A Fotografia e a evolução da Inglaterra [Os Observadores]

“Uma fotografia é um segredo de um segredo. Quanto mais ela te fala, menos você sabe.” Diane Arbus

 

Você já percebeu como o mundo está se transformando rapidamente? Estamos em constante transformação, nossa cidade também, você já percebeu como o comércio também muda rapidamente e o que ontem era um terreno, hoje é um prédio novo. As transformações ocorrem a todo instante mudando a paisagem e os costumes da cidade.

Isso deveria ser documentado e estudado para mostrar “a evolução” [um termo bem relativo] da cidade. Pensando nisso em 1937 começou na Inglaterra o  projeto Mass Observation, criado pelo antropólogo Tom Harrisson, pelo poeta Charles Madge e pelo cineasta Humphrey Jennings. A ideia era documentar a evolução da sociedade e seu meio, por meio de fotos.

Chris Killip

O projeto durou dez anos, pensando nisso o British Council reuniu 80 anos de fotografia da sociedade inglesa [cena urbana até a alta sociedade] em uma exposição que chegou no dia 25 do mês passado em SP, a exposição está em cartaz na Galeria de Arte do SESI. Nesses 80 anos de exposição temos o aparecimento e a popularização da televisão, uma guerra eminente [e a dor do pós-guerra], o nascimento do 4º poder britânico [a imprensa], a depressão e a pobreza  [o nascimento da cena punk], até a Inglaterra de hoje.

Chris Killip

A exposição consagra nomes famosos da fotografia como: Chris Killip o nome mais expressivo do período em que houve o desmanche do parque industrial britânico. Suas imagens de personagens sem rumo em cenários urbanos destroçados que ele batizou como “vidas descartáveis”. Em contra ponto temos, Cecil Beaton, especialista em moda e celebridades, entre outros nomes mais controversos quanto os dois anteriores.

Cecil Beaton

A exposição é magnifica e deve ser visitada.

OBSERVADORES
QUANDO seg., das 11h às 20h; de ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h; até 25/11
ONDE Galeria de Arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 0/xx/11/3146-7405)
QUANTO grátis

O malditovivant volta na quarta…

Anúncios

4 comentários em “A Fotografia e a evolução da Inglaterra [Os Observadores]

  1. cerisekanin disse:

    AMEI a dica, Ferds. Vou conferir a exposição com certeza.
    Maravilhosa essa primeira foto do post. Admito que quando olhei primeiro achei que tava rolando um air guitar, depois que notei o bambolê ali haha

  2. Sempre reclamei muito de BH não ter centros de cultura adequados até descobrir que temos, pelo menos, uns 12 museus mas todos escondidos e mau divulgados. É uma pena, porque eu adoro exposições. A última que visitei foi sobre moda européia.

    Voltando ao assunto, lamento não estar em Sampa agora, mas com um pouco de sorte essa exposição vem para o Palácio das Artes e eu vou poder apreciar tambem. =)

    Respondendo:
    Vou ser sincera. O Wii é bom? É. Mas é console de mulherzinha. Os machos preferem o XBox ou o Play 3 por motivos que eu não só concordo como assino em baixo: gráficos infinitamente superiores. Não tem comparação um game rodado no Wii e um no Xbox…E eu posso falar bem disso porque vivo na casa de um colega que tem o xbox. É muita definição pra pouca TV. Es eu fiquei com o Wii por causa daqueles joguinhos de infância: Mario, Donkey Kong, Mortal Kombat…

    Eu faço cosplay (atualmente) da Eri Sawachika do anime School Rumble (ele é bem comédia, vale a pena assistir se for sua praia) e de Harry Potter.

    E não… Você não está perguntando demais. Sinta-se bem-vindo para perguntas hahahaha

    Beijos

    [www.luvadepelica.com.br]

  3. ingrid disse:

    Eu nem preciso dizer o que eu acho dessa expo ne!? Amo exposições de fotografia e imagin que essa deva ser incrivel, justamente por ter seu acervo montado durante tanto tempo.. mostrand tantas fases.. gostaria de ver.

  4. Vickawaii disse:

    Oi! Em primeiro lugar, fiquei lisongeada quando li o post sobre seus “novos comparsas” e encontrei meu blog sendo indicado aqui. Fiquei muito feliz, sério! Quanto a essa exposição, parece ser muito interessante e eu certamente gostaria de ir, pois adoro a Inglaterra e também de analisar coisas antigas, para constatar a mudança. Pena que não moro em São Paulo =(

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s