O futuro já acabou [Dia Mundial do Rock]

Por Humberto Domiciano

Live Aid

O dia do rock é comemorado hoje pela 25ª vez. Desde o Live Aid, que reuniu diversas bandas e artistas, a data é o que mais se aproxima do que representa ou representou o estilo.

Hoje, infelizmente o rock é uma pálida sombra do que já foi. Não tem mais atitude, não produz discos fortes e nem canções inesquecíveis.

O que se celebra hoje são tempos passados. A falta de futuro e de presente, assusta quem gosta de rock. Se hoje não temos ídolos novos, qualquer espirro de Mick Jagger ou de Pete Townshend, ganha contornos dramáticos.

Na minha opinião, as coisas começaram a desandar quando a música ficou em segundo plano. O pop aos poucos foi dinamitando o rock. Tomou seu espaço e muitos artistas que eram pop passaram a ser denominados rock. Com a confusão, o rock n’ roll saiu perdendo.

O momento seguinte foi mais cruel. Começaram a surgir as ‘salvações do rock’. Bandas razoáveis passaram a ser comparadas com monstros sagrados e a partir disso o futuro ficou seriamente ameaçado.

Nos tempos atuais, o cenário é mais desanimador ainda. Coisas bizarras como emos, new metal e afins, ganharam terreno e novamente são chamados de rock.

Sendo assim, os bons momentos dos veteranos que sobreviveram continuam sendo o que de melhor acontece. Aqui no Brasil deveremos ter shows de bandas como Rush, Pearl Jam [Cancelado a banda vai dar um tempo] e Bon Jovi ainda neste ano, exemplos de ‘vovôs’ que ainda lançam coisas boas e fazem excelentes espetáculos.

Morrison

Lennon

Freddie

Pra finalizar, vamos relembrar os melhor posts de Rock and Roll…e como dizem…Long Live Rock and Roll.

O último Oasis no Deserto [Clique aqui e leia]

Sonho de consumo caixa AC/DC [Clique aqui e leia]

Onde tudo começou Primeiro disco do Sabbath [Clique aqui e leia]

Meu Top 35 (Pq não?) [Clique aqui e leia]

O Rei faz 75 anos (Elvis está vivo) [Clique aqui e leia]

Show do Metallica no Brasil [Clique aqui e leia]

Anúncios

9 comentários em “O futuro já acabou [Dia Mundial do Rock]

  1. Soraia Alves disse:

    Acho que você sintetizou de forma brilhante o que o rock é (ou como ele está, ainda acredito que é só uma fase) hoje – “uma pálida sombra do que já foi”.

    Ótimo post, parabéns!

    Beijoooo and let’s hear a real rock!!!!!

  2. Marché Noir. disse:

    Eu conheço inúmeros fiéis ao Rock’n Roll!! Mas realmente parece raridade. O ambiente que vivo e os locais que frequento me colocam perto destas pessoas.
    Você me perguntou se hoje teria post especial pelo Dia do Rock, mas não tem. Na verdade, eu nem me ligo nessas datas e acabo não dando muita importância. Mas acho interessante ouvir falar sobre…
    Enfim, fico honrada pelo convite e com certeza poderá me citar caso se interesse pelos livros que mensionei.
    Qual você está lendo?
    Um abraço, Carolina.

  3. Vanessa disse:

    Vai no SWU???

    Bjosss!

  4. Vanessa disse:

    Quero ver Incubus (novamente), LP (que não vi qd veio aqui, pq foi só em sp…¬¬) e DMB (q não vi qd veio aqui no rio e quero muito ver!). Ainda quero saber quais serão as outras atrações né…
    Tb gosto muito de Kings, Regina eu gosto de poucas coisas…
    Tb acho q está muito caro, mas eles estão com preços promocionais até dia 30 (entra no site pra ver). Eu trabalho de plantão, então ainda tô cogitando a possibilidade de ir, pq fica difícil programar assim com tanta antecedência…=/

  5. O humberto disse tudo…bom se tivessem maquinas do tempo..pra gente voltar pra onde quisesse…woup ra conhecer oque nao conhecemos…

    beijos Humberto/ferds

    J^^h

  6. Desi disse:

    Depois do puxão de orelha eu fiz uma singela homenagem ao rock, tá =P

  7. Eu dei feliz dia do rock no outro post,mas digo de novo: feliz dia do rock!
    Se o rock em geral está essa desgraça,imagina analisando por gêneros,tipo o metal (Iron Maiden lança um cd no final do verão no hemisfério norte,mas Deus sabe que ainda que façam excelentes turnês,suas canções não são mais as mesmas,com algumas ressalvas,desde os golden years).
    Mas,eu que só tenho dezesseis anos tenho que me contentar com o que tenho aqui.Minhas amigas dizem que eu só curto música de velho e o pior que é verdade.Com exceção do Foo Fighters,Oasis e The Killers,nenhuma banda tem menos de vinte anos (até o Nirvana já tem vinte anos,omg!).E recentemente,tenho nadado na coleção de oldies da minha mãe,com nomes que tem bem mais que trinta…Então,isso é preocupante.
    E a desgraça total do Brasil? Acho que daqui só gosto (não tanto assim) do Capital e ouço o que posso do Legião,mas olha que merda,hoje em dia rock no Brasil (sem brincadeiras,vi isso em revistas) É RESTART,HORI,FRESNO E NXZERO.Só a Pitty e olhe lá.
    O pobre rock dá seus últimos suspiros.
    Vou ouvir Dylan.
    Abraços!

  8. Marcela disse:

    UOW!!!
    Podia ser tipo.. uma semana, e não um dia né!
    ehauioaheoieuahaeo :p
    isso é uma triste realidade, infelizmente, quando se quer escutar rock n’ roll de verdade, é preciso voltar pelo menos 20 anos atras..exatamente minha idade, que ótimo!! ehauioeahiueao
    Hoje em dia.. é um desafio achar UMA banda..
    mas eu conheco uma, muuito legal, que meu namorado me apresentou, ela é super diversificada, as vezes é blues, as vezes é jazz, as vezes rock n’ roll.. mas sempre tem aquela raiz.. bom pelo menos EU gosto! heauiohaiuoea se tiver afim de escutar..
    PAIN OF SALVATION , não é uma banda nova.. com certeza.. ja é velhinhaaa no mercado, mas continua até hje né!!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s