Vale um Oscar para Natalie Portman ? [Cisne Negro]

“O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras.” Rousseau


Na sexta fui ao cinema ver Cisne Negro. Estava ansioso para ver o filme [não era ali que eu havia planejado ver o filme, mas o acaso conspirou contra mim], e resolvi não esperar até hj para ver o filme, como sempre costumo fazer, por sorte peguei uma sala vazia, apenas 8 pessoas haviam comprado o ingresso da primeira sessão.

Preparado e extremamente concentrado, me deixei levar pelo mundo de devaneios e alucinações [beirando a esquizofrenia] criado por Darren Aronofsky, o diretor dos conceituais “PI” e O Lutador [clique aqui e leia sobre o filme].

Desta vez Darren escolheu o mundo do balé e das mulheres para questionar os limites do ser. Para isso criou Nina, uma mulher casta que vive o sonho de se tornar a primeira bailarina de uma famosa companhia de Dança de NY. Nina é focada na técnica e vive para a arte do balé, mas só isso, Nina é sozinha, fria e atormentada.

Sua mãe uma ex-bailarina que largou as sapatilhas para ter Nina, vive em sua filha seus sonhos perdidos [um clássico modelo de obsessão], por conta disso Nina é sufocada pela vigilância constante da mãe.

Nina entra em uma encruzilhada, tem a chance de sua vida o diretor da companhia de dança Thomas Leroy [interpretado por Vincet Cassel] a escolhe para interpretar Odette [O Cisne Branco] personagem puro e gracioso, ao mesmo tempo deve interpretar Odile [Cisne Negro] a luxúria e a obscenidade.


Nina é perfeita para ser Odette, mas o desafio é se tornar Odile, Thomas tenta ao máximo seduzir Nina e tentar corromper seu mundo puro [porém distorcido], Thomas a incentiva a buscar a luxúria e conhecer seu corpo por meio da Masturbação [um taboo do cinema americano].

Vc está pronto para se tornam o que os outros esperam de vc?

No meio de toda essa pressão Nina tem seu distúrbio agravado. Ela que sempre foi paranóica, como mostra um trecho em que prepara suas novas sapatilhas que faz questão de transformar em velhas. Nina agora tem delírios a luz do dia, escuta vozes, começa a ver coisas. Entrando em um delírio perigoso onde não consegue mais distinguir a realidade da fantasia.

Para piorar Nina se sente ameaçada por Lyli, uma nova bailarina que é tudo o que sempre desejou ser. Neste momento o diretor entra no mundo competitivo da mulher, outra cena que mostra isso é quando Nina rouba o batom da antiga Primeira Bailarina [Interpretada pela bela Winona Ryder].

Atormentada

Com todos esses personagens interessantes e perturbados o diretor cria um Suspense forte com algumas pitadas de terror, com direito a algumas cenas “trash” e por vezes desnecessárias. Como no momento máximo de delírio, vemos Nina quase se transformar em Cisne, mas mesmo com alguns excessos o diretor não estraga a obra, e sabe intensificar o suspense a cada cena, criando um ato final memorável e emocionante.

Quem vc vê quando se olha no espelho ?

[Por fim Cisne Negro é tudo isso e um pouco mais e às vezes um pouco menos, dependendo muito de quem vc é. Pq assim como uma pintura ou uma escultura, seu nível de sensibilidade e cultura vão definir o que vc entende e o que vc sente de todo aquele show.]

Assista o filme e sinta…


Anúncios

13 comentários em “Vale um Oscar para Natalie Portman ? [Cisne Negro]

  1. debondan disse:

    O seu post vale um Oscar…está muito bom!

    Vou conferir, apesar de que não gosto qdo alardeiam muito um filme….geralmente não supera minhas expectativas , que a estas alturas serão altas. bjo

  2. pedrita disse:

    eu ainda não me animei de ver esse filme. gosto muito da natalie portman. beijos, pedrita

  3. O mundo de Assim...Assim... disse:

    SENSACIONAL o filme!
    Muito, muito FODA Ferds!
    Saí do cinema delirando.
    Bjs bjs!!!

  4. wakko disse:

    É tanta gente falando sobre o filme que, apesar de não ter muita curiosidade em assistir (principalmente pq qdo o pessoal fala muito do filme, eu sempre espero muito do filme e acabo me decepcionando), vou ter que me render à pressão pública.

    Eu não sabia que o filme era do Aronofsky, isso já é um ponto super positivo (pessoalmente, acho Pi um filme excelente), ou seja, talvez o filme seja melhor que eu espero 😉

  5. Mariana Zito disse:

    Estou louca para assistir, acho que vou amanhã – por mim já teria visto!
    Adorei os seus comentários! Depois volto para dizer se concordo ^^

  6. Vi Pazzani disse:

    Adoro seu blog Sr.Ferds…fazia um tempo que eu não passava por aqui. cancei da vida virtual…mas fique sabendo q voltei…

    Um bjo pra vc…

  7. Ainda não vi, mas estou curiosa. Curiosa e preocupada com todo o alarde que andam fazendo, espero não me decepcionar!

    Beijo,
    Camila F.

  8. Nossa, esse seu post só intensificou a enorme vontade que eu estava de assistir a este filme. Li toda a resenha com medo de me decepcionar e pelo contrário, estou mais empolgada ainda.
    Quando eu assistir venho dizer o que achei.
    Beijos

    http://bycarolinafabris.com/

  9. paty disse:

    primeiras semanas de ultimo ano de faculdade me levando a loucura, darling.
    procurar estagio, preencher papelada. ai ai ai.
    vc me convenceu. assistirei hj esse filme.
    infelizmente no notebook pq não posso me dar ao luxo de sair de casa ainda sem meu pai pegar no meu pé pela volta as aulas.

    haha não sei se fico bem de branco, mas eu não me sinto bem. pq parece que qualquer coisa vai te sujar. eu só sento no estagio e nas carteiras da faculdade. não tenho coragem de sentar nas cadeiras da lanchonete. de comer com roupa branca. de sentar em bancos. encostar em paredes. pra mim ta sendo um sofrimento
    eu não faço estilo darkizinha. eu fiz aos 12 anos.
    eu não sou dondoca e não consigo sair de casa todo santo dia maquiada e de salto alto. acho muito irreal e dolorido.
    digamos que eu sou uma mulher de verdade, e não uma barbie! ou personagem de novela 😉

  10. Como no último suspiro….Foi perfeito!!!!
    Mesmo em seus delirios…até onde a realidade e sobriedade satisfaz?
    beijos
    J^^h

  11. MadeinMari disse:

    Cara eu tô doida pra assistir esse filme , tô sem tempo de ir no cinema vô vêr se consigo esse fim de semana, ouvi otimos cometarios sobre ele, e me apaixonei pelo trailer

  12. Priscila disse:

    Eu fiquei muito surpresa do filme, pq a indicação do filme estava errada, fiquei em choque com as cenas de sexo, que nem sei se foi realmente cena de sexo, porque abaixei a cabeça, tirando essa parte, é o filme foi ótimo!!

  13. Boa ideia!
    Faz horas que estava pensando em assistir a esse filme, e agora que sei mais sobre ele já me decidi!

    Ótimo post! De fato vale um Oscar!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s