A batalha para se tornar o Melhor entre os Piores (Um Profeta – A Prophet)

“Tudo tem uma moral: é só encontrá-la.” Lewis Carroll


O diretor francês Jacques Audiard, acertou novamente com o filme Um Profeta,  cinco anos antes venceu 5 Césars com o Filme: De tanto Bater meu coração parou [meu filme Francês favorito]. agora em seu retorno vence em dez categorias.

Um Profeta, não é um filme para pessoas de estômago fraco, Um Profeta é um mergulho dentro do submundo do sistema presidiário Francês, onde a máfia Corsa, ainda existe e comanda de dentro da cadeia, uma extensa rede de crimes, assim como em Chicago nos anos 40.

Para o elenco, o diretor teve o cuidado de escolher seu atores de maneira minuciosa, exclui os famosos atores franceses e chamou apenas decadentes atores de Teatro, alguns desconhecidos e ex-presidiários. O papel principal ficou para o novato, Tahar Rahin.

Tahar Rahin, ator revelação

Sinopse: O filme segue os passos de Malik Al Djebena, um turco, preso em uma cadeia francesa, que precisa cumprir 6 anos por brigar com um policial, lá dentro ele faz boas inimizades no seu primeiro dia, mas um grande Mafioso descobre em Malik a chance que precisa para matar um delator. Assim começa o Calvário de Malik, que nunca havia matado um homem, e não pode se negar a cumprir a ordem do Mafioso.Ao concluir a primeira missão, Malik entra em um mundo sem volta, onde tenta a todo custo subir na vida, a medida que vai sendo chamado para mais missões como essa.

O título de Profeta é mera casualidade, o nosso personagem principal é apenas mais um preso, que usando de inteligência traça seu caminho para a redenção dentro da própria cadeia.

Como todo o filme do diretor Jacques Audiard, a fotografia está em primeiro plano, as cenas apesar de serem violentas [como a do primeiro assassinato] trazem uma beleza estética sem tamanho. O filme apesar de violento contrasta com momentos de felicidade, como o primeiro induto recebido e chance de respirar ar puro após 3 anos encarcerado.

a liberdade

Neste momento, tudo se torna uma “primeira vez”, e como toda a primeira vez, vc se sente maravilhado. Então neste momento o diretor propositalmente eleva o som dos ruídos externos, e um simples gorjear de pássaros se torna a mais bela melodia que um homem preso pode escutar, assim como o por do sol se torna o momento mais gratificante e único de uma vida.

Um Profeta é um filme feito pra chocar e consegue, atender a sua meta, mas apesar de chocar não podemos esquecer que essa é a realidade crua e dolorosa de uma prisão francesa, ou mesmo uma prisão Brasileira, sendo ela de Tijolos, ou sendo ela Mental.


Procure em sua cidade Um Profeta, um excelente filme Francês.

Anúncios

Um comentário em “A batalha para se tornar o Melhor entre os Piores (Um Profeta – A Prophet)

  1. Mariane disse:

    Ok, me convenceu. Vou procurar ^^

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s