O Fim da Locadora 2001

Eram sete lojas [Uma delas bem perto de casa] o tempo foi passando o VHS se tornou obsoleto e os DVDs se tornaram a resposta para a durabilidade que o antigo formato não oferecia, estávamos seguros.

Veio a internet de alta velocidade, agora você podia procurar filmes e baixar, a cartada final foi o serviço de “Streaming” [por mais que aqui ele seja oferecido da maneira mais porca possível]. E aquele espaço começou a se esvaziar.

A locadora 2001 começou a se tornar obsoleta.

2254897548-locadora-2001-4122535263-718x479

Você leitor pode dizer que eu sou saudosista e que é o caminho natural das coisas.

Mas quem não era usuário da locadora não sabe muito sobre aquele mundo, era muito bom chegar na locadora e ter alguém que entende de cinema para conversar sobre o filme que você quer ver, junto com isso sempre vinha uma boa indicação, não aquela indicação de vendedor, mas a indicação do fã.

Essa experiência é bem parecida com a das livrarias [Quem nunca bateu papo com uma vendedora], que a cada dia fecham suas portas, por conta do E-commerce, até o livro digital que foi por anos tido como o maior vilão do livro, viu perder as forças.

A 2001 tinha um dos maiores acervos de filmes [em uma locadora] na américa latina, você poderia encontrar uma enorme variedade, aquele espaço serviu de ajuda pra muita gente que estudava cinema.

Me lembro da primeira vez que eu fui em uma das suas lojas. Aluguei Sanjuro [1962] obra prima do Kurosawa, mas o cara que me ajudou a encontrar o filme, me disse que eu não poderia deixar de ver Throne of Blood [1957] e como os filmes estão interligados, não pelo roteiro e sim pela estética.

Infelizmente o serviço de Streaming é a atual realidade! Se ele é servido de uma maneira porca e com um acervo ilógico tudo bem. Somos acostumados a consumir dessa maneira.

Quem venha mais futuro….

Anúncios

2 comentários em “O Fim da Locadora 2001

  1. Erika disse:

    Puxa, não sabia disso!!! Que triste! Gosto bastante da 2001…

    Ah, então, “Trono manchado de sangue” é a releitura que Kurosawa fez de Macbeth, de Shakespeare.

  2. Vickawaii disse:

    Como comentei contigo, eu ia em locadora quando era beeem pequena, adorava, mas como você pode imaginar, não conversava com os atendentes procurando indicação haha, eu realmente era MUITO pequena. Acho que é legal conversar sobre gente que entende de cinema, ter um espaço com filmes e indicações de filmes. Maaaaaaaaaaaaaas discordo de você quando veementemente criticou os serviços de streaming! Netflix é a melhor coisa que já inventaram!

    Pense, VOCÊ costumava ir a locadora e VOCÊ entrou em contato com novos filmes, com esse universo do cinema através disso. Mas e quem não tinha o costume de ir em locadoras? Por ser longe de casa, por ser cara ou simplesmente por não ter um aparelho de vhs/dvd/b-ray em casa? Essas pessoas hoje tem a oportunidade de ter acesso a um acervo gigantesco no conforte de casa, quando vão viajar, em qualquer lugar. Eu concordo que o catálogo tem que ser otimizado e tem muuuitas melhoras a se fazer no serviço de streaming, mas não entendo porque o ser humano tem mania de criticar a tecnologia ao invés de usufruir dela. Mas eu também fico triste com o fechamento da locadora =( Aqui em Porto Alegre tem pouquíssimas locadoras, acho.

    Bjs, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s