“Pinto o que vejo, não o que você quer que eu veja”. Lucian Freud
Ontem aproveitando o bom tempo, fui ao MASP conhecer exposição de Lucian Freud que viveu de 1922-2011. A exposição chegou a São Paulo em Junho, mas com as correrias do dia a dia, só consegui ir ao Masp ontem, confesso que devia ter ido antes, para aproveitar cada minuto do trabalho do Pintor Alemão erradicado na Inglaterra.
A frase inicial do post da a tônica do trabalho de Lucian Freud. O artista é conhecido pela maneira “deturpada” e fora de estereótipos, em que retrata seus modelos, em sua grande maioria sem roupa e em poses nada convencionais. Mesmo quando usa o clássico modelo de uma figura serpenteada o pintor consegue levar o modelo a decadência.
Mesmo com essa enorme fama que cerca seus quadros. A exposição não conseguiu trazer ao Brasil o melhor de Lucian Freud. Então ficamos a cargo de 44 gravuras [algumas estudos para seus quadros] e fotografias [que salvam a exposição] de David Dawson que retrata o cotidiano no ateliê do pintor, mostrando o processo de criação de seus quadros.
Entre as gravuras a maioria de seus [amigos pessoais, com seu médico e até seu cachorro o gracioso Pluto] vale a pena destacar o Homem Posando e Senhor Goodman em Seu Pijama Amarelo. Entre os quadros que mostram a sua intimidade dentro de seu ateliê, vale destacar a foto Mr. Freud in 2005 [onde ele segura um filhote de raposa], foto que mostra a ligação do artista com a natureza.
Vale ressaltar outra foto, em que aparece trabalhando em um quadro da Rainha da Inglaterra, onde seu glamour como rainha foi desfigurado pelo poder do pincel do artista.
Se gosta de arte, deve aproveitar essa exposição que vai até o dia dois de Fevereiro.
Masp – 1º andar
Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista – Centro. Telefone: 3251-5644.
Aceita os cartões Diners, Elo, MasterCard, Visa. Ingresso: R$ 15 (grátis p/ menores de 10, maiores de 60 anos, e ter.).
Quando: Terça, quarta e sexta a domingo: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h).
Quinta: 10h às 19h30 (c/ permanência até as 20h).
Excelente. Vi em Londres e amai. Ótima dica. Compartilhei no face. bjos
Aiai, só tenho um comentário: TUDO de legal está acontecendo em SP e eu aqui nessa Minas Gerais, escondida do mundo! hahaha
Queria muito ver essa, a do Kubrick e a do Bowie no MIS