Celebrando o Grande Peter Sellers

“Se me pedissem para interpretar a mim mesmo, eu não saberia o que fazer. Não sei nem quem sou…” Peter Sellers.

[Antes disso US.Open, amanhã REC2]

Fiquei fora do mundo virtual por uns dias, é sempre bom dar uma pausa da modernidade e se entregar a vida no campo, nada mais relaxante que dar uma volta de cavalo. Ou curtir um fim de tarde de maneira tranqüila, sem se preocupar com o amanhã.

Em geral não vou para relaxar, e sim para resolver problemas, e por a mão na massa. Mas sempre dá pra tirar um tempo.

Mas vamos a nota de hj.

O TCM hj vai homenagear o grande ator Peter Sellers. Pra quem não conhece, ele é o famoso ator que trabalhou com Kubrick em seus dois maiores filmes [e não falo de laranja mecânica] Dr.Fantástico e Lolita.

Sellers além de trabalhar nesses dois filmes, ainda personificou o detetive trapalhão Jacques Clouseau [A Pantera Cor de Rosa], seu personagem mais famoso, que lhe rendeu cinco filmes.

Fora do cinema a vida de Sellers, não ia muito bem, por conta da sua mãe dominadora. Aplicava castigos e torturas nos próprios filhos e esposa, além disso tinha problemas com o álcool, o que ajudou a agravar seu quadro e em menos de uma semana sofrer 13 ataques cardíacos, tudo isso com apenas 38 anos de idade.

Ele não viveria mais do que isso em 1980 com 54 anos ele deixaria de existir, deixando para trás um legado de grandes interpretações. E hj quando completaria 85 anos, a TCM faz uma homenagem exibindo os seus 5 melhores filmes.


A Celebração começa com o filme, O Rato que Ruge, a história se passa em um pequeno país em grave crise financeira declara guerra aos Estados Unidos. Como perderão a guerra, seus governantes receberão ajuda para se reerguer e, assim, seus problemas econômicos terminarão. Desta forma 20 homens armados de arco e flecha pegam uma barcaça, atravessam o oceano, chegam na América e tudo corre bem. Mas um problema acontece: eles ganham a guerra.


O segundo filme é Dr. Fantástico, esta é considerada a maior interpretação de Sellers, onde ele faz 3 personagens diferentes. Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.


O terceiro filme é Caiu uma moça na minha sopa, nesse filme ele contracena com Goldie Hawn. Peter Sellers é Robert Danyers, um famoso e solteiro apresentador de televisão que já passou dos 40. Especialista em bebidas e comidas exóticas, utiliza seu poder de playboy para conquistar mulheres. Neste caso, sua vítima será Marion [uma muito jovem Goldie Hawn, em seu segundo filme] a quem conhece em um casamento e por quem se apaixona. Mas ela não está sozinha: seu namorado, um baterista de rock chamado Billy (Nicky Henson), vai querer mantê-la a seu lado.

A penúltima exibição da noite fica por conta de Muito Além do Jardim, O jardineiro Chance (Peter Sellers), sempre viveu dentro das fronteiras da luxuosa mansão de seu patrão. Além do jardim, só conhece o que vê na TV. Depois da morte do velho milionário, no entanto, ele é obrigado a enfrentar o mundo lá fora. Acidentalmente, acaba hóspede do rico e influente Benjamin Rand (Melvyn Douglas), e de sua mulher Eve (Shirley MacLaine). Seus comentários simples e ingênuos são tomados como verdadeiras lições de sabedoria. Sem compreender o que acontece à sua volta, Chance é apresentado ao presidente dos EUA e a mídia o transforma numa celebridade.

Pra fechar com chave de ouro Lolita de Kubrick este filme dispensa comentários.

14h00 | O Rato que Ruge
(The Mouse that Roared)

15h30 | Dr. Fantástico
(Dr. Strangelove… )

17h15 | Caiu uma Moça na Minha Sopa (There’s a Girl in my Soup)

22h00 | Muito Além do Jardim (Being There)

00h25 | Lolita (Lolita)

Anúncios

2 comentários em “Celebrando o Grande Peter Sellers

  1. debondan disse:

    Bienvenido à vida urbana novamente! Adoro o campo !!! É pra lá que eu vou qdo me “retirar”…logo, logo.

    Delícia de artigo…providencial.
    Peter é imperdível.
    MUITO ALÉM DO JARDIM é um primor ! Tenho este filme. Dia desses, vi de novo.
    Obrigada pela boa lembrança! bjo

  2. Adooooro Peter Sellers, gostei muito das dicas! 😉
    Beijocas

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s