Selection Vintage 2014: o primeiro café envelhecido da Nespresso.

A Nespresso está há mais de 10 anos no Brasil e suas cápsulas mudaram a maneira que o brasileiro consome e enxerga o café. Porém, quando converso com alguém que compra os cafés Nespresso é sempre o Ristretto o escolhido para todos os dias, mesmo com a variedade de 24 blends oferecidos pela marca. Pensando nisso o Maldito Vivant e o Turma do Café vão iniciar uma série de notas degustando os cafés e dando dicas de possíveis harmonizações, numa tentativa de aproveitar muito mais o que a marca oferece.

E para começar com pé direito falaremos do Selection Vintage 2014 que foi lançado nesta segunda-feira (23/01).

***

Sempre ouvimos falar de vinhos e queijos envelhecidos, porém o que muitas marcas de café tem nos provado é o café como bebida que pode relevar todo seu potencial quando envelhecido.

Na verdade, buscando a história, lá no Séc. XVI, o café bebido por todos era envelhecido, devido ao transporte que era de navio, num processo demorado e arriscado. Os grãos recebiam ventos com maresia, por vezes sofriam mutações e configuravam um novo perfil ao café.

image

Remetendo à essa história a Nespresso lançou seu primeiro café envelhecido. Um café puramente colombiano, 100% arábica (a Colômbia não produz grãos Robusta), que foi mantido num armazem altamente controlado há 3.700m de altitude. Esta altitude elevada resulta num ambiente com baixa umidade e menos concentração de oxigênio, o que faz com que a oxidação do café seja mais lenta e que haja menos riscos do café mofar. As sacas eram mantidas em rotação e não em pilhas, e com isso os cafés eram envelhecidos de maneira mais padronizada possível.

A Nespresso passou anos para encontrar o melhor método, a safra ideal, e um resultado que fosse satisfatório, já que somente um grão de café inadequado poderia estragar todas as outras e alterar o blend desejado.

Foram 3 anos de preparo para o lançamento do Selection Vintage 2014, um café que através do envelhecimento deu mais densidade e corpo ao café colombiano além de potencializar as notas frutadas ao final da degustação. O mais diferente do café é como ele se mostra um café amadeirado no início da degustação e em seguida vai revelando um perfil mais característico dos cafés colombianos.

image

Uma sugestão excelente para harmonizar com seu café é o queijo pecorino ou bolo de frutas cristalizadas.

Cada sleeve custa R$30,00 e podem sem comprados nas Boutiques Nespresso, pelo Nespresso Club ou pelo site/aplicativo.

Anúncios

3 comentários em “Selection Vintage 2014: o primeiro café envelhecido da Nespresso.

  1. Um dos meus blends favoritos é o Arpeggio. Muito legal ter a chance de saber mais sobre o café, essa bebida tão saborosa!

  2. […] das outras edições especiais como a Vintage [Clique aqui e leia sobre] “essa coleção” não tem degustação e a compra fica limitada a dois kits por registro […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s