Palestina x Israel em mais um belo drama [Omar – 2013]

No final da noite de ontem, enquanto “zapeava” os canais tive a sorte de assistir o filme Omar [2013] do premiado diretor Hany Abu-Assad. Este diretor é famoso por retratar em seus filmes os conflitos entre Israel e Palestina. Antes de Omar, Assad foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro por Paradise Now [2005].

Neste novo filme, o diretor narra a vida de Omar [o promissor Adam Bakri] um jovem palestino que trabalha como padeiro e mora do lado dominado pelo exército Israelense. Todos os dias Omar, tem que escalar uma muralha que divide os dois povos, quando ele atravessa a barreira Omar deixa de ser o simples padeiro e se torna um dos guerrilheiros da frente de libertação da Palestina.

A muralha é mais alta do que podemos ver

A muralha é mais alta do que podemos ver

E junto com seus dois amigos de infância, Amjad [Samer Bisharat] exímio atirador e Tarek [Eyad Hourani] o líder. O grupo tenta a todo custo desestabilizar o poder do exército Israelense, com pequenas ações que visam minar a influência desse exército.

Apesar de tanto ódio, existe Nadia [Leem Lubany] irmã mais nova de Tarek. Omar é apaixonado por ela e pensa em um dia se casar, mas antes precisa da aprovação de Tarek, na tradição ele deve aprovar o casamento dos dois.

Amor

Amor

Mas no meio de uma das ações, Omar acaba sendo capturado, depois de ser torturado, se vê obrigado a cooperar com a polícia Israelense. Com isso Omar é colocado em uma encruzilhada entre o amor de Nadia, a amizade com Tarek e sua própria vida.

O filme é construído de uma maneira bela, e mesmo com seu ritmo lento e a por vezes com algumas cenas longas, Assad cria uma trama perfeita em uma direção bem segura. A escolha de Adam Bakri para o papel principal foi mais do que acertada, o jovem ator, carrega a carga dramática necessária para mostrar todo o drama deste mundo em guerra.

atu0

Omar de Hany Abu-Assad merece ser visto e revisto. Fique atento a programação do canal a cabo Cinemax ou procure na sua locadora favorita.

Anúncios

3 comentários em “Palestina x Israel em mais um belo drama [Omar – 2013]

  1. debondan disse:

    Já assisti duas vezes. Fiquei bem incomodada. Mas isto não é bom? bjos

  2. Francine disse:

    Muito interessante, Gostei. Vou baixar e assistir. beijos

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s