Cronenberg e a arte do Grotesco!

Cronenberg um dos meus diretores favoritos.

Não era surpresa, com a chegada de Cronenberg aos cinemas [Um Método Perigoso] eu não poderia deixar de ver o diretor em ação, eu estou me prometendo um post sobre ele, desde que o Blog começou, mas como não tenho o distanciamento certo, tenho medo de “errar na mão”. Em geral quando eu gosto muito do tema eu erro no post. Pretendo não errar muito neste.

Um Método Perigoso que está em cartaz nos cinemas é uma prova da versatilidade de Cronenberg, o diretor que faz a linha do fantástico [diferente da fantasia] usa a realidade e a Surreal para chocar as pessoas. A prova disto é sua extensa lista de filmes [31 no total, sendo 10 para a televisão] Cronenberg nunca ligou realmente para bilheteria, seus filmes em geral não são bons de bilheteria, mas Cronenberg se importa mais com a mensagem do que com a renda.

Seus melhores filmes são dos anos 80: A mosca [de 86] é uma releitura do clássico de 1956, agora o foco central é a desfiguração, com metamorfoses do corpo que trazem à tona aspectos obscuros das emoções e comportamentos humanos. Scanners [de 81] mostra uma batalha entre paranormais, mas o foco central está na conspiração do Estado Americano. Apesar desses filmes o que chamaria mais atenção seria Videodrome [de 1983], onde o diretor mistura o sadismo com a obcessão pela televisão, criando uma crítica forte sobre a sociedade e a sua sede por uma programação que degrada o ser humano.

VideoDrome

Nos anos 90 ele voltou a dirigir bons filmes, mas desta vez fugindo do grotesco e entrando nas portas proibidas do fetiche. Em Crash de 96 o diretor entra no mundo dos acidentes e dos seus fetichistas, homens e mulheres que sentem prazer fazendo sexo dentro de carros ou em cenas de acidentes.

ExistenZ [de 99] seria um retorno do diretor ao fantástico, ele então cria um Thriller sobre uma sociedade em que o mundo virtual se tornou mais importante do que o mundo real, onde as pessoas estão sempre conectadas, deixando de interagir de verdade para apenas interagir em uma interface virtual, mas esse sistema foge do controle, quando as corporações iniciam um controle deste novo mundo.

Senhores do Crime

Em 2005 e 2007 ele lançou dois filme que na minha opinião são um dos melhores que eu já assisti e retratam o mundo da violência e como as pessoas normais passam de boas a malvadas. Todos os dois filmes com o Viggo Mortensen[um dos melhores atores na atualidade] como ator principal ” A História da Violência” e ” Senhores do Crime”.

Cronenberg gosta de chocar e chamar a atenção em seus filmes, ou mostrando um pouco da realidade ou o afastando dela, mas tenho uma certeza os filmes de Cronenberg tiram o telespectador da zona de Conforto[de apenas receber a informação] e o leva a pensar sobre o assunto[não foi isso q apreendemos em videodrome].

Depois de finalizar “Um Método Perigoso”, Cronenberg já começou a trabalhar em Cosmópolis, onde tem o ator Robert Pattison como estrela [Nem eu acreditei] o filme tem previsão de estrear em agosto deste mesmo ano, vamos esperar mais surpresas de Cronenberg.

Amanhã tem post no turmadocafe.com sobre o seu último filme.

Anúncios

3 comentários em “Cronenberg e a arte do Grotesco!

  1. kimme disse:

    amo o vigo mortensen, amo todos os filmes que ele faz sem excessão e tbm simpatizo com o cronenberg, gostei da materia!

  2. Talita disse:

    ah não conhecia, mas gostei ;D

  3. […] David Cronenberg o diretor do filme. Quem acompanha meu blog, sabe o quanto eu gosto deste diretor [clique aqui e leia sobre] a minha ideia inicial, era ler o livro e em seguida alugar o filme. Então uma semana depois das […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s