Vinícius em Lisboa, e outras travessias

Existe uma cena clássica que se repete em diferentes bares: alguém abre Vinícius de Moraes e começa a ler baixinho. A princípio parece deslocado, mas logo se entende a sintonia. Os versos do poeta mineiro dialogam naturalmente com a luz amarela e o aroma do vinho da casa.

Acontece também o caminho inverso: brasileiros que descobrem Camões pela primeira vez em versão original, surpreendidos pela sonoridade diferente da estudada na escola. Alguns bares disponibilizam exemplares bilíngues com capa flexível, pensados justamente para esse tipo de revelação.

Há ainda quem prefira a literatura contemporânea lusófona. Autores como Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares ou Ondjaki circulam em edições pequenas pelas mesas, disputando espaço com Murakami ou com os clássicos russos. O leitor brasileiro reconhece ali uma conversa que há muito travava sozinho.

O ritual do café com pastel, e o vinho contemplativo

Nenhuma experiência literária lisboeta está completa sem o ritual do café com pastel de nata. Há bares que entendem isso como parte indissociável da identidade da casa, oferecendo ambos como programa único. A combinação funciona como pequeno manifesto gastronômico sobre estar em Portugal.

À noite, o ritual muda de substância: o vinho ganha protagonismo e os livros viram pretextos para pausas longas entre uma garrafa e outra. O brasileiro acostumado a tratar a bebida como festeira encontra ali uma versão contemplativa, onde cada gole pede silêncio e a literatura agradece. Os bares equilibrados servem café de manhã e vinho de noite, sem prejuízo da estante nem da poesia pregada na parede. Quem entra às dez lê; quem entra à meia-noite declama.

Encerrar a noite com ginjinha e horizonte

A ginjinha é a sobremesa líquida por excelência de Lisboa. Os bares literários costumam oferecer versões refinadas, com frutinhas frescas e licor artesanal servido em pequenos copos. Tomar a última ginjinha olhando para o Tejo é o fecho natural de uma noite entre letras. O brasileiro reconhece ali o avesso doce e discreto do café mineiro.

Há pequenos segredos que só quem frequenta com regularidade aprende: o horário em que a estante reabastece, o garçom que conhece o português arcaico, a mesa do canto onde a acústica favorece leituras em voz alta. Esses detalhes não estão em guias, são patrimônio afetivo acumulado a cada vinda.

A Lisboa que importa para quem chegou do Brasil é essa mesma, feita de retornos e descobertas. Para um complemento cultural fora da esfera dos bares, vale conferir uma seleção criteriosa de filmes publicada aqui no blog, com títulos que partilham o mesmo espírito contemplativo deste passeio.

Endereços que vale a pena ter no mapa

Que tal fechar a próxima viagem a Lisboa com um mapa literário aberto no telemóvel e algumas referências bem guardadas na memória? Os bares certos já esperam há anos, com a mesma paciência com que se servem as bicas em qualquer manhã portuguesa.