“Se tiveres uma biblioteca como jardim, tens tudo.” Cícero
Na semana passada tive que viajar para o Rio de Janeiro para resolver alguns negócios. Aproveitando a viagem fui conhecer um pouco mais do seu centro histórico, no meio da minha andança esbarrei com a Livraria Folha Seca, a loja se encontra na Rua do Ouvidor, onde ocupa um antigo casarão.
Conversando com o simpático Rodrigo Ferrari [Dono e fundador da livraria] ele me informou que ela já existe a 20 anos, neste mesmo local. A livraria não se parece com nenhum modelo moderno de Mega Livraria, a loja remete ao modelo do passado, já tão esquecido, onde ocupando um espaço menor, cria uma atmosfera muito aconchegante e convidativa. Ainda seguindo os antigos modelos a loja não tenta agradar todos os públicos [Se você é dessa nova geração fanática por auto-ajuda, talvez você não encontre o que precisa].
Seu catálogo dedica-se principalmente a livros sobre o Rio de Janeiro, sejam de história, arquitetura, urbanismo, iconografia, ruas, gastronomia, guia de restaurantes e bares do Rio, cultura, futebol [muito flamengo], choro, samba e MPB. Além da parte de livros a loja também busca atender as pessoas que gostam de música e DVDs, mas não fugindo da temática.
Mesmo com essa dedicação a sua temática, a livraria ainda trabalha com títulos mais comuns, isso faz da livraria um achado, pq garimpando no meio do acervo, encontrei alguns livros [ainda lacrados] que já não existem nas principais livrarias.
Vale dizer também que a editora ainda trabalha no ramo Editorial, lançando livros com seu selo. Como foi feito com Julieta Sobral em O Desenhista Invisível.
Então se você estiver no Rio e quiser conhecer uma Livraria aos moldes do passado, dê uma passada na Rua do Ouvidor número 37 e conheça a Livraria Folha Seca.
Que achado, Ferds. Lugar , nome e proposta charmosos.
Que bom que ainda pulsa o Ferds cavador aí dentro. bjo
Muito bacana.é bom ver uma livraria a moda antiga heee
Aiii, já gosteeei!! hehe
Olá, Mr. Ferds, palavra dita é dívida…
Como disse, sempre que puder, virei visitar sua webhome…;)
Ôrré!!
Ah eu adoro essa livraria…
acho aconchegante demais e a proposta eh muito bacana. penso se vc nao conhece algo dedicado a SP?
so faltou uma foto da fachada da livraria.. acho bem bonitinha tb e mostrarinha o tamanho pequeninho e chamativo que ela tem…
Chatonildo.
Se tiveres uma biblioteca como jardim, tens tudo. – Muito boa a frase.
Adorei o seu post, pq eu sou completamente apaixonada por livros.
bjão!
Adorei o: “…tive que viajar para o Rio de Janeiro para resolver alguns negócios”. kkkk
Mas também fiquei encantada com a livraria.
Bjs Bjs!!!