Em Transe [Trance]

 Um roteiro excelente e truques com espelho

Ontem  fui ao cinema assistir o novo filme de Danny Boyle. Em Transe se passa na Inglaterra onde acompanhamos Simon [com o brilhante James McAvoy] que trabalha em uma famosa casa de leilões de arte. Logo no inicio do filme ficamos conhecendo como funciona o sistema de segurança de uma casa de leilão e como é complicado roubar um quadro, depois que conhecemos esse sistema temos o segundo ato: O assalto.

A casa de leilão é atacada e o alvo é o famoso quadro de Goya, Bruxas no ar. Simon tem um protocolo, que é levar a obra de arte mais cara, colocar em uma mala e depositar o quadro no cofre. Só que antes disso, Simon é atacado por Franck [Vicent Cassel] que rouba a mala com o quadro, criando um crime perfeito.trance_2013-1-1280x800_scroller

Para a surpresa de Franck o quadro não está dentro da mala. E Simon está hospitalizado por ter bancado o herói. Quando ele retorna para casa, recebe a visita de Franck e seu bando. Neste momento percebemos que Simon faz parte do jogo, e para descobrir onde o quadro está escondido Franck contrata uma terapeuta que trabalha com Hipnose, Elizabeth Lamb [Rosário Dawson].

Hipnose

Hipnose

A partir da chegada de Elizabeth o filme muda totalmente de perspectiva. O assalto entra em segundo plano e dá lugar ao complexo mundo de Simon e suas obsessões. Neste momento entra a genialidade de Boyle que mostra com belas tomadas, explorando os mais variados ângulos da câmera e criando Flares [aquelas luzes que parecem arco-íris] para mostra o momento em que Simon entra em transe e seu mundo interior.

Flares

Flares

Mas toda essa beleza é carregada de simbolismo, levando a teoria ao pé da letra de  que os sonhos são feitos de recordações e momentos. Tudo que vemos no Transe de Simon, nos ajuda a desvendar o que realmente aconteceu. Ao mesmo tempo em que desvia a atenção do telespectador mostrando mais uma vez que o diretor tem total controle de seu filme e do seu público, assim como um ilusionista, que nos faz olhar para a direita, quando a ação está sendo executada na esquerda.

trance2-1-e1367685137803

Truque com espelhos

Em Transe, superou minhas expectativas e tem tudo para ser o melhor filme do ano, se for assistir vá ao cinema o deslumbre visual criado por Boyle merece ser visto em tela grande.

O malditovivant, volta na quinta com um novo post.

Anúncios

4 comentários em “Em Transe [Trance]

  1. Vou ver amanhã…isto é daqui a pouco rs, pois já é quase amanhã. Depois comentarei. bjos

  2. debondan disse:

    Não sei se entrou o comentário anterior. Bom, irei ver amanhã.Parece um filme bem diferente.Gosto de ser “mexida” por novas propostas. bjo

  3. debondan disse:

    Que filme tão original! Fiquei presa do início ao fim, Ferds. Pode ser definido ou como uma grande bobagem ou uma grande sacada rs .A hipnotizadora dá medo, de tão boa . Como eu “viajo” no filme, na vida…gostei bastante do filme. Afinal, a mente é tão obscura e suscetível… bjos

  4. […] Em Transe já ganhou post blog, [clique aqui pra ler]. […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s