TCM Especial – Os Intoxicantes anos 70

“As revoluções, como os vulcões, têm os seus dias de chamas e os seus anos de fumaça”. Victor Hugo

 

Quem gosta de cinema, não pode deixar de ter em casa o Canal TCM, para quem não conhece muito deste canal a cabo, dá uma pesquisada no meu Blog, pq eu sempre faço alguma notinha sobre os especiais que o canal monta. Nesse mês o canal chega com dois especiais, um que homenageia NY e outro os Intoxicantes anos 70.

Pra quem não sabe os anos 70 criou uma safra de filmes que se tornaram referencia por quebrar todas as convenções e colocar o diretor no centro dos holofotes. Isso tem reflexo na maneira que a sociedade estava vendo o mundo, principalmente os Estado Unidos com o fim do Vietnã, uma guerra que deixou feridas abertas na sociedade até hoje.

 

 

Apokalypse Now

DIRETOR: Francis-Ford Coppola

SINOPSE: Com base na adaptação de John Milius do relato “heart of darkness” [Coração Nas Trevas, em breve um post sobre o Livro], de Joseph Conrad, Francis-Ford Coppola constrói uma visão caótica e alucinada da guerra do Vietnã. As dificuldades surgidas durante a produção foram célebres, e os problemas não terminaram quando a equipe se despediu da selva e foi para a sala de edição, enquanto Coppola tentava dar forma aos quilômetros de filme. Esta versão, que inclui uma grande quantidade de cenas não incorporadas à versão original, estreou nos cinemas em 2001 e é mais fiel à visão original de Coppola – e uma viagem ainda mais profunda às trevas.

Sexta-feira 9 – 22.00hs

Quer saber mais do filme, Clique aqui

 

 

Carrie a Estranha

Diretor: Brian de Palma

SINOPSE: Baseado em um relato do célebre Stephen King, “Carrie – A Estranha” explora o mundo adolescente e a chegada da vida adulta através de um olhar aterrorizante e paranormal. Carrie White é uma jovem complexada, criada em um obscurantismo religioso quase demoníaco, que descobre sua sexualidade ao mesmo tempo em que toma consciência de seus poderes paranormais. Não é de se surpreender que Carrie frequente a Bates High School nem que os acordes de “psicose” soem recorrentemente. O sangue, a solidão, o desprezo, a crueldade serão os motivadores de um final aterrador, com Carrie transformada na imagem de uma virgem sangrenta que emerge das chamas. Uma verdadeira enxurrada sanguinolenta filmada por de palma com seu estilo característico. Uma produção envolvente [os movimentos circulares de câmera são um clássico do diretor] que faz do retrato de uma jovem que se torna adulta uma verdadeira viagem ao inferno.

Segunda-feira 12 – 22.00hs

De Niro genial

 

 

Taxi Driver

Diretor: Martin Scorcese

SINOPSE: Jodie Foster tinha apenas 13 anos quando interpretou a prostituta, Iris Steensma em “Taxi Driver”. o filme, que representa um marco na carreira do diretor Martin Scorsese, traz a história do perturbado motorista de táxi Travis Bickle [Robert de Niro uma de suas melhores atuações]. Solitário e sem perspectivas na vida, esse veterano da guerra do Vietnã passa suas noites rodando pelas ruas de NY, em meio à violência e às subversões da sociedade. Em uma de suas voltas, ele conhece a jovem Iris, a quem tenta convencer voltar para a casa dos pais mesmo diante da ferrenha oposição do cafetão da menina (Harvey Keitel). Movido por suas paranóias e angústias, o taxista acaba cometendo um assassinato.

Sexta-feira 16 – 22.00hs

 

A Década que o cinema Mudou

 

SINOPSE: Os anos 70 foram uma década prodigiosa na qual, em Hollywood, o diretor prevalecia sobre o produtor e a indústria se dedicava a promover filmes pessoais, iconoclastas e distantes de qualquer convenção. Este documentário é um resumo intoxicante dessa era em que os próprios realizadores, astros e aliados relatam seu surgimento, reinado e queda.

Sábado 17 – 00.05hs

 

 

 

Shaft

Diretor: Gordon Parks

SINOPSE: Neste filme simbólico da década de 70, o ator Richard Roundtree interpreta John Shaft, um detetive particular que trabalha numa pequena sala próxima dos Times Square. Um dia, Shaft recebe a visita de um policial, o tenente Victor Androzzi, que procura informação sobre um mafioso do Harlem conhecido como Humpy. Shaft não pode ajudá-lo, mas logo o detetive será contratado pelo próprio Bumpy para que recupere a sua filha adolescente que foi seqüestrada. Este filme de Gordon Parks foi um precursor da “blaxploitation”, uma serie de filmes sobre negros que relegavam a problemática racial e que se somavam à mítica da super-virilidade negra. Em 1972, a dupla Parks/Roundtree voltou para a grande tela com a seqüencia “O Grande Golpe da Shaft” (shaft’s big score). o fenômeno de “Shaft” também derivou num seriado de tv nos anos 70.

Segunda-feira 19 – 22.00hs

 

Operação França

Diretor: Willian Friendk

 

SINOPSE:  Jimmy Doyle e Buddy Rosso são dois policiais nova-iorquinos que estão no encalço de uma rede de tráfico de drogas. Um policial com letras maiúsculas da década de 70, intenso e excessivo nas atuações de um sempre Dândi e às vezes sinistro Fernando Rey e de um raivoso Gene Hackman, com perseguições furiosas, abuso da força policial e uma nova york suja e violenta. Tudo sob a direção experiente e frenética de William Friedkin.

Sexta-feira 23 – 22.00hs

 

A Última Missão

Diretor: Hal Ashby

SINOPSE: Os marinheiros “bad ass” Budduslly (Jack Nicholson) e “mule” Mulhall (Otis Young) são encarregados de levar Meadows (Randy Quaid) à prisão naval de Portsmouth. No caminho, comovidos pela angústia do jovem condenado a oito anos de cadeia por roubar 40 dólares, decidem lhe mostrar um pouco do mundo antes que a realidade o golpeie novamente em seu local de destino. O roteiro foi enviado a Robert Altman e a Hal Ashby, que o criticou em um primeiro momento.

Segunda-feira 26 – 22.00hs

Se você gosta de bons filmes aproveite essa seleção com os melhores dos anos 70, se você se lembrar de algum bom filme que faltou mande um comentário.

 

 

Anúncios

3 comentários em “TCM Especial – Os Intoxicantes anos 70

  1. ogasdacoca disse:

    Destes eu só vi o Carrie – A estranha ….

  2. Ingrid A. disse:

    Ja vi o da carrie e logo agora que eu sei a data que taxi driver vai passar minha sky ta com problema. Ah ceus !

  3. Obriga pelas suas visitas! Olha, adorei este post, sou fã de cinema, e to sempre dando uma passadinha pelo tcm! só os cláaaaaaassicos! Falta ver o taxi driver!

    Beijos

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s