Arte em foto [Miro – Um fotógrafo no século XVII]

“O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente. ‎” Roland Barthes.

A galeria de arte FASS especializada em fotografia [localizada na Vila Madalena] apresenta “Miro – Um fotógrafo do Século XVII”, a exposição é composta por onze trabalhos do Fotógrafo Miro [Azemiro de Souza] onde ele apresenta uma releitura de pinturas clássicas do século XVII, ele busca reproduzir obras renascentistas italianas, flamengas, francesa e espanhola.

Para recriar as obras, Miro não usou nenhum tipo de efeito ou retoque digital, usando apenas o estúdio e com os recursos à mão do fotógrafo na década de 1980 [câmeras de grande formato e filmes positivos em placas de 4×5 polegadas]. Mesmo assim ele conseguiu captar as luzes dos quadros clássicos do Caravaggio [recurso usado para dramatizar a cena pintada]. 

Miro refaz Caravaggio

A ideia das fotos veio do desejo e da admiração do fotógrafo com a época e a busca por repensar as questões existenciais que os artistas desse período refletiram em sua época. Na versão de Miro, obas como “São Jerônimo”  [1606], “São João Batista” [1604], e “Flagelação de Cristo”[1607], “encantam e emocionam pela sensação de presença que exalam os personagens, os corpos que, vindos da pintura, parecem avançar em nossa direção reivindicando humanidade”. [Palavras da curadoria]

Miro refaz Juan Van Der Hamen y Léon.

Se você gosta de fotografia, ou ficou apenas curioso para conhecer o trabalho de Miro, vá a exposição, que tem entrada franca e fica até o dia 22 de Dezembro.

Miro em mais um Caravaggio

Galeria Fass

Rua Rodésia, 26 – Sumarezinho – Oeste
(011) 3037-7349
www.fassbrasil.com

Anúncios

3 comentários em “Arte em foto [Miro – Um fotógrafo no século XVII]

  1. cerisekanin disse:

    Essa primeira, de São Jeronimo, incrível! Quero ver a exposição, mas sempre me atrapalho e perco as datas 😛 ahhaa

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s