Demon [2015] uma visão do terror na tradição Judaica

No mês passado chegou aos cinemas de São Paulo o filme Demon, uma coprodução, polonesa e Israelense e com direção do falecido Marcin Wrona, este foi seu último filme. Demon, foge bastante dos filmes de terror convencional.

demon-2015

Na história temos Piotr [Itay Tiran], sai da Inglaterra e vai para uma pequena cidade da Polônia, para se casar com a bela Zaneta [Agnieszka Zulewska], seu sogro um dos mais famosos da cidade, lhe presenteia com uma casa, onde vai ocorrer a cerimônia de casamento, mas Piotr, é um homem de poucas tradições e pretende escavar a terra para construir uma piscina.

No meio das escavações ele encontra uma ossada. Ele tenta ligar para alguém, mas acaba desistindo e deixando aquilo para trás, isso vai trazer consequências bizarras para sua festa de casamento. Seu comportamento muda e tudo a sua volta parece não fazer mais sentido.

demon-movie-2015-itay-tiran-nose-bleed

Wrona trabalha com a lenda judaica do Dybbuk, uma espécie de entidade que vaga pela terra e gosta de tomar o controle do corpo das pessoas. O Dybbuk está preso na terra, em geral ele foi uma pessoa que não conseguiu atravessar para o outro lado.

Usar essa perspectiva é a mais acertada dentro do Roteiro e direção de Wrona. Porém a falta de didatismo, atrapalha um pouco. O filme se perde por diálogos perdidos e sem sentido, a festa que acontece sem fim só tem explicação se você esmiuçar a tradição dos casamentos do campo. Onde as festas são regadas a bebida sem se importar com o fim, e sem a preocupação do que está acontecendo em volta, já que a festa é o acontecimento da cidade.

demon-2015-indie

Mesmo com esses erros e um final que pode ser interpretado de maneiras diferente [um do viés espiritual e outro humano] Demon é um filme de terror diferente que deve ser visto, pela sua criatividade. Por vezes a direção lembra alguns elementos do DOGMA 95, com uma mescla de cenas bonitas, em especial a cena do casamento.

E já que nessa semana estréia Invocação do Mal 2 convém um aquecimento. Uma pena que ele já saiu da tela grande, agora só por DVD ou Streaming.

MV5BYzE4MTdjZDUtNzlhOS00YWQxLTgxZWItZDMxYzg2ZmRiNGIyXkEyXkFqcGdeQXVyMTc4MzI2NQ@@._V1_

Voltamos na Quarta!

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s