TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana II)

Continuando com a lista dos 50 melhores filmes do TCM, o meu destaque para A Malvada [com seus diálogos ácidos]Fugindo do Inferno [Qualquer filme com Steve McQueen é excelente], O Grande Golpe [Kubrick mostrando que sabe fazer um Noir] e Serpico [Uma das melhores atuações de Al Pacino]

Quarta temos post novo.

A Malvada (1950)

Diretor: Joseph L. Mankiewicz

Elenco: Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders

Gênero: Drama

Bette Davis divinamente malvada

Sinopse: Margo Channing, uma prestigiada diva do teatro, adota como “protegida” Eve Harrington, uma jovem admiradora que é a própria definição da expressão “lobo na pele de cordeiro”. Sonhando um dia se tornar uma grande atriz, Eve aprende com Margo todos os segredos do ofício, até que um dia assume o lugar da veterana em uma peça. Aclamada pela imprensa como uma revelação, a aluna decide destronar sua mestra, gerando-se, a partir desse momento, uma retorcida rivalidade entre as duas. Esse enfoque mordaz e impiedoso do venerado mundo do espetáculo venceu seis Oscars®, com diálogos venenosos postos pelo diretor e roteirista Joseph L. Mankiewicz na boca singularmente venenosa de Bette Davis. Oscar® de melhor filme, ator coadjuvante, figurino, diretor, som e roteiro.

Apresentação Segunda 5, 22horas | Reprise terça-feira 6, 14h00

O Grande Golpe (1956)

Diretor: Stanley Kubrick

Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards

Gênero: Policial


Sinopse: Um ex-convicto. Um plano perfeito. 100 mil dólares em jogo (que hoje somariam vários zeros a mais). Um obscuro grupo de homens com grandes ambições. Uma loura tão ambiciosa quanto perigosa. “O Grande Golpe” é a história do megarroubo a um hipódromo – do início do plano à sua culminação. O líder do grupo é o ex-presidiário Johnny Clay (Sterling Hayden, o astro de “Johnny Guitar”). O diretor Stanley Kubrick elabora com os ingredientes dos filmes noir uma história instigante e contundente.

Apresentação Terça 6, 0h35 | Reprise terça-feira 6, 16h25

Janela Indiscreta (1954)

Diretor: Alfred Hitchcock

Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Raymond Burr

Gênero: Thriller

James Stewart + Grace Kelly + Hitchcock = Grande Filme


Sinopse: James Stewart é um fotógrafo aventureiro que está com a perna quebrada e confinado no seu pequeno apartamento. Sua única distração é espiar os vizinhos em uma verdadeira orgia de voyeurismo. Prostrado na poltrona ele observa a vida ao seu redor, avaliando qual será o futuro. Ele precisa decidir se deixa de ser um fotógrafo boêmio e pouco promissor para casar e, como mostra o panorama que ele tem observado pela janela, virar um marido entediado que mata a mulher. Mas a sua noiva – a bela Grace Kelly – com o tempo demonstra que, apesar da sua aparente superficialidade, também gosta de aventuras.

Apresentação Terça 6, 22horas | Reprise quarta-feira 7, 14h00

Uma Linda Mulher (1990)

Diretor: Garry Marshall

Elenco: Richard Gere, Julia Roberts, Ralph Bellamy

Gênero: Romance


Sinopse: Um homem rico e sem escrúpulos especializado em comprar grandes companhias e depois vendê-las para fazer muito dinheiro se encontra em Los Angeles numa viagem de negócios. Ele decide contratar uma prostituta enquanto está  lá. Mas eles se apaixonam e ele oferece a ela dinheiro para que fique com ele por uma semana enquanto ele faz suas rondas entre os ricos e famosos.

Apresentação Quarta 7, 0h10 | Reprise quarta-feira 7, 17h55

Monty Python: O Sentido da Vida (1983)

Diretor: Terry Gilliam, Terry Jones

Elenco: Terry Jones, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin

Gênero: Comédia


Sinopse:
Uma das comédias mais famosas dos delirantes Monty Python, em que por meio de vários esquetes eles tratam de forma hilariante os momentos mais importantes do ciclo da vida. Do nascimento à morte, passando por outros temas como filosofia, história ou medicina, tudo é apresentado com o humor inconfundível desses cômicos ingleses. Os Monty Python se dedicaram a sintetizar – com um toque surrealista e absurdo – a idiossincrasia do estereótipo do britânico dos anos 60 e 70. Depois de alcançar a fama com o seu ciclo televisivo Monty Python Flying Circus (de esquetes com uma grande carga de crítica social) o sucesso chegou ao cinema, que durante duas décadas os recebeu de braços abertos.

Apresentação Quarta 7, 22horas

Julgamento em Nuremberg (1961)

Diretor: Stanley Kramer

Elenco: Spencer Tracy, Burt Lancaster, Richard Widmark, Marlene Dietrich

Gênero: Drama


Sinopse: Alemanha, 1949. Três anos desde que foram realizados os julgamentos de repercussão mundial contra os sobreviventes da cúpula nazista. Agora, é conduzido um julgamento contra o ex-ministro da justiça e os mais importantes juízes do país, por terem aprovado as políticas de limpeza étnica. Mas a Guerra Fria está esquentando e muitos querem deixar os julgamentos no passado, dado que a Alemanha e os ex-Aliados querem fazer frente ao terror vermelho. Um dilema político se estabelece. Essa é a história de ‘Julgamento em Nuremberg’.

Apresentação Quinta 8, Meia Noite | Reprise quinta-feira 8, 14h00

 

O Cavaleiro Solitário (1985)

Diretor: Clint Eastwood

Elenco: Clint Eastwood, Carrie Snodgress, John Russell

Gênero: Western

Clint em seu estado Bruto


Sinopse: Um grupo de mineiros se estabelece em um local da Califórnia onde sofre os maus-tratos dos terríveis capangas do proprietário das terras. E recebe a visita de um desconhecido que se apresenta como predicador e se infiltra no grupo para enfrentar os agressores. Homenagem de Clint Eastwood a um dos maiores westerns já produzidos, “Os Brutos Também Amam” (1953). Aqui, ele retoma o papel que melhor sabe interpretar, o de um ressentido e misterioso estranho.

Apresentação quinta-feira  9, 22horas Reprise sexta-feira 9, 17h25

Oliver Twist (1948)

Diretor: David Lean

Elenco: Robert Newton, Alec Guinness

Gênero: Drama


Sinopse:
Oliver é um garoto que escapa dos maus tratos de um orfanato e vai a Londres, onde cai nas mãos de uma gangue de jovens delinquentes. Fagin, o chefe da gangue, é um avarento e sinistro explorador de crianças. O papel foi interpretado pelo genial Alec Guinness, que nos presenteou com a caracterização definitiva de um dos personagens mais pitorescos de Dickens. A direção é do grande realizador inglês David Lean.

Apresentação sexta-feita 9, 0h10 | Reprise sexta-feira 9, 14h00

 

O Silêncio dos Inocentes

(1991) Diretor: Jonathan Demme

Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Ted Levine

Gênero: Thriller


Sinopse: O FBI procura um serial killer conhecido como Buffalo Bill, que mata as suas vítimas – todas adolescentes – após prepará-las minuciosamente e depois arranca a pele delas. O caso é entregue à brilhante policial Clarice Starling (Jodie Foster), especializada em comportamentos psicopatas e que deseja entrar para o FBI. Sem dúvida, este é “o” thriller dos anos 90. Um intrigante e excelente exercício de suspense psicológico com toques de terror que arrasou nas bilheterias, conseguiu um feito poucas vezes visto no Oscar® – recebeu os quatro prêmios principais – e contou com a maestria de Anthony Hopkins interpretando Hanibal Lecter, o psiquiatra canibal que fascinou o mundo inteiro.

Apresentação sexta-feira 9, 22horas

Fugindo do Inferno (1963)

 Diretor: John Sturges

Elenco: Steve McQueen, James Garner, Richard Attenborough, Charles Bronson

Gênero: Aventura / Guerra


Sinopse: Fugindo do Inferno mostra a preparação de uma grande evasão de um campo de prisioneiros nazista. Uma história real – sem dúvida, polida e maquiada para a tela, mas que resguarda o ar trágico da guerra. Durante as primeiras duas horas de filme (que dura mais de três) prepara-se essa evasão descomunal, que permitirá a fuga de 250 pessoas.

Apresentação sábado 10, 0h15 Reprise sábado 10, 17h05

Batman (1989)

Diretor: Tim Burton

Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger

Gênero: Ação

Tim Burton o primeiro Pai do Batman


Sinopse: O filme  Batman foi baseado no quadrinho criado por Bob Kane, que fora publicado pela DC Comics. Este sucesso, nesta sua versão cinematográfica, esteve a cargo das mãos experts de um dos diretores chave das últimas décadas, Tim Burton, e contou com uma das melhores atuações de Jack Nicholson. Seu Coringa consegue tirar todo mundo do sério, especialmente naquela cena antológica em que ele entra num museu e o redecora com seu particular sentido estético, enquanto diz “Não sei se é arte. Mas, eu gosto.” Ou outras frases igualmente inspiradas, como “Sou o primeiro artista-homicida do mundo”. Na verdade, é um misantropo, um homem que tenta matar meia Gotham City pela mais nobre das causas: conseguir que seu rosto seja impresso nas notas de 1 dólar. Em meio a isso tudo, aparece Batman (Michael Keaton), que tentará detê-lo e impedir que roube dele o amor de Kim Basinger, que está mais bela do que nunca.

Apresentação sábado 10, 22horas | Reprise domingo 11, 17h45

 

Serpico (1973)

Diretor: Sidney Lumet

Elenco: Al Pacino, Tony Roberts, Jack Kehoe

Gênero: Drama

Melhor filme de Al Pacino


Sinopse:
No início dos anos 70, Frank Serpico (Al Pacino) é um policial novato de Nova York que se recusa a entrar no esquema de corrupção aderido por seus colegas. Apesar de marginalizado por todos a sua volta, Serpico mantém-se firme em suas convicções. Até que, não suportando mais a pressão, decide apelar para os seus superiores. No entanto, logo descobre que suas acusações estão sendo ignoradas e opta por uma atitude extremamente arriscada: quebra o silêncio e faz públicas todas as suas denúncias. Mas não demora muito para perceber que sua luta solitária somente porá em risco sua própria vida. Filmado com o realismo de um documentário, “Serpico” foi lançado em 1974, pouco após o desfecho do escândalo Watergate. Atraiu assim o interesse da crítica e do público, tocados pelo tema da falta de ética e moralidade. A performance de Al Pacino rendeu ao ator uma indicação ao Oscar®. O filme também foi indicado na categoria de melhor roteiro adaptado.

Apresentação Domingo 11, 0h15

A Última Sessão de Cinema (1971)

Diretor: Peter Bogdanovich

Elenco: Timothy Bottoms, Jeff Bridges, Cybill Shepherd

Gênero: Drama

O Fim dos sonhos


Sinopse: Na fase turbulenta entre a adolescência e a vida adulta, Sonny Crawford (Timothy Bottoms) e Duane Jackson (Jeff Bridges) divertem-se como podem em uma pequena cidade do Texas: com algumas partidas de basquete, sessões de filmes em uma sala de cinema e garotas. Duane, aliás, namora a garota mais bela e desejada da escola, Jacy Farrow (Cybill Sheperd, em seu papel de estréia no cinema). Mas a cidade, aos poucos, parece estar morrendo, já que muitos moradores buscam oportunidades nas grandes metrópoles. E a formatura do colegial também se aproxima, indicando aos rapazes que é hora de tomar uma decisão sobre o rumo de suas vidas| está chegando a hora da última sessão de cinema… Vencedor do Oscar® nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes (Ben Johnson e Cloris Leachman), o drama também foi indicado ao prêmio nas categorias de melhor filme e diretor.

Apresentação Domingo 11, 22horas

 

 

Anúncios

4 comentários em “TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana II)

  1. ogasdacoca disse:

    O silêncio dos inocentes – Sou fã de Hannibal Lecter. =)

  2. debondan disse:

    Excelente matéria! Destes todos aí só me falta ver A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA . bjos

  3. mysteriouscircumstances disse:

    Impossível fugir do funk morando no Rio ahahha, ele esta por toda parte!!!
    Poxa, acho que sou a unica pessoa do planeta que nao assistiu “uma linda mulher”. pretendo ver varios filmes quando entrar de ferias, vou seguir suas dicas, rs
    beijinhos

  4. love this site – it’s a great blog – may i suggest you get an rss feed.
    my website is on cheap family vacations.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s