Bergman em 35mm

Começou nesse sábado [04-07] no CINE Caixa Belas Artes [Antigo Cinema Belas Artes] um festival que celebra toda a genialidade de Ingmar Bergman. O Ciclo leva o nome de Fantasmas e demônios de Ingmar Bergman.

Quem conhece a obra do diretor reconhece o pessimismo e a dureza de suas cenas, alguns atribuem essa visão de mundo a sua infância em uma Suécia pobre, além da educação rígida dada pelo seu pai um Pastor da igreja protestante, que adorarava humilhar e bater em Bergman.

Sobre esses fantasmas da sua vida Bergman disse: “Mas já aprendi que, se consigo controlar as forças negativas e atrelá-las à minha carruagem, elas podem trabalhar em meu benefício”.

Se você ainda não conhece o trabalho de Bergman essa é a sua chance, se já conhece não perca a oportunidade de rever o filme em tela grande e ainda com projeção de 35mm. Um deleite para qualquer apaixonado por cinema.

Abaixo a programação:

04/07 (sábado) e 08/07 (quarta-feira)

Wild Strawberries (1957) Blu-ray Screenshot

Morangos Silvestres
(Smultronstallet)
Suécia, 1957, p/b, 91 min.
Elenco: Viktor Sjostrom, Gunnar Bjornstrand e Bibi Andersson.
Durante uma viagem de carro, um velho professor universitário encontra um grupo de jovens e junto com eles relembra momentos do seu passado. Filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1958, também considerado uma das principais obras-primas de Ingmar Bergman.

11/07 (sábado) e 15/07 (quarta)

Virgin-Spring

A Fonte e a Donzela
(Jungfrukällan)
Suécia, 1960, 35mm, pb, 89 min.
Elenco: Max Von Sydow, Birgitta Valberg e Birgitta Pettersson.
Ainda fascinado pela Idade Média, Bergman retorna ao clima de O Sétimo Selo ao narrar a lenda de uma jovem, filha de cristãos fervorosos, violentada e morta por pastores, cujo local do crime teria se tornado uma nascente de águas milagrosas. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

18/07 (sábado) e 22/07 (quarta)

Gritos e Sussurros

Gritos e Sussurros
(Viskningar och Rop)
Suécia, 1973, cor, 91 min.
Elenco: Harriet Andersson, Liv Ullmann, Kari Sylwan e Ingrid Thulin.
Numa casa de campo, Agnes recebe, à beira da morte, os cuidados de suas duas irmãs e de uma dedicada empregada da família. Neste ambiente claustrofóbico, acompanhamos as imaginações, lembranças e frustrações destas quatro mulheres. Vencedor do Oscar de Melhor Fotografia.

25/07 (sábado) e 29/07 (quarta)

the-serpents-egg
O ovo da Serpente
(The Serpent’s Egg)
EUA/Alemanha, 1977, 35mm, cor, 120 min.
Elenco: David Carradine, Liv Ullmann e Isolde Barth.
Na Berlim devastada pela Primeira Guerra Mundial, um americano desempregado consegue refúgio no apartamento de um cientista, que também lhe dá emprego. Porém, enquanto trabalha como trapezista ele acaba se apaixonando por uma cantora de cabaré e, aos poucos, descobrirá a verdade sobre um fato terrível que o afetou no passado.

01/08 (sábado) e 05/08 (quarta)
Da Vida das Marionetes

davidadasmarionetes
(Aus dem Leben der Marionetten)
Suécia/Alemanha, 1980, 35mm, pb/cor, 104 min.
Elenco: Robert Atzorn, Heinz Bennent e Toni Berger.
Filmado durante o exílio de Bergman na Alemanha, o filme mostra a sufocante trajetória de um homem que assassina uma prostituta. Utilizando-se de fotografia em preto e branco, com exceção da cena do assassinato e o final que são mostrados em cores, o diretor realizou uma das obras mais sombrias e complexas de toda a sua carreira.

Malditovivant volta na quarta, antes do Feriado.

 

 

Anúncios

2 comentários em “Bergman em 35mm

  1. Ingrid A. disse:

    Engraçado não escolherem aquele do jogo de xadrez com a morte, meu pai adorou esse filme. sempre me interesso por Morangos Silvestres, mas acabo desistindo. Bonita essa cena da A Fonte e a Donzela.

  2. Ingrid A. disse:

    Espero q meu comentário tenha ido

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s