Uma revolução sensorial (A Origem) [Inception]

Um filme para se ver no cinema, imbecil da pessoa que comprar pirata e assistir na sua TV, a “Tela Grande” serve para isso.


Nas minhas últimas idas ao cinema eu sempre tenho evitado assistir filmes do gênero blockbusters. Não pq eu seja um cult ou contra o cinema de milhões, e sim pq a maioria dos diretores se esquecem do roteiro e se prendem aos efeitos especiais. A maior prova disso é o Avatar, luzes, caras com a pele azul, um cara de fora do circulo vem para salvar a todos e a eminência de uma destruição. Pocahontas é muito parecido com isso.

E talvez a maior justiça do Oscar em anos foi provar que nem sempre o muito é bom, premiando Guerra ao Terror como o melhor filme.

E Nolan sabe muito bem disso, tanto que ao criar “Inception“, ele uniu os efeitos especiais com um excelente roteiro. O filme é tão grandioso q se torna um marco como foi Matrix [q foi uma revolução em sua época], tanto que o uso dos efeitos especiais vai ser repetido em diversos filmes futuros.

Nolan acertou bem na escolha dos atores, Ellen Page [a eterna Juno] cai como uma luva na pele da novata inteligente. Ken Watanabe [com quem Nolan trabalhou no primeiro Batman] é o contratante, um arrojado empresário.

E Marion Cotillard [uma das mais talentosas atrizes da atualidade, além de ser linda] Marion faz a Mal, a atriz usa todo o seu talento para criar uma personagem Passional, além de esbanjar sensualidade. Gordon-Levitt é o genial do grupo, um ator que sempre surpreende em suas atuações seja em uma comédia como foi em 500dias com ela [clique e leia] ou nesse filme de ação.

E DiCaprio que dispensa comentários.


Sobre a história, vemos um guerra psicológica onde DiCaprio no papel de Dom Cobb é o nosso vilão/herói favorito[sim sabemos q o que ele faz é errado, mas mesmo assim torcemos por ele]. Junto com Dom temos Arthur [interpretado por Gordon-Levitt] o personagem que sempre busca a diversão e o requinte por onde passa. Na missão inicial do filme vemos os dois falharem na extração de uma informação.

E nesse ramo de espionagem, uma falha significa a morte. Mesmo fugindo os dois são capturados pelo alvo, que os oferece um acordo: Plantar na mente de um rival uma informação [algo impossível para todos] o valor pago, a chance de Dom voltar para seus filhos.

O Kick

Nesse momento Dom e Arthur, tentam formar uma equipe para isso. E vão atrás de uma nova arquiteta. O Arquiteto é a pessoa que monta o cenário de um sonho, essa parte cria a idéia de que o sonho pode ser facilmente manipulado pelo seu sonhador [algo q eu não tenho controle]

Ariadne é a escolhida,  jovem e criativa,  graças a ela o telespectador consegue entender as regras do jogo e ser introduzido de maneira mais leve neste mundo de sonhos de Nolan.

A origem consegue mesclar os estilos, temos a Ação, na perseguição de carros, temos o Sci-Fi a todo o momento, temos o Drama com Dom sempre querendo voltar para casa, temos também a filosofia com o combate de Dom e Mal.

MARION COTILLARD - Mal

Mal é a esposa de Dom que morreu. Ela sempre entra nos sonhos do personagem e sabota seus roubos. Este personagem é o mais complexo criado por Nolan, pq ao certo não sabemos se ela vive o sonho ou se ela é o sonho. Não posso revelar mais se não vou entregar partes do filme.

Temos um nó também, [na verdade vários] o filme deixa algumas lacunas e dúvidas que fazem vc sair do cinema e questionar o que é real e o que é imaginário. Pq para implantar a memória a equipe de Dom entra em 3 camadas de sonho, ou seja:

Vc sonhar que está sonhando dentro de outro sonho.


Gostei tanto do filme que sou obrigado a voltar nesta quarta , só que desta vez não vou sozinho e sim como meu Pai, nosso último cinema juntos foi quando o filme StarWars foi relançado no Brasil [Meados de 98]com alguns extras, para vc ter uma noção melhor de tempo no Brasil ainda não existia os Cinemarks e cada Shopping tinha sua distribuidora.

Totem, ele faz vc perceber se está mesmo sonhando

Anúncios

4 comentários em “Uma revolução sensorial (A Origem) [Inception]

  1. Marcela Rahal disse:

    puuts, fiquei com vontade de assistir!! só acho q vou ficar meio paranoica.. mas beleza!
    vc ja foi ver SALT? é MUITO legal.. !!
    bjos

  2. Marché Noir. disse:

    Me convenceu. Estou totalmente louca para assistir o filme desde que vi o trailer.
    Adoro a Juno (rs), atriz nova e excepcionalmente talentosa. Gosto de gente assim.
    E então, quando eu assistir eu aviso o que achei. Joia!?
    Um abraço, Carolina.

  3. Priscila disse:

    Eu gostei de Avatar, mas sei que em questão de roteiro deixou devendo kkkkkk confesso que fiquei com medo do Oscar ser injusto ~ apesar de sempre defender a premiação ~ até quando estou torcendo para outro ganhar kkkk ~ ouvi tanta gente praticamente afirmando que a Avatar ia ganhar ~ estou falando de sites que são considerado como ótimos críticos, na realidade todo mundo falou isso, mas levei em consideração só esses sites kkkkkkk ~ que acabei achando que o Oscar ia acabar sendo injusto NAUSIANSUAISNASNA
    “Ellen Page [a eterna Juno]”
    HAHAHAHAHA vou confessar que toda vez que leio/vejo algo sobre ela penso em Juno kkkkkkkkkkkk
    Eu não assistir o filme ainda mais li tudo HAHAHAHAHAHA amoo ler spoilers!!!!

  4. Ingrid A. disse:

    Querido, como voc consegue ter o mesmo gosto q eu ? hahahhahaha
    Fiquei louca para assistir A Origem qnd li uma matéria (materia mesmo de 3 páginas). Explicaram em graficos os niveis do sono e tudo mais e como amo MATRIX com tdas as minhas forças…quero MUITO ver A Origem.
    So falta criar coragem pra ir ao cinema…muitapreguiçinha. Mas prometo q vou tentar!

    Ah adorei ter aparecido na tag Gatas!
    ♥.♥

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s