Dinheiro, Poder e Vingança (WallStreet – O Dinheiro Nunca Dorme)

“O mundo é um monte de feno – reúne todos quanto puder.” Proverbio Flamenco

Na semana passada eu comentei sobre o primeiro Filme da série, WallStreet-Poder e Cobiça [Clique Aqui]. Oliver Stone volta a direção para retratar o mundo dos negócios anos após a prisão de Gordon Gekko.

Gekko o Articulador

Parece que Stone esperou o tempo certo, pq de 87 pra cá tivemos a explosão da Internet [como dizem no filme a bolha] e o Colapso da Bolsa de 2007, onde sentimos reflexos até hoje.

Tudo isso dá uma veracidade incrível ao filme, o que o acaba estragando é o excesso de Drama, coisa que faltou no primeiro. Pra quem viu o de 87 ou vc é cúmplice ou se é culpado [q no final dá na mesma], agora o sentimentalismo e a consciência ecológica ditam o ritmo das coisas [Uma das modas dos anos 2000].

Como um Tubarão fora d’água Gekko sai da cadeia e ao sair recebe seus objetos: Estão lá um lenço de seda, um relógio, um anel, um clipe de ouro de dinheiro [sem dinheiro] e um celular. Claro um celular dos anos 80, que é bem maior que um telefone sem Fio.

O Mundo pode ter mudado, mas Gekko sabe que a raiz das coisas é o Dinheiro, o mundo é movido por ambição. E assim volta dando palestra vendendo um livro de contando com a ganância é boa. E isso vende, livros de auto ajuda vendem mais que livros de literatura [outro moda dos anos 2000].

Mesmo estando de volta aos negócios Gekko ainda está fora de WallStreet, ai entramos no segundo núcleo, formado pelo bom Ator Josh Brolin [Pra quem não se lembra ele é o irmão mais velho dos filme Goonies]. Brolin foi esquecido nos anos 90, mas voltou com força total nesta nova década com o filme Os Fracos não tem vez.

Brolin

Brolin faz o papel do mal o empresário Bretton, o homem sem escrúpulos que busca a todo preço se tornar o maior de todos, nem que tenha que passar por cima de todos. Bretton foi um dos homens que ajudou a afundar Gekko, mas não aparece no antigo filme.

Ele fez Goonies

Bretton é um amante da boa vida [Entre os novos é o personagem mais interessante], seu escritório é todo decorado com obras de arte, entre elas ele tem uma das 13 cópias do quadro do Goya: Saturno Devorando um Filho. Mais um dos símbolos de seu poder.


Bretton arruma um inimigo, Jake Moore, um pequeno corretor que trabalhava em uma das empresas que Bretton ajudou a destruir, Jake namora a filha de Gekko, interpretada pela bela [neste filme nem tão bela] Carey Mulligan agora de cabelos curtos e sem seu charme [clique aqui e leia sobre A Educação].

Muitos Sentimentos

Essa inimizade aumenta depois que Jake, conhece e Gekko, que começa seu jogo de manipulação e coloca o jovem em suas mãos. Gekko usa a filha para recuperar a sua fortuna e voltar aos negócios.

WallStreet é um excelente filme que mostra como funciona o fascinante mundo dos negócios regado a Charutos e Whisky de boa safra. Sem contar os desfiles de ternos bem cortados e jóias das acompanhantes. Essa cena é bem ilustrada no jantar beneficente. Nesta cena temos a participação do Diretor e de Charlie Sheen que volta como Buddy Fox [com ar de Charlie Harper] acompanhado de duas belas modelos.

Um novo Aprediz ou apenas mais um golpe ?

Como já disse no começo do post, o filme perde um pouco seu ritmo com o excesso de Drama entre o jovem casal e o articuloso Gekko, não vou entregar mais do filme pq posso acabar estragando as surpresas.

Antes de terminar quero  destacar o bom uso da trilha sonora e o uso das belas imagens de WallStreet, com seus prédios fantásticos. A cargo da trilha sonora ficou o talentoso David Byrne, líder da banda Talking Heads, que conduz com maestria toda a trilha sonora.

Belo Quadra de Goya

Assim q puder vá ao cinema e veja WallStreet o Dinheiro Nunca Dorme

Anúncios

4 comentários em “Dinheiro, Poder e Vingança (WallStreet – O Dinheiro Nunca Dorme)

  1. debondan disse:

    Este filme está bombando nas bilheterias americanas ! Quero muito ver! Brolin tem a maior cara de antipático…deve estar ótimo neste papel de vilão ! O quadro de Goya me deu calafrios aqui rs
    Mas é bem pertinente , pelo que pude entender da trama do filme. bjo

  2. Ingrid A. disse:

    Ain deve ter tanto filme q qro ver q acho q não dá com o pouco tempo q tenho.

    Gosto de filmes “tensos” assim…ondetem toda uma intriga sabe.

    Vou anotar aqui, mais uma dica do Ferds. E ai vai ver Comer, rezar e amar? tem Dog days are over na trilha ! *-* hahahahhaa

    Beijos beijos

  3. Fernanda disse:

    Eu quero ir ver… aqui vai estar nos cinemas dia 6 =/
    Pq os filmes nao sao legendados em Portugues??? =/
    Saudades de um cineminha
    bjos

  4. […] Goonies revelou uma geração de jovens atores: Sean Astin que fez a trilogia do Senhor dos Aneis e Josh Brolin que tem emplacado bons filmes entre eles Wall Street – O Dinheiro nunca dorme [clique aqui e leia mais]. […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s