Chega aos cinemas nesta quinta-feira, o filme A Vingança Está na Moda, película baseada no livro de Rosalie Ham [The Dressmaker] lançando em 2000 e agora publicado no Brasil pela HarperCollins.
O filme segue fielmente a história do livro, como tive a sorte de ver um filme algumas semanas antes, consegui ler o livro em tempo hábil para escrever sobre os dois. Então aguarde em breve uma resenha sobre o livro.
Mas voltando ao filme!
Temos a jovem Myrtle “Tilly” Dunnage [Interpretada pela estonteante Kate Winslet], que volta para sua cidade terra natal, no meio do deserto Australiano, depois se tornar uma renomada costureira de Alta Costura em Paris. Nesta cidade Tilly vive a sombra de um passado sombrio, ela foi expulsa da cidade quando era pequena e acusada ser a responsável pelo falecimento de um dos garotos da cidade.
Esse fato marcou a vida de Tilly para sempre. Mas porque voltar ao fim do mundo, depois de vencer em Paris? Ela vem em busca de respostas dessa passado e acima de tudo por vingança a todos que a atormentaram durante sua infância.

Tilly, volta totalmente diferente, Gosta de Jazz e se veste bem!
Um dos primeiros desafios de Tilly é conseguir o reconhecimento de sua mãe Molly Dunnage [A excelente Judy Davis, atriz que andou esquecida] ela não vem na agora mudada Tilly, traço nenhum de sua filha, isso gera um pequeno e divertido embate entre as duas.
Seu segundo desafio é conseguir sua vingança dentro da cidade e descobrir o que aconteceu no passado. Lembrando que por mais que a cidade seja pequena, muitos segredos são guardados a sete chaves e Tilly tem mais desafetos do que imagina.
No meio desta tempestade Tilly reencontra Teddy [Liam Hemsworth] e o Sargento Farrat [com um irreconhecível Hugo Weaving], o primeiro um amor do passado o segundo o Sargento que esconde um amor por tecidos e plumas. Falando de Tecido, Tilly usará suas qualidades como costureira para manipular todos a sua volta, vemos um desfile de Alta Costura no meio do deserto.

Judy Davis
O filme tem a direção de Jocelyn Moorhouse, que anda sumida desde 1997 com o filme Terra Perdida. Moorhouse faz uma direção bem segura, e consegue adaptar muito bem cada personagem do filme. A química entre Judy Davis e Kate Winslet [Que está divina] funciona muito bem, sem contar o resto do elenco que encarnou bem a Dramédia, que por vezes tem ares de Shakespeare.

Não temos apenas a Alta Costura, temos também uma excelente carga Dramática
Não só pelas ligeiras citações aos personagens da obra, mas todo o clima teatral que envolve o filme como a Vingança, um cenário pequeno e claro os personagens pitorescos.
A Vingança Está na Moda é um filme divertido e merece ser visto ainda mais por ser uma mistura de Drama e Comédia [uma comédia inteligente e cheia de sarcasmo] gênero que está em falta no cinema.
Voltamos na Sexta!
Eu quero!!! Eu vou ver!!! Amo a kate e tudo o que ela faz. Este filme promete. Tks pela dicona