Um tributo francês a Marilyn Monroe [Ninguém Além de Você]

“Ela realmente criou algo. Foi a primeira pessoa anticonvencional que conheci. Era alguém dos anos 60, com pelo menos dez anos de antecipação.” Arthur Miller falando sobre sua terceira esposa Marilyn Monroe

Na edição do ano passado da Mostra Internacional de cinema, o filme francês, Ninguém Além de Você[original Poupoupidou], me chamou muita atenção pelas suas críticas e sua sinopse. Infelizmente o filme não chegou ao cinema convencional. Por sorte o canal a cabo Cinemax colocou o filme em sua programação.

Um encontro que nunca aconteceu

O filme é uma “Dramédia”, muito bem construída e com ares de originalidade. O filme conta a história de Rousseau [O excelente Jean-Paul Rouve] um escritor com um grande bloqueio criativo, que vai até o interior da França para receber uma herança, no meio do caminho ele cruza com a recém-falecida Candice Lecoeur, uma modelo de uma cidade pequena que tem uma trajetória artística igual a da famosa Marilyn Monroe. O escritor entra no imaginário da cidade e também se apaixona pelo glamour da modelo, e tenta a todo custo desvendar o mistério de sua morte.

Rousseau começa então a seguir os últimos passos da atriz e acaba encontrando seus diários e com ajuda de uma biografia da Marilyn original ele começa descobrir semelhanças e coincidências entre as duas.

Sophie como a Candice

O diretor Geráld Hustache-Mathieu, conseguiu brincar bem com seu roteiro, e a ideia da sua personagem principal [Candice] reviver a vida da Marilyn [em escala local é claro] da um tom cômico ao filme. A Marilyn francesa é a garota propaganda de uma marca de queijo, e tem um caso com o prefeito da cidade.

O diretor escalou bem o seu elenco a desconhecida Sophie Quinton está muito bem no papel da atormentada, mas carismática modelo [seu carisma chega a ser superior ao de Michelle Willians neste último filme da Marilyn], Jean-Paul Rouve vive com louvor o escritor em busca de redenção. Sem contar Guillaume Gouix, que faz o papel do policial homossexual que tem uma leve queda pelo escritor.

Outro acerto do diretor está na escolha da narração, por vezes Candice, faz o papel da narração dando a ideia de que estamos lendo o próximo livro de Rousseau, sem contar as belas paisagens da pequena cidade francesa, tomada pela neve.

Ninguém Além de você é uma boa pedida para quem busca um filme divertido, mas inteligente e ainda com uma leve dose de mistério.

Procure na programação do Cinemax.

O malditovivant volta na Segunda com muito mais…

Anúncios

5 comentários em “Um tributo francês a Marilyn Monroe [Ninguém Além de Você]

  1. Confronto de Idéias e Pensamentos disse:

    Ouuuu…gostei!!! Parece ser um filme muito BOM!!! Assistirei!!! 😉

  2. Ana Arantes disse:

    Gosto demais do cinema europeu. Vi o trailer e estou com vontade de assistir…
    Faz um post sobre as trilhas sonoras que você mais gosta em filmes??

    Bem, eu vi seu comentário lá no blog perguntando sobre a trilha e fiz outra postagem falando sobre e mostrando as fotos que você pediu! ^^
    Beijos!

  3. Ingrid A. disse:

    Aaah tive vontade de assistir… gosto da Monroe mas ver algo sobre a vida dela me deixa meio mal..tragico demais pra mim, sou meio boba com essas coisas..

  4. debondan disse:

    Sophie precisa mesmo de muito carisma pra compensar o que falta em semelhança com a maravilhosa Monroe. Vou conferir.Boa dica! bjo

  5. celso disse:

    Acabei de assistir ao filme no abençoado Max, é realmente diversão de primeira, a maneira como a “biografia” de Marilyn vai acontecendo na vida da diva caipira do queijo é simplesmente deliciosa. Jean Paul Rouve excelente, como sempre, e lamentei que ele não tenha “escorregado” no flerte do policial feito por Guillaume Gouix, afinal Marilyn é um dos maiores icones da cultura gay, mas talvez tenha sido melhor assim, evitou o rótulo de filme para o gueto.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s