Não pode faltar na sua Estante [ARTE]: Frida a Biografia

“Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?” Frida Kahlo

Começa hoje uma nova categoria no malditovivant, aqui eu indico livros, clássicos ou lançamentos, que não pode faltar na estante de ninguém que goste de Arte, Musica, Filmes, literatura, história ou política. O Primeiro post é voltado para o mundo da arte, mas isso não impende que no futuro o livro vire um post fora dessa categoria.

Vamos começar…

Para quem entende ou ao menos gosta de arte, sabe a importância de Frida Kahlo para o surrealismo, e finalmente chegou ao Brasil a sua biografia oficial, o livro foi originalmente lançando em 1983, mas só agora foi traduzido [Graças a Renato Marques] e lançado pela editora Globo.

O livro foi escrito por Hayden Herrera [famosa historiadora de arte] especializada em América Latina e foi com base nesta densa obra que o roteiro para o cinema foi desenvolvido [se você ainda não viu o filme  está perdendo].

O Trabalho que consumiu alguns anos da vida da historiadora, o livro tem 624 páginas e dentro delas você encontra toda a trajetória de Frida, além de mostrar detalhadamente todos os quadros da artista, junto com seus cadernos de esboços e fotos do acervo particular da artista.

O livro é recheado de interessantes notas sobre a vida de Frida, a autora conduz instigantes descrições dos quadros. Um exemplo é “Umas facadinhas de nada” [Quadro de 1935] baseada numa nota das páginas policiais:

Um homem bêbado matou a namorada com vinte facadas, sem nenhuma razão aparente, e disse à polícia que deu apenas “umas facadinhas nela”.

Na tela, a imagem é assustadora e a forma como é narrada por Hayden a torna fascinante:

“Como em algumas representações de Jesus descido da cruz, um dos braços da mulher está caído, a palma da mão, ferida e sangrando, aberta na direção do observador.”

A autora faz também uma interpretação política do quadro ao apontar para o fato de, numa forma de revolta ao padrão machista que fazia desse um crime banal no México dos anos 1930, Frida mantém o autor das facadas de pé diante do corpo da vítima.

Hayden ainda narra o quadro pela perspectiva biográfica, pela qual Frida projeta seu próprio sofrimento na imagem da mulher esfaqueada:

“Como se a dor imediata fosse imensa demais para ser registrada, pintou ‘Umas facadinhas de nada’, retratando não a sua própria experiência, mas seu sofrimento projetado na desgraça da outra mulher.”

O texto de Hayden é uma combinação de especialista acadêmica com um olhar de uma fã apaixonada por seu ídolo, mas sem esse segundo atrapalhar ou distorcer a realidade. Essa combinação é muito bem dosada no livro inteiro e podemos ver isso nesse fragmento do livro, em que a autora fala do lesbianismo da artista

“Juntamente com o amor-próprio e dualidade psíquica, é sugerido pelos auto-retratos duplos e emerge em muitas pinturas como um tipo de atmosfera, uma sensualidade tão profunda que era desprovida de polaridades sexuais convencionais, uma fome de intimidade tão urgente que ignorava o gênero.”

 

Então se você gosta de arte, ou é apenas um apaixonado por Frida, corra pra a livraria e compre mais um livro que não pode faltar na sua estante [Ele já está na minha lista de aquisições para 2012].

Frida – A Biografia

Autor:  Hayden Herrera

Editora: Globo Livros

Tradutor: Renato Marques

Páginas: 624 páginas

Preço: por volta de 60 reais.

Anúncios

6 comentários em “Não pode faltar na sua Estante [ARTE]: Frida a Biografia

  1. ogasdacoca disse:

    Blea dica ferds,
    E quando ao terno, acho lindo os da TNG, alias esses do desfile estão fantástico, mas quanto a qualidade eu nao conheço sabe…aí nao tenho ocmo falar. mas se vc já teve uma má impressão com a qualidade da marca, quem sabe o mais sensato é vc optar por outra, fazer uma pesquisa antes, ver com homens que tem e questionar se é bom, gostam, se a qualidade é boa, se é comfortavél. É interessante tambem a escolha do tecido, pois os sintéticos são super quentes né e os homens sofrem muito com isso no verão, pois além de terem de usar duas camadas de mangas longas, o tecido ainda nem transpira. Ai fica bem complicado.
    Minha indicação é pesquisar, olhar a etiqueta de composição de tecido é sempre válida, ali vc já vai saber se é muito quente ou não.
    Investe em algo mais slin ou fit, fica mais ajustado ao corpo (mais jovial) e não perde a elegancia viu.
    Beijos

  2. ingrid disse:

    saber q vc lembrou d mim eh encantador.. *-*
    Ja entrou tb pra minha lista de aquisições e vc sabe q adoro livros de 60 reais Hahahaha

    Adorei suas descrições sobre o livro, eh importante sabe antes de comprar, vou usar tua dica e passar pra frente ( minha professora vai gostar dessa dica). Gostei da nova categoria tb.. ter dicas sobre arte, politica, eh muito bom em tempo que so vejo dicas de livros como ” A Hospedeira”. Desculpa quem gosta mas acho que livros vao muito,muito alem disso..

  3. debondan disse:

    Adivinha se não vou comprar…adoro FRIDA ! bjos

  4. Confronto de Idéias e Pensamentos disse:

    E todos amam FRIDA!!!
    Bjs Bjs!!!

  5. Elsy Nilsson disse:

    Hello Webmaster, I noticed that https://malditovivant.net/2012/01/13/nao-pode-faltar-na-sua-estante-arte-frida-a-biografia/ is ranking pretty low on Google and has a low Google PageRank. Now the Google PageRank is how Google is able to see how relevant your webpage is compared to all the other webpages online, if you cannot rank high at the top of Google, then you will NOT get the traffic you need. Now usually trying to get to the top of Google costs hundreds if not thousands of dollars and very highly optimized targeted marketing campaigns that takes a team of experts months to achieve. However, we can show you how to get to the top of Google with no out of pocket expenses (free traffic), no stupid ninja tricks, no silly mind control techniques, and this will be all white hat with no blackhat software or tactics that could possibly land you on bad terms with Google and put you in the dreaded “Google Sandbox”. We’ll show you how to easily capture all the targeted traffic you need, for free, multiple ways to land fast (not months) first-page rankings in Google and other major search engines (Bing, Yahoo, Ask, etc), even show you strategies on how to earn daily commissions just try Ranking Top of Google, please check out our 5 minute video.

  6. […] Então prepare sua agenda para o mês de Setembro. Enquanto isso relembre o post sobre o livro de Frida [Clique aqui e leia] […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s