Hoje o TCM celebra um clássico [High Noon – Matar ou Morrer]

Você lutaria por alguém? Esse alguém lutaria por você?

Hoje completa 60 anos da estreia do clássico do Western, High Noon [que chegou ao Brasil como Matar ou Morrer], o filme é um dos pioneiros do gênero Western Psicológico, apesar das cenas de tiroteio [guardadas para o ato final] o filme se concentra nas atuações e no clímax criado para o ato final. High Noon em sua época não chamou muita atenção, por que a ideia de um Herói em conflito não seguia aos padrões dos machões do Oeste Americano.

No pior momento você estará sozinho…

John Wayne um dos maiores atores do gênero chegou a recusar o papel por acredita que o filme era antiamericano. Mas isso não foi um problema para Garry Cooper que faz “o Mocinho“, esse papel fez com que Cooper ganhar seu segundo Oscar. O personagem de Cooper faz uma busca existencialista dentro do filme, mas sempre se vê abandonado por quem sempre defendeu, esse “abandono” gera perguntas sobre a sua real serventia na sociedade, ele então acaba percebendo que é apenas mais um instrumento em uma sociedade individualista.

Sozinho

Sinopse: Will Kane [Garry Cooper], o delegado de Hadleyville, se casou com a quaker [religião protestante americana] Amy e se prepara para mudar da cidade. Mas durante os preparativos da mudança, chega a notícia de que  Frank Miller, um homem que Kane havia prendido, saiu da prisão e chegará no trem do meio-dia para se vingar. A gangue de Miller o espera na estação para ajudá-lo a cumprir seu desejo de desforra contra Kane.

Kane não consegue fugir e busca ajuda, na esperança que seus amigos e moradores o ajude contra a gangue de quatro homens. Mas para sua surpresa, ninguém quer se envolver na rixa. Até mesmo seu melhor amigo e auxiliar, Harvey Pell, o deixa sozinho. Sua esposa ameaça ir embora sem ele. Apenas a ex-namorada Helen Ramírez, procura ajudar Kane.

Enquanto Kane tenta ajuda desesperadamente, o tempo vai passando… [o filme se desenrola em tempo real, com a edição colocando vários relógios que marcam a passagem do tempo, intercalados com as cenas de tensão].

No clímax da história, Kane parte para o confronto final com os quatro homens.

O Homem contra o tempo

Para deixar o filme mais tenso ainda o diretor recorrer ao uso de um terceiro personagem o Relógio,  sempre presente marcando o momento do encontro entre Kane e Frank, a cada minuto que passa Kane se encontra mais sozinho. E o vilarejo que ele tornou seguro agora vira as costas para o seu herói.

Anos mais tarde o filme ganharia status de Cult, chegando a ser parodiado por Walter Lantz [Criador do Pica Pau] e influenciou Outland [1980]  filme estrelado por Sean Connery, entre outros filmes. Agora o TCM resolve homenagear o filme, apesar da homenagem o canal escolheu um horário ingrato para isso 14hs.

Se você não conseguir assistir High Noon, vá a locadora mais próxima e alugue esse clássico do Western…

Até Quarta…

 

Anúncios
Esta entrada foi postada em Filmes.

5 comentários em “Hoje o TCM celebra um clássico [High Noon – Matar ou Morrer]

  1. cerise disse:

    Pior que eu acabei de postar no blog hahah Dessa vez demorei mais ainda porque tava tirando umas ‘férias’ da internet haha (:
    Beijos!

  2. retribuindo… gostei muito também do seu blog e adoro assistir filmes do TCM, geralmente são grandes clássicos. estou seguindo seu blog, seja um seguidor do palavras e essências ok! abçs!

  3. ogasdacoca disse:

    Faz tempo que não vejo um bang bang das antigas. =)

  4. Ingrid A. disse:

    Ah pena q to sem TV a cabo!! gostei do post.. e FICO MUUITO FELIZ POR VOC TER VOLTADO A ESCREVER!

    tanto “sozinho” escrito q me deu um aperto.. rsrsrsrs e sobre sua foto da semana eu adorei.. mas ainda te faço parar de fotografar de cima! ahahhaha

  5. Lari disse:

    Filme de faroeste, né? Nossa, parece ser excelente, pra um ator recusar de fazer um papel, por causa que acha antiamericano hauhauhaua.
    Meu pai é cheio desses filmes de faroeste, entao já sei a quem perguntar sobre esse filme 😀
    Valeu a dica, Ferds! ❤
    Beijo.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s