Pensando em Cerveja [Riffs cervejeiros]

Por Humberto Domiciano

A ligação entre o rock n’ roll e a cerveja é bastante óbvia, mas ainda assim é possível contar histórias interessantes e principalmente apreciar cervejas desafiadoras.

O rótulo mais recente a chegar ao mercado brasileiro foi a edição especial 666, do Iron Maiden. Feita pela inglesa Robinson’s Brewery, a nova receita tem 6,66% de álcool, e um amargor um pouco mais pronunciado. A edição normal, por sua vez, tem ênfase no equilíbrio entre malte e lúpulo e é uma boa porta de entrada para outras cervejas inglesas.

The-Trooper_editada

Já o AC/DC tem sua cerveja, apenas em lata, e não causa muitas emoções, ao contrário da banda. Trata-se de uma pilsen, com pouco aroma e sabor regular. Entre as nacionais, diversas bandas possuem suas cervejas. Desde o “Velhas Virgens”, pioneiros, até o “Ratos de Porão”, passando por Skank, Titãs e Sepultura.

No caso do Ratos, são 2 rótulos, feitos pela Dortmund, uma red ale interessante, com ênfase no malte e outra pilsen, que ainda não tive a oportunidade de experimentar. Já o Skank foi homenageado pela Krug Bier, de Nova Lima (MG), com uma altbier – cerveja feita na região de Dusseldorf, na Alemanha – e tem sabores complexos e frutados.

combo-cerveja-ratos-de-poro-joo-gordo-23213-MLB20245737316_022015-F

O Sepultura ganhou 2 versões também, sendo uma weizen (cerveja de trigo com notas mais adocicadas) e uma ale (no caso uma mistura de kolsch com altbier). Ambas as receitas são feitas pela Bamberg.

 Por fim, outras bandas também receberam homenagens, como o Metallica que teve seu logo estampado em latas e garrafas de Budweiser. Mas ainda sinto falta de cervejas dedicadas ao Rolling Stones e ao Black Sabbath.

Curta o Pensando em Cerveja

https://www.facebook.com/PensandoCerveja

O Humberto escreve quinzenalmente no site, sempre com uma nova dica de cerveja.

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s