Masp volta a usar os Cavaletes de Lina Bo Bardi

Logo_MASP.svg

Na noite de ontem, o malditovivant foi convidado para a reinauguração dos Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi, depois de 20 anos relegado a memória do MASP, eles voltam a ativa, com a mesma proposta de vinte anos atrás, aproximar o visitante da obra de arte.

No início de 2014 depois de assumir o cargo, Adriano Pedrosa, prometeu ressuscitar os Cavaletes de Cristal, a promessa foi cumprida, e não poderia ser em uma hora melhor, as reestruturações dos últimos anos do MASP, conseguiu tirar o museu do vermelho.

Mas o assunto central é a ideia revolucionária de Lina Bo Bardi, seus Cavaletes de Cristal, colocam o acervo sobre outra perspectiva.

IMG_9448

IMG_9425

Não existe mais as paredes que sustentam as obras: Isso tira a obrigação do visitante seguir um caminho específico, sem as paredes temos uma visão geral da exposição, podemos ver artistas de períodos diferentes tentando um diálogo.

Isso também foi pensado por Lina Bo Bardi, o acervo do MASP, não é de apenas uma escola. Mas esse diálogo entre os artistas é possível, já que temos: Picasso, Matisse, Cézzane, Volpi, Renoir, Delacroix, Portinari, entre outros.

IMG_9432

IMG_9434

IMG_9435

O Visitante deixa a função de espectador para trás e se coloca “curador”.

A linha que separa o visitante da obra é excluída, deixando a exposição com um ar menos frio. Isso rompe com todas as convenções de qualquer museu. E pensando em instituições que sempre buscam aproximar o visitante do espaço essa é a melhor maneira de se fazer isso.

Verso da Obra!

Verso da Obra!

Essa maneira de expor também aguça a curiosidade do visitante, podemos ver o lado de trás das obras, as vezes com algumas marcações do artista ou mesmo o “reflexo” da obra. E como as placas de identificação estão na parte de trás da obra, eleva o exercício de investigação da obra, excelente para quem não conhece o acervo.

Pé do Cavalete

Pé do Cavalete

IMG_9444

A abertura oficial é hoje dia 12 de Dezembro, sem data oficial para seu termino. Aproveite a oportunidade, sendo você um amante de Museu ou mesmo uma pessoa que não gosta de arte.

Anúncios
Esta publicação foi postada em Artee e marcada .

Um comentário em “Masp volta a usar os Cavaletes de Lina Bo Bardi

  1. Acho fantástica a obra de Lina como um todo, sabia dos cavaletes, mas nunca os tinha visto (são muito bonitos). Acho que essa proposta é boa para chamar pessoas que não gostam de arte para o museu.
    Beijos

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s