Conheça o novo cinema Alemão, e fuja da falta de criatividade americana.

O cinema é muito mais do que Hollywood.

Não é novidade de que uns anos pra cá o cinema convencional [leia Norte Americano] tem tido uma falta de criatividade nas suas produções, e para não perder espaço no mercado, tem inundado o seu público com Remakes dos anos 80 [Uma safra bem produtiva], ou mesmo comprando uma produção de sucesso e a americanizando [Clique aqui e leia]. Para isso existe uma alternativa, temos as boas produções Européias, neste post eu vou falar dos novos filmes da Alemanha.

O cinema Alemão é muito mais do que filmes sobre Hitler [assim como os Argentinos sobre a Ditadura], a nova safra de diretores tem tentado fugir da sombra do Nazismo, criando produções que mostram outro lado deste belo País. Em maioria seus filmes são inspirados no movimento francês da Nouvelle Vague [clique aqui e leia]  e carrega dentro de si uma forte crítica a sociedade criando produções que visam o entretenimento ao mesmo tempo em que trabalha o pensamento crítico.

Das novas produções podemos destacar alguns bons filmes:

A Coca não combina com Lênin

Adeus Lênin (2003) – Um Drama carregado de Comédia.  Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner [Katrin Sab] passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander [Daniel Brühl], temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

Do mesmo roteirista de Adeus Lênin, temos Para que serve o Amor só em Pensamento? (2004) é um dos Dramas mais bonitos que já assisti em toda a minha vida. Porém muito raro, ele conta a história de um caso real que aconteceu na Alemanha, que ficou conhecido como o Clube do Suicídio. O filme tem uma fotografia excelente, que tenta captar toda a beleza da vida dos personagens durante quatro dias.

Fugindo um pouco do amor, mas ainda continuando no Drama, temos A Onda (2007) , filme que ficou famoso, por retratar um caso verídico que ocorreu em um colégio nos Estados Unidos em 1967. O filme se passa durante a semana da disciplina eletiva, O professor Rainer Wenger, que queria dar aula sobre Anarquia, acaba sendo colocado para dar aulas sobre Autocracia. Após os primeiros minutos da primeira aula, ele decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

Nesta mesma linha temos o famoso O grupo Baader Meinhof, que conta ascensão e queda de um grupo revolucionário que protestou contra os caminhos que a nova sociedade alemã em 1970. O grupo mobilizou centenas de jovens no país, mas quando as ações se tornaram extremas o Grupo se tornou uma guerrilha casada pelo governo. O filme apesar de ter um tom político muito forte é bem envolvente, em um post passado eu já falei deste filme [Clique aqui e dê uma lida]

Nesta mesma linha chega ao cinema o filme “Se não nós, quem?”, vou assistir o filme hoje e amanhã conto tudo no Turma do Café. Agora vá para a locadora e viva o cinema Alemão.

Anúncios

5 comentários em “Conheça o novo cinema Alemão, e fuja da falta de criatividade americana.

  1. Patrícia disse:

    Interessante, nunca tive essa curiosidade sobre filmes alemães, mas já vi Adeus Lênin e A Onda, inclusive vi A Onda esses dias e, cara, muito bom.
    Também tenho um filme dos anos 70, Christiane F., eu tinha muita curiosidade sobre essa história quando eu era mais nova (13 anos), e comprei o livro e o filme, é bem barra pessada, mas eu gostei ^^
    Beijo.

  2. ogasdacoca disse:

    Não vi nenhum destes filmes, mas fiquei interessadíssima.
    Um beijo

  3. Aymee disse:

    gente o melhor post sobre cinema EVER. Tirania norte-americana tá com nada hoje em dia… inclusive faz um bom tempo que nao vejo um bom filme americano…alguns independentes talvez… mas o cinema alemão sempre apresentou bons filmes. inclusive meu favorito é alemãozásso. =x amo Lola Rennt.
    beijos
    boa quinta

  4. Cáh disse:

    Gostei das dicas, realmente nunca tinha pensado em vem um filme alemão, mas gostaria que fosse sobre Hitler, adoro as histórias envoltas a ele e a segunda guerra…..

    Obrigada pelo comentário no blog, fiquei espantada em saber essas coisas sobre o SWU, não dá pra imaginar uma coisa dessas rs.
    Bjs!

  5. Acredita que não sei se já assisti algum filme Alemão? rs
    Mas creio que sejam melhores e mais criativos do que os americanos, com certeza.
    Fiquei interessada, vou procurar saber mais sobre!
    Beijos

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s