Estreia hoje nos cinemas do Brasil o Drama Memórias Secretas, filme que conta com um elenco experiente, temos Christopher Plummer e Martin Landau [os dois em uma atuação magistral]. Lendo a sinopse do filme você acaba achando que é mais um filme clichê que conta um pouco mais sobre o Auschwitz.
O filme conta a história de Zev Guttman [Christopher Plummer] que vive em um asilo com seu amigo Max Rosenbaum [Martin Landau], Zev havia feito uma promessa a Max que após a morte de sua esposa ele entraria em uma viagem para encontrar o homem que o colocou no Auschwitz.
Este homem imigrou para a américa com o nome de Rudy Kurlander, a missão de Zev é encontrar e executar esse homem. Mas Zev tem falhas em sua memória, e por vezes esquece onde está. Por isso Max escreveu as instruções em uma carta com todos os detalhes e os possíveis endereços onde ele pode encontrar seu inimigo.
O filme entra em uma espécie de Road Movie, onde vemos Zev rodando os Estados Unidos para encontrar o seu adversário. No meio dessa busca ele sofre todas as mazelas da idade e a desconfiança de todos a sua volta.
O filme tem direção de Atom Egoyan que ficou famoso por O Doce Amanhã [1997], mesmo com o recorrente uso do tema do Auschwitz, o diretor consegue criar um clima de mistério e uma tensão que só é solucionada nos momentos finais do filme.
Egoyan também acerta ao escolher seus dois atores principais: Plummer e Landau, que estão perfeitos nos papéis, ainda mais Landau que age como um títere macabro em busca de sua vingança e lembrando Plummer a importância da sua missão.
Memórias Secretas é um filme que merece ser visto e revisto, eu mesmo tive a sorte de ver o filme mais de uma vez.
Voltamos na segunda!