Para não errar na Bienal II [Sociologo – Zygmunt Bauman]

Continuando com a série de dicas para não errar na Bienal, volto agora falando de outro escritor: Zygmunt Bauman. Ele foge um pouco do estilo de livros que eu apresento no blog, mas ele faz parte da minha coleção de livros, além disso, tenho vários textos sobre seu trabalho.

bienal

Bauman é um sociólogo Polonês que estuda o homem e como ele se relaciona com seu tempo. O sociólogo descreve nossa sociedade como a “Sociedade Liquida” e seus diversos livros tentam interpretar o momento sócio cultural em que vivemos. 

Essa sociedade é marcada pelas relações fluídas, onde a cada dia os relacionamentos se tornam frágeis e a fidelidade não é a base deste relacionamento. Com isso ainda vivemos a falsa ideia de que nossas atitudes são livres e temos o total controle do caminho que iremos seguir. Somos altamente camufláveis, podemos transitar por qualquer cultura mesmo não pertencendo a ela e o exemplo mais clássico é o Budismo, onde ele diz: “Podemos nos tonar budista simplesmente indo a livraria e vendo algumas aulas”.

url

A Sociedade Liquida é a sociedade que defende o estar, nunca o ser!

Bauman também escreve sobre nossa nova maneira de socializar e como usamos a internet para fazer amizades e namorar; a real busca não seria se relacionar [algo mais complexo, que precisamos conhecer a pessoa a fundo] e sim apenas se conectar [algo mais simples, que depende apenas de simples afinidades]. Essa nova busca tem uma razão prática, a facilidade de se desconectar ou simplesmente, trocar de amores em um click.

A editora Zahar é responsável por trazer os livros de Bauman para o Brasil. A editora fez um belo trabalho visual com as capas (que parecem sempre um tanto caóticas e radicais) e a parta interna de cada livro. Até o momento em seu catálogo contam 33 livros do autor; entre eles podemos destacar:

c1207_0

Vidas em Fragmentos: São oito ensaios sobre diversos temas como: identidade,  peregrinação e errância, pânico, violência, racismo, antissemitismo, modernização da crueldade entre outros.

c1099_0

Tempos Líquidos: Um olhar reflexivo, sobre os principais problemas da nossa sociedade como o terrorismo, o medo do desemprego, a solidão e a depressão. Temores que foram criados pela nova maneira que o homem escolheu para se socializar.

c1324_0

Vida a Crédito: Bauman volta a falar sobre como construímos uma sociedade que consome cada vez mais, fatos que foram construídos por nossos medos e incertezas sobre o futuro, criando um homem hoje escravizado pelo crédito de amanhã e pelo “direito” de consumir.

c1228_0

A Sociedade Individualizada: As cidades contemporâneas valorizam o ser individual, um mecanismo criado para tirar o poder e criar uma falsa sensação de autossuficiência.

c0932_0

Identidade: Bauman retorna a uma discussão básica: Qual o limite da individualidade? E como sofremos uma mutação constante e não temos o controle dessa mudança.

AmorLiquido

Amor líquido: Um dos livros mais famosos, que fala sobre o novo modelo de relações que é basicamente virtual e como a cada dia nos tornamos vazios e insensíveis.

Bauman é um prato cheio para se conhecer e estudar o homem. Aproveite as dicas e desfrute a Bienal do Livro.

Não cito aqui, mas li o livro Vida para Consumo, o qual também recomendo procurarem na Bienal, pois a escolha vai ser certeira. Futuramente vai ter resenha dele aqui no blog. 

O malditovivant volta na quarta com um novo post.

 

8 comentários em “Para não errar na Bienal II [Sociologo – Zygmunt Bauman]

  1. Ingrid A. disse:

    Achei o post e as dicas maravilhosas. Acredito que sociólogos e antropólogos deveriam ser leituras que todos deveriam fazer, mesmo eu sabendo que não são textos pra todos .
    vou anotar as dicas ate pq eu mesma que adoro nunca li nada completo.. só textos picotados pra faculdade.

    Responder
  2. Vickawaii disse:

    Como sempre, ótimas dicas! Apenas de ler esse post já dá para simpatizar com o autor e buscar conhecer a fundo a suas ideias. Concordo com a Ingrid, sociologia é uma matéria que devia ser muito mais valorizada, e acredito que fazemos isso por meio de autores como esse (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    Responder
  3. carolcaniato disse:

    Tinha uma professora substituta na faculdade que sempre pedia os textos do Bauman nas aulas. Infelizmente não cheguei a estudar com ela, mas meu namorado sim, e ele sempre cita alguma coisa dele. Parece que ficou marcado! Por causa disso, ele me deu de presente o Amor Líquido, mas só li uma parte.
    É realmente muito bom, coloca a gente pra pensar. Além disso, não é uma leitura tão pesada, apesar dos temas que ele trata, né?
    E concordo, as capas são muito bonitas. Já estive com vários desses na mão e pretendo comprar outros, principalmente o Tempos Líquidos, que fala de questões que me atraem bastante.
    :*

    Responder
  4. debondan disse:

    Interessada por Amor Líquido. Um amor que se esvai muito rapidamente? Relações frágeis, por certo. Excelente dica.

    Responder
  5. Fernanda N disse:

    oie ferds, tudo bom?
    não conhecia o autor, mas parece ser interessante… não é bem o tipo de leitura que me agrada (gosto de ler besteirinhas, hahaha), mas pelo o que você falou de algumas “teorias” dele, ele parece ser bem certeiro nas observações e conclusões que faz… valeu o post pelo conhecimento obtido! pelo menos agora se alguém citar o autor, já sei sobre o que se trata! ;)
    beijoooo

    Responder
    • ferdssp disse:

      Que bom que gostou, se puder procure alguma coisa, apesar de tratar de assuntos delicados ele escreve fácil e com bons exemplos

      Responder
  6. Thamires Vasconcelos disse:

    Quanto tempo eu não comentava aqui, shame on me.

    Mas então, esse post me ajudou a lembrar o quanto Bauman é interessante. No primeiro período da faculdade, eu li dois capítulos do Tempos Líquidos e gostei bastante. Tinha prometido a mim mesma que leria uma obra dele inteira mas acabou que isso se perdeu no meu pensamento.
    Realmente, estou muito afim de ler ‘Amor Líquido’, o livro me parece ser muito interessante. Acho que será uma das minhas próximas aquisições literárias.

    Obrigada por me lembrar o quanto Bauman é legal!

    Beijos

    Responder
  7. […] Entre as editoras, a que mais me chamou atenção foi a Cia das Letras, que diferente das outras edições resolveu praticar descontos progressivos em seus livros. O stand conta com a Cia das Letras, Penguin Books e Zahar [quer uma boa dica da Zahar clique aqui]. […]

    Responder

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alteração )

Cancelar

Conectando a %s