Vamos para a virada Impressionista?

“A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam”. Auguste Rodin

 

Se você estuda arte, ou apenas é um admirador de arte, você deve ter dois sonhos. O Primeiro é ir a Roma conhecer os mestres do Renascimento. O Segundo é ir a França onde você deve conhecer o Louvre e o Palácio d’Orsay. Claro que existem outras “Mecas” da arte, mas esses dois lugares são referencia quando se pensa em arte.

Claro que ir a Paris ou a Roma, não é algo simples. Então agora você tem uma grande chance, o CCBB trás ao Brasil [primeiramente em São Paulo é claro] a mostra Impressionismo: Paris e a Modernidade. Onde 85 obras de arte serão expostas dentro do CCBB todos do período em que a França teve uma arte de Vanguarda, nomes como Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet e Vincent van Gogh, Manet entre outros.

“A Estação Saint-Lazare”, de Claude Monet [1877]

Para quem não conhece esses Mestres, eles não surgirão ao acaso. Com o advento da fotografia, os artistas foram liberados da função de retratistas e foram obrigados a se reinventar, nesse caminho os impressionistas Monet resolveu romper com todas as convenções da época e liderou esse movimento que tinha como regra mostrar uma arte vida, um viver a vida, com intensidade e sempre mostrando o belo da natureza.

Essa trupe tinha o costume de passar horas observando e trabalhando na cena a ser reproduzida, usando as variações que a luz causa na cena, para criar Obras maravilhosas. Esses artistas foram responsáveis por retratar o cotidiano parisiense, o que chocou e ao mesmo tempo trouxe admiração do povo.

A aula de dança – Degas [1881]

Degas famoso por pintar bailarinas [mas te juro que ele é muito mais do que isso] é na verdade um pintor dos costumes da Paris do século 19, sempre retratando pessoas e artistas [das diversas áreas], mas sempre fugindo do obvio e colocando seus artistas na perspectiva do bastidor.

Não vou me alongar a falar mais dos artistas, o CCBB também preparou um evento surpresa dentro desta mostra. Nos dias 04 e 05 de Agosto, a exposição vai funcionar 24hs, como uma espécie de virada Impressionista, que vai contar com serviços de Van e monitoria em todas as visitas.

Moças ao Piano – Renoir [1892]

Não perca essa chance, se perder só indo a Paris.

Semana que vem eu volto com mais Livros e Arte [ainda temos Caravaggio]

Serviço:

Virada Impressionista
Data: de 4 a 5 de agosto de 2012.
Horário: das 15h do sábado às 22h do domingo.

Impressionismo: Paris e a Modernidade
Data: de 4 de agosto a 7 de outubro de 2012.
Horário: terça a domingo, das 10h às 22h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil.
End.: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro.
Grátis.
Tel.: (11) 3113-3651.

Anúncios

4 comentários em “Vamos para a virada Impressionista?

  1. Ingrid A. disse:

    Aaaaah quando eu vi isso passar na TV eu pirei! To ansiosa pra chegar logo ao Rio, e nao sei se eu participaria da virada, acho q estaria muito lotado não?

    Ver um desses quadros seria um sonho realizado pra mim, com certeza vou ter que me segurar pra não chorar já que esse é um dos meus períodos favoritos..

  2. ogasdacoca disse:

    Gosto muito de Van Gogh, as pinturas dele tem algo bem encomodativo, quase doentiu.

  3. jroiz disse:

    apesar de o surrealismo me atrair mais, o impressionismo é bastante encantador!
    as bailarinas de Degas, apesar de um tanto clichê, são minhas preferidas justamente por misturar duas artes que gosto muito.

    gostaria de poder ir ao evento, pena que estou longe. Mas quem puder, vá! é de graça, só tem a ganhar^^

  4. Amooo as obras desse momento histórico.
    Vou confessar que meus preferidos são Degas e seus quadros de bailarinas e Gogh

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s