Coffee Lovers by Octavio Café

K. Pigari

Na última sexta-feira, dia 29 de julho, eu participei do curso de Coffee Lovers, ministrado pela barista Tabatha Creazo, no Octavio Café.

img_9401

Primeiramente, fomos convidados a nos apresentar e dizer por qual motivo estávamos fazendo o curso. Algumas pessoas estavam lá porque tinham envolvimento com a área [seja como empreendedores ou baristas] e outras pessoas estavam lá porque queriam adquirir mais conhecimento sobre o café. Mas o que tínhamos em comum era o amor pela bebida.

Logo em seguida, fomos apresentados ao curso e ao que faríamos e aprenderíamos naquelas horas.

Na primeira “tarefa” tivemos que provar três tipos de água, em que simulavam o doce, o ácido e o salgado que podem conter numa xícara de café. Cada água tinham três intensidades, por exemplo, doce 1, doce 2 e doce 3, o mesmo aconteceu com o ácido e com o salgado.

Em seguida, tivemos que provar outra água e dessa vez identificar a mistura do doce, do ácido e do salgado. Algumas águas continham duas ou até três misturas.

Uma das partes que eu mais gostei, foi quando tivemos que identificar os aromas do café. Nessa hora nos foi dado os potinhos com os 36 tipos de aromas.

3c

Entre os aromas, existem os vegetais, especiarias, florais, frutados, animais, como manteiga, mel e couro, aromas tostados, que são as sementes como o cacau, avelã e amêndoas, e também os menos comuns que são aromas de fumaça como o tabaco, e aromas químicos, como medicinal e borracha. Devo confessar que consegui acertar apenas três.

Em um momento do curso, assistimos um vídeo onde podemos ver o método de produção nas fazendas do Octavio Café, desde a semente até a xícara.

Aprender sobre as fragrâncias, aromas, defeitos, acidez, amargor, sabor, corpo, sabor residual e adstringência, para mim, foi a parte mais interessante e produtiva do curso. Além de descobrir curiosidades e segredinhos, hoje posso identificar esses pontos na bebida com mais facilidade.

Depois de também aprendermos as diferenças entre os cafés tradicional, especial e gourmet, podemos degustar os três tipos e sentir a diferença no paladar.

Gold Filter

Gold Filter

 

Syphon Coffee

Syphon Coffee [Globinho]

Na última parte do curso provamos alguns métodos de preparo do café, entre eles, Hario, Coador de Pano, Chemex, Clever, Aeropress, French Press, Syphon Coffee, Gold Filter e Italiana. O que mais chamou a minha atenção nessa degustação, foi o fato de que cada método trazia um sabor diferente, mas todos foram feitos com o mesmo café. Os meus preferidos com certeza foram Hario, French Press e Italiana.

Hario v60

Hario

 

Chemex café

Chemex

 

Clever

Clever

O Coffee Lovers não é o curso que vai te transformar em um barista renomado, mas se você aprecia o café e tem vontade de saber mais sobre a bebida, é um curso perfeito! É simples, mas vai te dar tudo o que você precisa e quer saber.

Participar do Coffee Lovers e aprender mais sobre o universo dessa bebida, para mim, foi uma experiência maravilhosa. Com certeza mudou o meu jeito de ver e apreciar uma xícara de café.  

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s