Paul Thomas Anderson o melhor diretor dessa geração?

Para alguns, melhor até que Tarantino.

Paul Thomas Anderson é um dos últimos integrantes de uma geração que aprendeu tudo o que sabia vendo filmes, nomes como Tarantino e Kevin Smiths se fizeram diretores vendo filmes, reza a lenda que Tarantino trabalhou em uma locadora. Paul produziu seu primeiro curta muito jovem, tinha apenas 17 anos e para a edição usou dois vídeos cassetes.

Depois que ganhou um prêmio em Cannes com outro curta, ganhou o direito de produzir o seu primeiro longa: Hard Eight [1996] o filme era uma espécie de continuação do seu curta, só que dessa vez ele conseguiu reunir um bom elenco. Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman e Samuel L. Jackson. O filme foi exibido em vários festival naquele ano. A obra foi aclamada pelas suas performances complexas e pelo fascinante estudo da psicologia humana.

Essa seria a sina deste diretor, anos mais tarde ele viria com Boogie Nights, um filme que apesar da baixa recepção nos cinemas do mundo inteiro fez um grande sucesso nos festivais. O filme serve de crítica para a decadência da indústria de cinema, usando para isso uma “família” da indústria pornô que vê seu auge e sua queda com a chegada de uma nova década.

O filme que tem 3 horas de duração é um trabalho ardiloso do diretor, a primeira cena do filme é feita sem cortes e dura exatos 3:14. Fazer um plano sequencia sem cortes é algo extremamente complicado. Isso sem contar a complexidade dos personagens criados pelo diretor.

Dois anos depois ele voltaria com Magnólia um filme que lembra um pouco Short Curts [1993] um dos filmes do seu ídolo Robert Altman. Para esse filme ele repete alguns atores de Boogie Nights e acrescenta Tom Cruise, que tem uma das suas melhores interpretações como um Guru que promete resolver os problemas dos homens.

Em 2002 ele voltaria com Punch Drunk Love, filme onde Adam Sandler sai da comédia e entra no drama, apesar de algumas cenas engraçadas, mesmo com a parceria esse pra mim é o pior filme do diretor.

Sua redenção viria em 2006, após trabalhar como assistente de Robert Altman, ele mergulhou de cabeça e criou Sangue Negro [clique aqui e leia sobre]. Uma saga baseada no livro “Oil”, onde um homem ganancioso consegue tudo, mas é vencido pela sua própria sede de poder. Novamente ele consegue extrair o melhor de seus atores, o que valeu um Oscar para Daniel Day-Lewis como ator principal.

E agora ele volta a Veneza com The Master [ainda sem título nacional] o filme conta a história [sem citar nomes reais] da Cientologia, religião famosa por ter um grande número de artistas e pessoas influentes, seu seguidor mais famoso é Tom Cruise.

Maravilhoso Poster do filme

The Master foi premiado em Veneza com melhor diretor e melhor ator [Joaquin Phoenix] e melhor ator coadjuvante [Philip Seymor Hoffman], Paul Thomas Anderson esgotou ao máximo os dois atores, onde a crítica classificou como a melhor atuação de Joaquin Phoenix, se você gostou da sua atuação como Johnny Cash, nesse filme ele está surpreendente.

The Master não tem data certa de chegar aqui no Brasil, mas eu aguardo ansiosamente pelo seu lançamento. Vou deixar vocês com o trailer do filme.

Eu volto na segunda com muito mais malditovivant.net

 

Anúncios

3 comentários em “Paul Thomas Anderson o melhor diretor dessa geração?

  1. Ingrid A. disse:

    adorei o post e fiquei muito curiosa pelo novo filme dele e pelo filme Sangue Negro..ainda não assisti.. 😦 o poster como voc disse realmente é maravilhoso e acredito que vai dar o que falar pq o Tom Cruise nao sabe ficar quieto quandoo assunto é cientologia. hahahaha

    beijos e quem sabe vemos o filme juntos, o q acha?

  2. celle coelho disse:

    Nunca vi nenhum filme dele, acho… então não posso opinar hahaha Mas pra superar o Tarantino, o cara tem que ser bom (: hahaha

    Beijos!

  3. Daiane disse:

    admito sem nenhuma vergonha, eu nunca tinha ouvido falar dele 😦

    floresdemarshmallow.tk

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s