Hoje é feriado, vamos curtir nossa São Paulo [9 de Julho]

“Os homens cultivam cinco mil rosas em um jardim… e não encontram o que procuram, no entanto o que procuram poderia ser encontrado numa só rosa.” Saint Exupéry

Hoje é feriado [e muita gente está de ressaca por conta do Passeio Alemão], que tal fugir das filas e das confusões e respirar um ar puro acompanhado de uma vista maravilhosa. A boa é ir à Casa das rosas, que mesmo estando localizada na Avenida Paulista ela fica em um mundo aparte, diferente do Caos da região.

Localizado no número 37 da Avenida Paulista [no Paraíso], o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.

casa-das-rosas

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de “Casa das Rosas. Recebeu esse nome, pois possuía um dos maiores e mais belos jardins da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser dirigida pelo professor e poeta Frederico Barbosa.

O espaço recebeu a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.

CasaDasRosas

A Casa abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

A Casa das Rosas oferece cursos e os interessados podem se inscrever na recepção, de terça a domingo, das 10h às 18h. Para realizar a matrícula, é necessário levar foto 3X4, cópia simples de comprovante de residência e do RG, junto com o original, e o pagamento de taxa no valor de R$10 – os inscritos têm direito à carteirinha de acesso à Biblioteca Circulante.

Além de toda essa cultura, a casa conta com um belo bistrô, que tem um dos melhores chocolates quentes da cidade.

NON DUCOR DUCO = Não sou conduzido, conduzo,

NON DUCOR DUCO = Não sou conduzido, conduzo,

Endereço:

Av. Paulista, 37. Bela Vista, centro. Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô São Paulo.

Tel. (11) 3285-6986 e (11) 3288-9447.

Anúncios

9 comentários em “Hoje é feriado, vamos curtir nossa São Paulo [9 de Julho]

  1. Fernanda N disse:

    oi ferds! tudo bom? ano passado, quando eu visitei são paulo, eu dei um pulinho aí na casa das rosas, mas ela estava fechada e eu só consegui ficar ali por volta do jardim… é um ambiente bem diferente do resto da paulista mesmo, mas é bom para dar uma recarregada na energia. não sabia que eles tinham cursos ali, mas isso parece ser bem bacana. e por um preço bem acessível para todos, néam? e aliás, hoje é feriado em são paulo por conta de quê? eu estou aqui ralando, como sempre… mimimi! =/
    beijoooo

  2. debondan disse:

    Que coisa linda esta casa das Rosas…e eu nem conheci! Amei o vitral. Aliás, amo os poucos casarões que restaram na Paulista. bjo

  3. carolcaniato disse:

    Ô inveja, hahaha! Dicas anotadas pra próxima vez que eu for aí! 🙂

  4. Vickawaii disse:

    Sabe, sempre que eu leio algo sobre São Paulo me dá uma inexplicável nostalgia. Eu não posso dizer que ‘conheço’ a cidade porque apesar de nascer aí, eu vim pra Porto Alegre quando tinha 4 anos e tudo que eu me lembro é graças a fitas e fotografias, mas sempre que alguém fala de São Paulo, viaja pra São Paulo ou leio uma postagem sobre São Paulo fico me imaginando andando por aí, nessas ruas que sempre tive vontade de “re”conhecer. Para quem não conhece, é bem incrível que na Paulista tenha um recanto tão belo e antigo como essa Casa das Rosas – mais um lugar que eu gostaria de visitar

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    P.S – Sobre Harry Potter…A culpa foi sua mesmo!!! Lembrando que modinhas são coisas que viram febre e frequentemente são esquecidas, não algo que marca a vida de tantas pessoas e dura tanto tempo quanto Harry Potter. Agora pode até ser considerada uma das maiores séries da atualidade (não aceito menos que isso), mas já vou prevendo o futuro: Harry Potter é atemporal!

  5. Camila Faria disse:

    Taí um lugar LINDO em São Paulo que eu ainda não conheço. Animadíssima para conhecer na próxima viagem, que lugar espetacular!

  6. Ingrid A. disse:

    eu adorei conhecer e quero voltar por la pra ficar mais tempo naquele café.. quero conhecer por dentro tb..
    tenho até fotos de look bem lá nesse jardim lembra?? ❤

  7. Laís disse:

    São nesses momentos que desejaria fazer um passeio mais especializado por São Paulo. Tenho familiares aí e, por esse motivo, quase não conheço a cidade. São Paulo foi o destino que mais viajei e, acredito, o que menos conheço – apenas as casas de meus primos e tios, as avenidades movimentadas e alguns shoppings. Em 2012, fui para São Paulo com minha escola e consegui conhecer um museu, o Espaço Catavento, a Moca, e o Hopi Hari. Íamos no Museu da Língua Portuguesa também, mas no dia acabou a luz e não conseguimos visitar.

    Adorei saber sobre essa Casa das Rosas. Ótima dica cultural!

    Beijos!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s