O Homem Duplicado o melhor filme do Ano.

212

O ano de 2014 ainda não acabou e eu arrisco em dizer que O Homem Duplicado é o melhor filme do ano e novamente ninguém vai assistir [Vide a quantidade de salas de cinema que tem estão exibindo o filme]. O Homem Duplicado foge da ideia do cinema fácil, onde mesmo com as sombras, a luz se mostra perto do fim e salva dia.

O filme é baseado em um célebre livro de José Saramago, apesar disso o diretor Denis Villenueve assimila a obra e vai direto ao ponto [fugindo da lógica dos escritos de Saramago] para “compensar” cria uma obra repleta de simbologias, dentro de um thriller bem aplicado.

Preso dentro de teias

Preso na teia

No filme temos Jake Gyllenhaal, no papel central [novamente se mostrando um ator de primeira linha] como Adam, outra jogada do diretor Villeneuve que mudou o nome do personagem central, para criar uma possível referência ao primeiro homem.

Adam é um professor de uma universidade, que vive uma vida monótona, por conta desta nossa modernidade vive institucionalizado preso a sua rotina. Suas aulas se repetem dia após dia, sua vida se resume a isso, e mesmo tendo um romance tórrido com uma jovem [A belíssima Mélanie Laurent], sua vida está estagnada.

Bela Mélanie Laurent

Bela Mélanie Laurent

Por conta de uma conversa casual com um colega de trabalho, Adam foge desta teia rotineira e aluga um filme, neste filme ele se reconhece em um dos figurantes, mas Adam nunca trabalhou como ator, como alguém pode ser parecido com ele.

O mundo de Adam desmorona, ele não acredita que exista outra pessoa com as feições iguais a dele, quem será esse figurante?

O que é real

O que é real

Adam entra em uma corrida para tentar se confrontar com esse sósia, que tem uma vida bem melhor do que a dele.

Voltando as escolhas de simbologia do diretor, a escolha da cor amarela é mais um acerto da direção, essa luz quase crepuscular mostra um possível mundo ameaçador onde o tempo parece não existir. Mas a simbologia que mais se destaca no filme é a Aranha, ela é vista logo no inicio do filme onde Adam participa de um clube secreto de Sexo e uma das garotas pisa em uma aranha.

Poder

Poder

A aranha é a imagem da fêmea manipuladora e poderosa, envolve tudo a sua volta com a teia. Adam tem medo deste “poder”, e o medo de se comprometer com qualquer relacionamento. Toda mulher acaba se materializando como uma aranha no decorrer do filme, a maior aranha é sua mãe, aquela que nunca podemos ignorar a “super manipuladora”.

A aranha esmagada na primeira cena, nada mais é do que Adam sendo infiel e destruindo o poder da manipuladora.

Quem Somos?

Quem Somos?

E o filme está cheio de outras referências a isso, teias espalhadas pela cidade, a ideia do guindaste [uma teia gigante, ou mesmo uma perna de aranha], o vidro estilhaçado e claro a cena final, que dá a resposta ao filme.

Enemy_Poster.jpg.CROP.promovar-mediumlarge

Vou tentar ir ao cinema novamente, mas será impossível vencer O Homem Duplicado.

Malditovivant, volta na quarta com novos posts.

Anúncios

8 comentários em “O Homem Duplicado o melhor filme do Ano.

  1. debondan disse:

    Deve ser bárbaro!!!! Ficarei de olho para ver aqui. Um belo roteiro. Excelente postagem.

  2. Srta. K. disse:

    Pelo que li, a aranha é uma metáfora mesmo… sem ligação com a obra de Saramago (ainda bem, porque já estava preocupada com um possível Alzheimer precoce) 😉

    Eu vou tentar ver essa semana.

  3. carolcaniato disse:

    É, concordo com tudo que vc falou! Realmente é um dos melhores filmes que vi nesse ano e é uma pena que não tive a chance de vê-lo no cinema. Confesso que fiquei muito confusa com todas as simbologias e só depois conversando com meus amigos que fomos desvendando as coisas!
    Gostei muito de como o filme criou o suspense, achei que consegue envolver o espectador demais. Então mesmo que a pessoa não consiga entender, acho que a tensão do filme já vale, haha!
    Quando vc souber de mais filmes nesse estilo, me fala! 🙂
    beijo!

  4. Zizachcute disse:

    Reste toujours au top Yoriyas, et fixes enroce et enroce plus haut incha2 ALLAH tu arriveras e0 ce que tu de9sires le plus mon fre8re et tout mes respects pour ce que tu fais et j’admire ta forte personnalite9, ALLAH est avec toi SALAM.De la part d’une soeur.

  5. […] Entre os filmes, O Abutre [Nightcrawler] com certeza foi o melhor, e novamente devo tirar o chapéu para Jake Gyllenhaal que merece um OSCAR por essa atuação, que superou a do seu filme anterior O Homem Duplicado [Clique aqui e leia sobre]. […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s