Um Mosaico de personagens “bizzarros” isso é São Diabo

“Lolita, luz da minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo o céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li.Ta.” Nabokov

 [Rodada dupla de post, antes do Livro, nota sobre as oitavas de Final do Us.Open]

Em 2010, fiquei intrigado com a “orelha do livro” São Diabo, coloquei o livro na minha lista de aquisições daquele ano, o ano de 2010 passou e eu não comprei o livro. No final de 2011 tive um acesso de raiva e comprei vários livros, por sorte me lembrei de São Diabo, li a metade dos livros comprados, mas  reneguei São Diabo por um tempo ate que no inicio desse ano ele me veio à mão.

Bela capa de São Diabo

São Diabo conta a história da pequena Santa Cruz [cidade da Bolívia] uma cidade esquecida, mas repleta de personagens “Bizzarros[Uso com dois Zs com licença poética], para guiar e contar melhor sobre a cidade temos dois personagens principais, Luciano Salvatierra e Osvaldo Bazan [conhecido como Orelhão] os dois são grandes amigos da época da escola, Luciano é um garanhão, foi a guerra do Paraguai em busca de fama e glória, voltou com uma bala no peito, a sorte dessa bala evitou que fosse morto como todos do seu batalhão, voltou para Santa Cruz como Herói, se casou com Juana que na época tinha apenas 14 anos, agora velho e cheio de netos, Luciano ainda não esqueceu os tempos de glória e vive atrás de uma enteada de sua mulher Anita que tem apenas 16 anos.

Osvaldo Bazan, motivo de chacota por todos da pequena Santa Cruz, o pobre garoto filho mais novo e único sobrevivente de uma tragédia famíliar, as duas irmãs mais velhas de Bazan vieram a óbito de forma misteriosa, ambas morreram dormindo deixando uma dor imensa em dona Zoraide a eterna mãe enlutada, como forma de honrar seus mortos, guarda embaixo da cama os corpos de suas filhas e de seu finado marido, que morreu de desgosto após perdas suas belas filhas.

Zoraide a mais velha cidadã de Santa Cruz, se preocupa com o futuro de seu filho e tenta a todo custo lhe arrumar uma boa pretendente, mas Osvaldo Bazan tem orelhas grandes e modos de um homem velho, sempre tentando galantear e nunca conseguindo bom resultado.

Mas não são apenas essas histórias que circulam  pelo imaginário da pequena Santa Cruz, Luciana uma empregada dos Salvatierra que sonha em reencontrar o amante que tinha “cheiro de boi”. Roseando um  garanhão que gostava de se meter na cama errada. Lucrecia Mondragon, que fora deixada no altar e que depois disso se tornou uma das mais desejadas mulheres de Santa Cruz, entre outros personagens.

São Diabo que foi escrito por Manfredo kempff  criou um livro muito gostoso de ler, onde por meio das histórias, somos transportados para essa pequena cidade, onde o passado e o presente dos personagens se encaixa com uma naturalidade pouco vista na literatura.

O livro também retrata um pouco da cultura do homem do campo boliviano, com seus homens machões e suas mulheres poderosas, nesse mundo criado que contrasta entre o fantástico e o Real.

São Diabo é uma boa leitura, aproveite.

Anúncios

4 comentários em “Um Mosaico de personagens “bizzarros” isso é São Diabo

  1. debondan disse:

    Linda capa ! Me parece um livro com trama “caliente” . Passível de conferir. Boa dica, Ferds. “Ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca…” que imagem tão poética. ( O Alaska ainda está incrustrado em mim, Ferds…são 3 postagens, mas renderia muito mais ) bjos

  2. Confronto de Idéias e Pensamentos disse:

    Parece ser um livro bem interessante…Anotado!!
    Bjs Bjs!!

  3. Ingrid A. disse:

    Gostei da capa.. acho q mais da capa do que da história, nã sei porque, mas essa não me chamou a atenção. Acho que se visse a venda nao levaria por conta da orelha hahaha totalmente o contrario.

    e sobre o livro q estou lendo, ele tá sendo muito bom sim..

  4. Báh mas que bela capa! Não conhecia essa obra mas teu texto me deixou com vontade de ler.
    até mais…

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s