Não perca!!! [As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre “O Cruzeiro”]

O Brasil contado por fotos…

 

Em novembro de 2012 o renomado Instituto Moreira Salles abriu a exposição: As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre “O Cruzeiro”. A Exposição mostra os rumos do fotojornalismo no Brasil, iniciado pela revista O Cruzeiro [A primeira revista 100% nacional], a exposição mostra as principais reportagens e suas fotos no período de 1940 a 1960, a exposição conta com mais de 400 imagens e matérias.

Na exposição, serão apresentadas algumas das contribuições de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto.

5547

Para quem não conhece a revista O Cruzeiro era um “mix” de Veja com uma parte de celebridades, quase uma Caras [Graças ao acordo entre o estúdio MGM e o seu Dono o Assis Chateaubriand], isso tornava a revista bem popular. Além do poder financeiro de Assis Chateaubriand a revista tinha total apoio do governo em especial de Getúlio Vargas, na época de seu lançamento Ministro no governo Washington Luiz.

Essa influência também foi responsável por atrair nomes importantes da fotografia como: antropólogo francês Pierre Verger [1902-1996], do francês Jean Manzon [1915-1990] e do brasileiro José Medeiros [1921-1990]. Dentro do tempo de sua existência a revista produziu matérias de repercussão internacional, como a famosa retaliação a revista LIFE que em 1961 publicou uma reportagem mostrando as favelas brasileiras. Em resposta a nossa O Cruzeiro publicou a matéria “Novo recorde americano – Miséria” [com fotos de Henri Ballot].

sn1266

O ocorrido levou o sub-prefeito de N.Y a averiguar os fotos pessoalmente, o que gerou uma contra reportagem do Jornal N.Y Times, e quase um incidente diplomático. Mesmo tendo todo esse engajamento jornalístico, a revista era extremamente Nacionalista, fruto do momento que o Brasil na época e claro de suas parcerias.

A exposição é um retrato do nosso Brasil e merece ser visto. A exposição vai até o dia 31 de Março de 2013.

5552

AS ORIGENS DO FOTOJORNALISMO NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O CRUZEIRO (1940 – 1960)
ONDE Instituto Moreira Salles (r. Piauí, 844, tel. 0/xx/11/3825-2560)
QUANDO de ter. a sex., das 13h às 19h.
QUANTO grátis

Amanhã volta a escrever no turmadocafé.com

pronto11-142x133-custom1

E na sexta eu volto com mais notas.

Anúncios

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s