TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana I)

Hoje começo a postar a sinopse dos filmes da primeira semana, que vai de hoje até domingo. Na segunda uma nova listagem, com a sinopse dos filmes de Segunda até Domingo. Assim toda a Segunda-feira, fica reservada para o festival, o destaque dessa semana vai para o Domingo que vai passar o filme Assim Estava Escrito, uma das melhores atuações de Kirk Douglas.

Agora se você não gosta de filme antigo, dá uma passada lá no Turma do Café e confere minha dica de cinema.

Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Diretor: George Lucas

Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher

 

Uma batalha moral

Sinopse: A batalha continua e o Império contra-ataca. Enquanto Han Solo e Léia lutam com as forças imperiais, Luke viaja até o planeta Dagobah em busca do famoso Mestre Jedi Yoda. Lá, ele espera que o mestre mesmo muito debilitado, lhe revele os segredos da Força. Segredos ele precisará saber quando enfrentar seu próprio destino em um duelo de sabres de laser com Darth Vader.

Apresentação Sexta 2, 22h | Reprise sábado 3, 17h45

 

Butch Cassidy (1969)

Diretor: George Roy Hill

Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross

Gênero: Western

 

A cena épica de dois anti-heróis

Sinopse: Uma abordagem genial dos lendários bandidos e assaltantes de trens, com Paul Newman como o cínico charlatão Butch e Robert Redford como um taciturno Sundance, que inundam de carisma e inesperadas doses de comédia o Velho Oeste. Uma das duplas mais lendárias do cinema, a química dos dois foi tamanha que voltaram a trabalhar juntos em ‘Golpe de Mestre’, também dirigido por George Roy Hill. O filme ganhou o Oscar® de melhor roteiro (William Goldman), fotografia (Conrad Hall), trilha sonora original (Burt Bacharach) e canção original (“Raindrops Keep Fallin’ on my Head”, de Bacharach e Hal David).

Apresentação Sábado 3, 0:30 | Reprise sábado 3, 17h45

 

Patton: Rebelde ou Herói? (1970)

Diretor: Franklin J. Schaffner

Elenco: George C. Scott, Karl Malden, Michael Bates

Gênero: Guerra

Sinopse: Biografia do general George S. Patton (nome que é praticamente sinônimo da história bélica dos Estados Unidos durante a primeira metade do século XX), centrada na sua campanha na Segunda Guerra Mundial. Patton (interpretado de maneira definitiva por George C. Scott) era um homem que vivia por e pela guerra. Cruel e rude em muitas das suas relações, psicopaticamente atraído pela violência e também valente, dedicado e leal, rara vez Hollywood nos entregou uma interpretação tão rica de um homem com tantas contradições. Este retrato épico de uma das figuras mais polêmicas e imponentes do século XX conseguiu dez indicações ao Oscar®, das quais ganhou sete – dentre elas, a de Melhor Ator Protagonista para Scott e Melhor Roteiro Original para o jovem Francis Ford Coppola.

Apresentação Sábado 3, 22h | Reprise domingo 4, 17h05

 

Seu Último Refúgio (1941)

Diretor: Raoul Walsh

Elenco: Ida Lupino, Humphrey Bogart, Arthur Kennedy

Gênero: Policial

Eu queria ser Bogart


Sinopse:
Estreada em 1941, “O Último Refúgio” é a obra mestre de Raoul Walsh que lançou para o estrelato a Humphrey Bogart. Em seu primeiro papel principal, rejeitado por George Raft, Bogart interpreta o Roy Earle, um delinqüente que planeja retirar-se do delito com um último golpe. Earle sai da prisão antes de finalizar a sua pena graças à sua boa conduta. Big Mac (Donald MacBride), chefe do bando de Earle, pagou a fiança e agora o aguarda na Califórnia para concretizar o roubo do cofre de um hotel junto com dois aprendizes: Babe (Alan Curtis) e Red (Arthur Kennedy). Na viagem o ex-presidiário conhece Velma (Joan Leslie), a neta doente de um humilde granjeiro. Earle fica apaixonado por ela e deixa exposto seu lado sensível, decidido a pagar pela cirurgia médica da moça. Ida Lupino compõe a Marie Garson, a namorada de Babe que se apaixona do Earle intuindo que por trás do tipo durão se oculta um homem sensível. O final, como em todos Films Noir, será totalmente inesperado. “O último refúgio” é uma adaptação de uma novela de W. R. Burnett.

Apresentação Domingo 4, 01:05 | Reprise domingo 4, 15h15

 

Top Secret – Super Confidencial (1984)

Diretor: Jim Abrahams, Jerry Zucker, David Zucker

Elenco: Val Kilmer, Lucy Gutteridge, Omar Sharif

Gênero: Comédia

 

Nem sempre vc consegue ver o Val Kilmer magro e engraçado

Sinopse: Os responsáveis por “Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu” e “Top Gang – Ases Muito Loucos” apresentam uma comédia tresloucada que mostra um complô para unir as duas Alemanhas com o propósito de dominar o mundo. Repleta de gags protagonizadas por astros do rock, espiões e por um Peter Cushing mais estranho do que nunca, o filme é uma paródia divertidíssima de todos os gêneros cinematográficos e inclui uma insana história de amor.

Apresentação 3, Domingo 22h00 | Reprise segunda-feira 4, 18h20

 

Assim Estava Escrito (1952)

Diretor: Vincente Minnelli

Elenco: Kirk Douglas, Lana Turner, Walter Pidgeon

Gênero: Drama

Sinopse: Neste magnífico retrato dos bastidores de Hollywood, Kirk Douglas interpreta Jonathan Shields, um intolerante e manipulador produtor de cinema, disposto a restabelecer sua fracassada carreira. O jovem diretor Fred Amiel (Barry Sullivan), a atriz alcoólatra Gloria Lorrison (Lana Turner) e o roteirista ganhador do Pulitzer James Lee Bartlow (Dick Powell) são convocados a participar de um novo projeto com o produtor Harry Pebbel (Walter Pidgeon). Harry trabalha com Shields, cujo estúdio está atravessando uma crise financeira e precisa de um sucesso para sobreviver. Amiel, Gloria e Lee Bartlow são três pesos pesados de Hollywood que se consagraram junto com o produtor fracassado. Os três concordam que Shields foi um tirano sem escrúpulos que não hesitou em enganar e trair seus colaboradores na busca pelo sucesso. Por meio de suas histórias, os três esboçam um retrato desse odioso homem, que passou do cinema classe B às grandes produções de Hollywood. Ganhador de cinco prêmios da Academia (incluindo melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante para Gloria Grahame), este turbulento melodrama é um dos filmes mais cínicos que a indústria do cinema americano já fez sobre si mesma.

Apresentação Domingo 4, 23:45 | Reprise segunda-feira 5, 16h10
 

 

 

 

 

 

Anúncios

5 comentários em “TCM – 5ª Edição dos 50 Melhores Filmes que deve assistir antes de Morrer (Semana I)

  1. ogasdacoca disse:

    Desses todos eu só vi Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

  2. mari ebert disse:

    Também só vi Star Wars desses! haha

  3. Vinicius disse:

    Eu adoro filmes antigos, me interessei pelo Assim Estava Escrito, Seu Último Refúgio e Butch Cassidy. Amo filmes em preto e branco *-*

  4. quasedescolada disse:

    Gosto tanto de filmes antigos! Mas o engraçado é que assisto mais os Épicos deles. Me interessei pelo Seu Último Refúgio, Rebelde ou Herói e Top Secret. Parecem ótimos 😀
    Tava precisando de uns filmes pra baixar.
    Beeijos, Ferds ❤

    http://www.quasedescolada.com

  5. Laís Napoli disse:

    Meus professores falaram a mesma coisa que você. Na faculdade você não fará amigos como fez na escola, é diferente. Bem triste isso, mas é a vida né! hahah

    Aah, finalmente postei sobre uma dica de livro no blog (eu disse que depois do vestibular elas voltariam). Só não foi nenhum que eu tenha comprado na Bienal ainda hahaha, mas elas virão!

    Quanto ao seu post, acho que o meu interesse por filmes é meio nulo ou eu sou vejo filme nada a ver porque desses eu só assisti Star Wars! hahaah

    Beijos ;**

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s