Sono de Inverno [Winter Sleep]

Finalmente o filme vencedor do festival de Cannes de 2014, chegou aos cinemas Brasileiros, Winter Sleep [Sono de inverno] filme que tem a direção de Nuri Bilge Ceylan. O filme tem três horas de duração, mas como vencer essa maratona.

o-winter-sleep-facebook

Nuri Bilgen usa um elenco extremamente afiado e bem ensaiado, os gestos e as expressões complementam os diálogos. Por vezes o filme parece uma peça de teatro de tanto que os personagens são reais. O diálogo ácido e poderoso dá mais veracidade a tudo isso, e mesmo o filme se passando na Turquia ele revela uma proximidade entre as nossas naturezas, aqueles dilemas podem ser dos turcos, ou dos ingleses ou mesmo de qualquer brasileiro.

Outro fator que dá mais suavidade ao filme é a fotografia, rodada no rigoroso inverno na região da Anatólia. Podemos ver toda a beleza da região, que dirige a fotografia é Gökhan Tiryaki, parceiro de longa data do diretor.

Crítica-Winter-Sleep-Mostra-de-SP

O filme narra da vida de Aydin, um ex-ator, homem de meia idade que por sorte do destino se torna herdeiro de uma grande quantidade de terras na região montanhosa da Anatólia, onde constrói seu Hotel, que serve mais para socializar do que ganhar dinheiro, já que a maior parte da sua renda vem do aluguel de casas na região e da sua herança.

Além disso, Aydin ainda escreve uma coluna no jornal local. Mas seu sonho é escrever um livro sobre o teatro turco, fase de sua vida onde ele foi mais feliz. Ele divide seu hotel com sua irmã, que é recém-divorciada e está em um processo de profunda depressão. Os dois protagonizam um dos melhores diálogos do filme. Nahil é a esposa de Aydin, ela tem seu próprio espaço, como se fosse apenas mais uma hospede dentro da vida de Aydin.

086467 - © NURI BILGE CEYLAN.jpg

Solidão da alma

 

Além dos personagens centrais, o filme tem pequenas tramas que se juntam a vida de Aydin. Mesmo com a longa duração Winter Sleep é um filme lindo de ser ver. Tanto pelas suas paisagens como pelas pessoas incríveis e reais.

winter-sleep2

Quando for assistir repare na beleza de suas casas escavadas dentro da pedra, um retorno ao primitivo, uma mescla de rude com acolhedor.

Assista Winter Sleep e opine no post.

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s