Barista & Farmer 2016 [dessa vez no Brasil]

K. Pigari

Na última sexta-feira [13 de maio], tive o prazer de participar do evento de nomeação do vencedor do reality show Barista & Farmer, que nesse ano aconteceu no Brasil.

Neste reality show um time de baristas e profissionais do café de 10 países do mundo desembarcaram em Pedregulho, no interior de São Paulo, para gravar o Barista & Farmer nas fazendas do Octavio Café, na O’Coffee – Brazilian Estates, empresa que reúne as seis fazendas produtoras e exportadoras da marca.

 

ChsdKVuWwAE-HaZ.jpg large

 

A competição foi criada por Francesco Sanapo, renomado barista italiano e, teve sua primeira edição em Porto Rico em 2013 e em Honduras em 2015. Este ano, escolheu o Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, para sediar a competição. O reality reúne os 10 melhores baristas [selecionados entre mais de 200 candidaturas] para vivenciar o dia a dia de um produtor de café.

A terceira edição do Barista & Farmer teve como tema a sustentabilidade ambiental e a produção do café da semente à xícara. Os finalistas participaram de um curso completo, que inclui a parte botânica, plantio, cultivo, diferentes maneiras de colher café, distintos métodos de preparo, armazenamento, classificação, torra, experiência de degustação e todas as múltiplas possibilidades de preparo e consumo da bebida.

Durante o dia, os baristas conheceram os processos de produção de cafés especiais, enquanto à tarde têm aulas na Academia Barista & Farmer com alguns dos profissionais mais renomados do setor. Todos os dias, câmeras acompanharam os participantes e mais tarde os vídeos são transmitidos no site [www.baristafarmer.com] e nas redes sociais do reality show.

Os participantes do Barista & Farmer 2016 foram: Guido Garavello [Itália]; Miguel Fernandez [Venezuela]; Jesslyn Evani [Indonésia]; Nikolaos Kanakaris [Grécia]; Olga Kaplina [Rússia]; Amy Manukyan [Armênia]; Daniel Rivera [Estados Unidos]; Agniesza Rojewska [Polônia]; Rosey Hill [Austrália]; Raphael de Souza [Brasil].

Na noite da sexta-feira, dia 13 de maio, todos os participantes do reality show e a equipe de organização se reuniram na loja do Octavio Café para a nomeação do vencedor. Entre os três melhores ficaram Nikolaos Kanakaris, Olga Kaplina e Raphael de Souza.

 

IMG_20160516_162645

 

O grande vencedor do Barista & Farmer 2016 foi o grego Nikolaos Kanakaris.

 

IMG_20160514_131740

Sem deixar de lado a importância do evento, os participantes, os organizadores e todos que contribuíram para a realização do reality de alguma forma, estavam descontraídos e o clima de amizade e parceria era notável.

Para mim, amante da bebida, participar desse evento foi uma experiência única de grande aprendizado e, eventos como esse merecem grande visibilidade e maior reconhecimento, afinal, o café nosso de cada dia é a bebida mais consumida no mundo, depois da água.

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s