TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana Final)

Chega ao fim mais uma lista dos 50 filmes que você deve antes de morrer, nessa última semana o destaque vai para Hithcock com Sombra de uma Dúvida, Perdidos na noite [um filme que nunca assisti] e claro os voltados para o Natal como Milagre na Rua 34 e Conta Comigo.

Conta Comigo, foi um filme que acompanhou a minha infância, junto com muitos outros filmes dos anos 80, que viviam sendo reprisados na sessão da tarde. Vale destaque para a trilha sonora deste filme. E para uma geração de atores mirins que não vingaram.

 

Os 50 filmes acabaram, mas o Blog continua…

Até Quarta

 

Consciências Mortas (1943)

Diretor: William Wellman

Elenco: Henry Fonda, Dana Andrews, Anthony Quinn

Gênero: Western / Drama


Sinopse:
Um esplêndido protesto contra a pena de morte por meio da história de dois caubóis que a enfrentarão sem ter relação alguma com o delito que lhes é imputado: um roubo de gado. Os motivos que impulsionarão os cidadãos de Ox-Bow a cometer o crime são os mais diversos, incluindo o ódio racista (um dos acusados é mexicano), o medo de serem culpados no lugar dos réus e até o mero sadismo.

Apresentação segunda-feira 19, 22h | Reprise terça-feira 20, 15h25

 

Christine – O Carro Assassino (1983)

Diretor: John Carpenter

Elenco: Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul

Gênero: Terror


Sinopse:
Filme pesado e violento de John Carpenter baseado no best-seller do mestre do terror literário Stephen King. Uma perfeita combinação da brilhante história de King com a habilidade de Carpenter para transformar o sobrenatural em cotidiano.”Christine – O Carro Assassino” começa quando Arnie compra um carro usado para reformar, um Plymouth Fury 1958 vermelho e branco. Mas esse “carrinho” – fabricado em Detroit – não era um automóvel qualquer: dentro do chassis vive uma força demoníaca que destruirá quem cruzar o seu caminho.

Apresentação segunda-feira 19, 23h45

 

Perdidos na Noite (1969)

Diretor: John Schlesinger

Elenco: Dustin Hoffman, Jon Voight

Gênero: Drama

Jon Voight e Dustin Hoffman em seus melhores papéis


Sinopse:
Joe Bucki (John Voight) se muda para Nova York convencido de que, com seu físico e seu aspecto de caubói, poderá viver como um solicitado gigolô. Entre todas as relações superficiais que mantém, ele encontra o afeto sincero de um vagabundo chamado Ratso Rizzo (Dustin Hoffman). Um filme inesquecível pela química existente entre Voight e Hoffman, e pelo contraste entre o registro quase documental da vida marginal em Nova York e a envolvente fábula moral. Impossível esquecer o tema “Everybody’s Talkin”, interpretado por Harry Nilsson.

Apresentação terça-feira 20, 22h

 

Tora! Tora! Tora! (1970)

Diretor: Richard Fleischer, Kinji Fukasaku, Toshio Masuda

Elenco: Martin Balsam, So Yamamura, Joseph Cotten

Gênero: Guerra

Pearl Harbor com menos glamour


Sinopse:
Tora! Tora! Tora! é o código japonês para atacar. O filme reproduz de maneira detalhada o ataque a Pearl Harbor e todos os fatos que o precederam. Uma supercoprodução entre os Estados Unidos e o Japão que originalmente teria Akira Kurosawa como diretor do segmento japonês da história.

Apresentação 21, 0h10 | Reprise quarta-feira 21, 15h50

 

Os Bons Companheiros (1990)

Diretor: Martin Scorsese

Elenco: Robert DeNiro, Ray Liotta, Joe Pesci

Gênero: Policial

Companherismo e honra pelos olhos de Scorsese


Sinopse:
A lembrança que Henry guarda com mais carinho da sua infância é que os caras legais que ele conhecia tinham todos uma coisa em comum:eram gangsters. Aos poucos ele se aproxima dos seus ídolos, é adotado pela gangue, e com seus companheiros Tommy e James Conway, vive para e pela Máfia.

Apresentação quarta-feira 21, 22h

 

A Sombra de uma Dúvida (1943)

Diretor: Alfred Hitchcock

Elenco: Joseph Cotten, Teresa Wright, MacDonald Carey

Gênero: Thriller

HItchcock cria a atmosfera perfeita


Sinopse:
Neste obscuro e inquietante suspense (o favorito de Alfred Hitchcock), Teresa Wright é Charlie Newton, uma jovem que mora com seus pais na cidade de Santa Rosa, no norte da Califórnia. A jovem tem uma relação muito próxima com seu “”adorável”” tio Charlie Oakley (Joseph Cotten), o único capaz de compreender sua necessidade de um dia ir embora da cidade pequena onde mora. Quando a vida se torna muito monótona, Charlie convida seu tio à casa da família. Mas, desta vez, a chegada de dois detetives (MacDonald Carey e Wallace Ford) no meio da investigação do caso do “assassino da viúva alegre” modifica o comportamento do tio. A jovem começa, então, a desconfiar que seu querido tio não é realmente o homem que parece ser… O roteiro escrito por Alma Reville (a esposa de Hitchcock), Thornton Wilder e Sally Benson se baseou em uma história de Gordon McDowell inspirada no caso real do assassino em série Earle Leonard Nelson. Se destacam a magnífica fotografia de Joseph Valentine e a extraordinária estréia de Hume Cronyn como um assassino amador, além do cínico retrato que Hitchcock realiza sobre a típica família americana de classe média.

Apresentação quinta-feira 22, 0h45 | Reprise quinta-feira 22, 14h00

 

Férias Frustradas (1983)

Diretor: Harold Ramis

Elenco: Chevy Chase, Beverly D’Angelo, Anthony Michael Hall

Gênero: Comédia

Chevy Chase é o Pai da família Griswold que tenta viajar


Sinopse:
Carl Griswold (a genial criação de Chevy Chase) quer atravessar os Estados Unidos com sua família descomunal em uma van. Da cidade de Chicago até o parque Wallt World, Disney World de quarta categoria mas que para os Griswold é uma meta sonhada. No trajeto, algumas coisas não saem como planejado. “Algumas coisas” são uma somatória de coisas que alguma vez não deu certo a qualquer família de tenha saído de férias – e todas as coisas ao mesmo tempo.

Apresentação quinta-feira 22, 22H | Reprise sexta-feira 23, 17h15

 

A Máquina do Tempo (1960)

Diretor: George Pal

Elenco: Rod Taylor, Alan Young, Yvette Mimieux

Gênero: Ficção Científica

Uma máquina capaz de corrigir os erros do passado ?


Sinopse:
Neste fascinante filme de ficção científica (ganhador de um Oscar® por seus deslumbrantes efeitos especiais), Rod Taylor é H. George Wells, um cientista inglês fascinado com a possibilidade de viajar no tempo. Em fins do século XIX, o cientista finaliza a construção de uma máquina que lhe permite transportar-se ao passado e ao futuro. George inicia, então, uma apaixonante viagem até 1917. Ali se entristece ao testemunhar o começo da violenta Primeira Guerra Mundial. Depois, viaja até os anos ’40 e observa uma guerra ainda mais sangrenta. Depois de deter-se em 1966 e presenciar a brutal destruição de Londres por uma terrível explosão nuclear, George viaja até o futuro distante. Ali duas raças habitam o mundo: uma apática e monótona que vive na superfície, e outra, canibal, que vive debaixo da terra. Esta última se apropria da máquina do tempo, obrigando a George a arriscar sua vida em recuperá-la para poder voltar à sua época. Esta fascinante adaptação do clássico romance de H.G. Wells foi dirigida por George Pal. Em 2002 Simon Well, bisneto de H.G. Wells, dirigiu uma nova versão com Guy Pearce no papel principal.

Apresentação quinta-feira 22, 23h45 | Reprise sexta-feira 23, 15h25

 

Um Dia de Fúria (1993)

Diretor: Joel Schumacher

Elenco: Michael Douglas, Robert Duvall, Barbara Hershey

Gênero: Drama

Um colapso nervoso..e uma cidade em chamas


Sinopse:
Numa manhã como qualquer outra um homem sai rumo ao seu trabalho nos arredores de Los Angeles. Mas, depois de ser surpreendido por um gigantesco engarrafamento, decide abandonar o carro e empreender uma caminhada. Ele só não sabe que uma cidade violenta o espera, mas ele se vira muito bem para ajustar todas as suas contas pendentes…

Apresentação sexta-feira 23, 22h

 

Como Era Verde o Meu Vale (1941)

Diretor: John Ford

Elenco: Walter Pidgeon, Maureen O’Hara, Roddy McDowall

Gênero: Drama

Jonh Ford cria um épico


Sinopse:
O filme narra a transformação de uma família mineira galesa e do povoado que ela habita no fim do século 19, pela perspectiva do filho mais novo (Roddy McDowall), quando a chegada do progresso modifica dramaticamente a vida econômica da região, tradicionalmente dedicada à atividade mineira. Essa grande família, cujos membros sempre trabalharam em minas, começa a se desmembrar e, ante às dificuldades econômicas, alguns de seus integrantes se veem obrigados a emigrar em busca de melhores horizontes. Uma das obras mestras de John Ford, vencedora de cinco Oscars®, entre eles o de melhor filme e direção.

Apresentação sábado 24, 0h15 | Reprise sábado 24, 14h00

 

Milagre na Rua 34 (1947)

Diretor: George Seaton

Elenco: Maureen O’Hara, John Payne, Edmund Gwenn

Gênero: Comédia / Fantasia

Um filme para esquentar seu coração


Sinopse:
Durante um desfile natalino organizado por uma grande loja de departamentos de Nova York, o homem que representaria o Papai Noel precisa ser substituído por conta de uma indisposição. Um senhor chamado Kris Kringle é contratado para o trabalho, mas tudo se complica quando ele afirma ser o verdadeiro Papai Noel.

Apresentação Sábado 24, 22h | Reprise domingo 25, 14h00

 

Conta Comigo (1986)

Diretor: Rob Reiner

Elenco: Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman

Gênero: Aventura / Drama

O verdadeiro sentido da amizade


Sinopse:
Em uma pequena cidade nas montanhas do Oregon, no decorrer de um verão, quatro amigos – Gordie, Chris, Teddy e Vern – embarcam em uma fantástica aventura: resolvem passar o fim de semana longe de casa. Mas o verdadeiro objetivo da viagem é encontrar o corpo de um garoto desaparecido. Esperando se tornar verdadeiros heróis, eles contarão e viverão histórias, além de enfrentar uma gangue de garotos mais velhos, em um desafio que mudará suas vidas para sempre, no qual cada um descobrirá algo sobre si mesmo.

Apresentação domingo 25, 1h15 | Reprise domingo 25, 18h30

 

Rain Man (1988)

Diretor: Barry Levinson

Elenco: Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino

Gênero: Drama

Uma obra prima


Sinopse:
Charlie Babbitt (Tom Cruise) é um ambicioso vendedor de carros que, após anos sem falar com o pai, toma conhecimento de sua morte e ainda descobre que ele deixou sua herança para um outro filho – que Charlie desconhecia. Raymond Babbit (Dustin Hoffman) é autista, mas tem uma incrível habilidade para cálculos matemáticos. Internado em uma clínica para deficientes mentais, ele recebe a visita de Charlie, interessado somente em seu dinheiro. Charlie tenta convencê-lo a viajar para Los Angeles, mas Raymond morre de medo de avião. A solução é cruzar o país de carro. Durante a viagem, os dois criam fortes laços que mudarão suas vidas para sempre. “Rain Man” venceu quatro Oscars® nas categorias de melhor ator (Dustin Hoffman), diretor (Barry Levinson), filme e roteiro original. Também recebeu indicações nas categorias de melhor direção de arte, fotografia, edição e trilha sonora.

Apresentação domingo 25, 22h

 

Operação França (1971)

Diretor: William Friedkin

Elenco: Gene Hackman, Fernando Rey, Roy Scheider

Gênero: Policial


Sinopse:
Jimmy Doyle e Buddy Rosso são dois policiais nova-iorquinos que estão no encalço de uma rede de tráfico de drogas. Um policial com letras maiúsculas da década de 70, intenso e excessivo nas atuações de um sempre dândi e às vezes sinistro Fernando Rey e de um raivoso Gene Hackman, com perseguições furiosas, abuso da força policial e uma Nova York suja e violenta. Tudo sob a direção experiente e frenética de William Friedkin.

Apresentação segunda-feira 26, 0h30 | Reprise segunda-feira 26, 18h00

Anúncios

2 comentários em “TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana Final)

  1. Larissa disse:

    Quantos filmes! Eu gosto mais dos filmes de romance e guerra, épicos. Tipo o último refúgio, Sansão e Dalila, Flor do Pântano, etc 😀
    Mas fiquei interessada em Milagre na Rua 34 e Rain man.
    Beeijos, Ferds.

  2. Lana disse:

    Quantos filmes maravilhosos. Ainda faltam alguns para assistir!! Os que mais gostei por enquanto foram Perdidos na Noite e Rain Man, porque tenho de confessar que sou muito fã do talentoso ator Dustin Hoffman. Em Luck, ele atua muito bem, como sempre. Mostra o que pessoas ambiciosas e a Máfia fazem no complexo mundo das corridas de Cavalos. Uma série genial.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s