Parabéns para o livro hoje é seu dia [Dia Mundial do Livro]

Esse ano tem bienal do Livro, que já tem data marcada: A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que neste ano acontece entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi [Local já conhecido pelos amantes do evento]

Como esse ano temos a Bienal e no Sábado foi o dia Internacional do Livro, revive o post com dicas de outros blogueiros:

Vickawaii [Finding Neverland]

oretratodedoriangraymv

Sinopse: O livro conta a história de Dorian Gray, um jovem belo e ingênuo que vê a sua beleza imortalizada no retrato feito pelo artista Basil Hallward, que de tão perfeito levou Dorian a exprimir um desejo: que o retrato envelhecesse e ele continuasse belo para sempre. A partir de então, Dorian recebe cada vez mais influência do cínico aristocrata Lorde Henry Wotton e se entrega a uma vida de prazeres hedonistas e superficiais, preservando sua beleza estética enquanto o retrato de Dorian Gray revela pouco a pouco a corrupção da sua alma. 

 

Porque gosto do Livro: Além da primazia estética, que faz ser o livro mais bem escrito que eu já li, O Retrato de Dorian Gray conta uma história impactante sobre a degradação do ser humano, ambientado em uma época de hipocrisias que ao mesmo tempo valorizava a moral e bons costumes. Na verdade, O Retrato de Dorian Gray questiona o tempo todo nossas crenças e nossos próprios valores, de modo que, mesmo discordando, ficamos fascinados com as ideias e discussões apresentadas no livro. Por último, meu argumento derradeiro para convencer alguém a ler, é conferir o brilhante prefácio do livro, que aborda o valor da beleza, intensão do artista e papel da arte, concluindo que “toda arte é inútil”.

 

Erika [O Mundo das Coisas]

Foto_02

Sinopse: Em O mestre e Margarida, Bulgákov narra a chegada do diabo em plena Moscou comunista dos anos 1930. E satanás não está sozinho; em sua comitiva, há uma feiticeira nua, um homem de roupas apertadas e monóculo rachado e um gato preto de ‘proporções espantosas’. Tudo começa em uma tarde de primavera, quando Satanás e seu séquito diabólico decidem visitar a cidade e encontram poetas, editores, burocratas e todo tipo de pessoas tentando levar a vida em pleno regime comunista. O que todos ali não sabem é que, depois dessa visita, nada será como antes – um rastro de destruição e loucura mudará o destino de quem cruzá-lo.

 

Porque gosto do Livro: Trata-se de um livro brilhante, que vale todas as releituras que possam ser feitas, e que revela o talento de Bulgákov de forma inquestionável. Durante toda a leitura, eu desafiei a capacidade do autor de “entrelaçar” todas as ideias (que são várias – e todas conceituais, lidando com política, religião, visão de mundo etc. – ao longo do desenvolvimento do enredo) de forma coerente e me vi surpreendida no fim, por um encerramento totalmente em linha com a história. Sem dúvida, O Mestre e Margarida é um dos meus livros favoritos!

 

Ingrid Abbade [Gosto de Canela]

IMG_1185

Sinopse: O Pano do Diabo traça a história das listras no Ocidente, desde a Idade Média até a contemporaneidade, questionando a origem, natureza e funcionamento dos códigos que levam o listrado a serem associados ao que é marginal, ousado e até mesmo satânico.

 

Porque gosto do Livro: Particularmente, antes de conhecer o livro, eu não fazia ideia do quanto as listras, barrados e malhados (manchados) foram (e ainda são de certa maneira) um paradigma na sociedade Ocidental – significando confusão visual, a ambiguidade do bem e do mal entre outros. Um dos pontos mais interessantes e que me fazem querer indicá-lo é a facilidade para ler mesmo sendo um livro de História Social; em nenhum momento nos sentimos “excluídos”, ou com a necessidade de ser um iniciado em historia ou indumentária para entender o que o historiador quer nos dizer.

 

Kamila P [Nova Colaboradora do Site]

IMG_1192

Sinopse: O livro conta a história de Humbert, um professor europeu de meia idade que se muda para os Estados Unidos, lá ele se hospeda na casa na casa das Haze, onde moram Charlotte e sua filha Dolores. Assim que ele vê a menina, uma jovem de doze anos, ele se apaixona. Um tempo depois, com o intuito de se manter próximo da menina, ele se casa com a mãe dela, entretanto, a mulher descobre os sentimentos de Humbert por sua filha, mas, antes que pudesse fazer alguma coisa, ela sofre um acidente e morre. Sem a interferência da mãe, o homem e a menina saem em uma viagem pelos Estados Unidos.

 

Porque gosto do Livro: Quando foi publicado, em 1955 e até os dias de hoje Lolita ainda causa polêmica por conta do tema que aborda. Há quem considere o livro um clássico do romance moderno, em contrapartida, há quem diga que se trata de um criminoso pervertido. Entretanto, Lolita me fez refletir sobre o que é amor e o que é obsessão e, até onde isso pode nos levar e, o que mais me chamou atenção quando cheguei ao final do livro foi a inversão de sentimentos em relação as personagens. Lolita tem um desfecho espetacular e merece ser lido pela genialidade com que foi escrito.

Aguarde mais posts sobre livros, voltamos na segunda com um Novo Post.

Anúncios

2 comentários em “Parabéns para o livro hoje é seu dia [Dia Mundial do Livro]

  1. Vickawaii disse:

    Saiu a postagem, ebaaa!
    Faz tempo que quero ler Lolita, mas nunca tinha ouvido falar dos outros dois livros. Particularmente, a Erika me convenceu a ler O Mestre e a Margarida, só por ser russo já vale a pena, e a temática da obra (as temáticas?) é muito interessante. Aliás, tava vendo no google aqui, o livro inspirou a música Sympathy for the Devil? kkk

    Beijos, Vickawaii, e obrigada pelo convite ❤
    http://finding-neverland.zip.net

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s