Livro: A Verdadeira Vida de Sebastian Knight

“Nossa existência não é mais que um curto circuito de luz entre duas eternidades de escuridão”. Vladimir Nabokov

vladimir-nabokov

Na última bienal do livro eu comprei dois clássicos do Nabokov: O Olho [terminei de ler antes da virada do ano] e A Verdadeira Vida de Sebastian Knight [Lido no inicio de Dezembro]  dos republicados pela editora Alfaguara só me falta o Original de Laura, que foi lançado postumamente, porém não o configuro como um verdadeiro livro de Nabokov já que foi lançado sem autorização do mesmo.

A Verdadeira Vida de Sebastian Knight foi publicado em 1941, catorze anos antes do seu mais famoso livro Lolita, de inicio o livro não chamou atenção da crítica. Hoje o livro é tido como “quase pós-moderno”, por conta da técnica empregada por Nabokov. O livro também sérvio de experimento para criar o estilo narrativo de Lolita.

Chega de enaltecer Nabokov e vamos à história: No livro seguimos os passos do indignado V. , o meio irmão de Sebastian Knight. O motivo da indignação foi a  biografia lançada pelo secretário do irmão [um dos desafetos de V.]. Sebastian era um famoso escritor de seu tempo, que chegou a produzir obras respeitadas no meio e apesar de ser russo, negava suas origens e só escrevia em Inglês [uma comparação velada do próprio Nabokov com sua carreira].

V. , não encontra traços de seus própria história no meio da biografia escrita pelo secretário, isso o deixa mais indignado ainda. Antes de Sebastian falecer, ele delegou a seu irmão mais novo a missão de queimar todos os seus segredos e cuidar de seus últimos pertences.

DSCF0010No meio de sua missão V. encontra algo que sequer devia ter lido. Os rastros de um amor de Sebastian. Isso e o desejo de sepultar essa “falsa biografia” [como o personagem mesmo diz] faz com que V. saia em disparada ao encontro do passado do irmão.

Com ajuda de trechos de livros e memórias de correspondência ele percorre os passos de seu famoso irmão e tenta a todo custo revisitar os mais importantes momentos da vida do irmão. Mas no meio dessa busca, por vezes nosso narrador se perde, entre o que realmente aconteceu e o que ele acredita que aconteceu.

V. tenta tanto vivenciar a vida de Sebastian e elucidar os seus últimos momentos que ele acaba vivendo a vida do Irmão, como no encontro de amigos [num passeio de trem a caminho da Rússia] e até se apaixonando por uma das amantes de Sebastian.

Um dos maiores trunfos do livro é a sensação literária, Nabokov tenta criar [e consegue] uma narração simples, mas passando a ideia de que estamos lendo um livro dentro de outro, o livro na verdade “seria a real” apuração da vida de Sebastian Knight e escrita pelo seu irmão V. e mesmo o livro tendo ares sérios e detetivescos o livro se torna engraçado por conta das trapalhadas do personagem central, que tenta completar os espaços em branco das memórias com teorias por vezes absurdas.

Ao mesmo tempo em que ficamos interessados pela vida de Sebastian e seus livros. Em especial quando o irmão mostra de onde ele tirou as inspirações para as temáticas dos livros. A Verdadeira Vida de Sebastian Knight é um livro que merece ser lido e que mostra todo o potencial e genialidade de Nabokov.

Trecho do livro:

“Mas o herói permanece, pois, por mais que eu tente, não consigo sair doe meu papel: A máscara de Sebastian prega-se ao meu rosto, a semelhança não se desmancha. Eu sou Sebastian, ou Sebastian é eu, ou talvez nós dois sejamos alguém que nenhum de nós conhece.”

pronto11-142x133-custom1

O malditovivant volta na segunda com mais novidades.

Anúncios

2 comentários em “Livro: A Verdadeira Vida de Sebastian Knight

  1. Ingrid A. disse:

    adorei seu texto e confesso que adorei esse trecho que vc escolheu.. vc e sua paixao por nabokov

  2. blog disse:

    Normally I do not read post on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thank you, very great article.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s