Poesia e fotografia, aliadas para criar paixões (Brilho de uma Paixão)

“Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo” John Keats


Enfim na tarde de hj eu consegui ir ao cinema, para ver Brilho de uma Paixão, peguei a sessão das 14:45 na Reserva Cultural. Sua sala não é tão boa como a do cine BomBril, mas atendeu minhas necessidades do momento.

Como eu usei no título, a poesia e a fotografia são usadas para criar a paixão em quem assiste. A diretora Jane Campion, soube usar com maestria as paisagens da Inglaterra e a poesia de Keats para criar um clima melancólico, mas ao mesmo tempo apaixonante.

Pq melancólico?, ao entrar no cinema vc já sabe que nosso protagonista está fadado a morrer no último ato. E apaixonante pq o elo [ou melhor, a teia, como diz Keats] entre Keats e Fanny Brawne, é algo tão intenso que chega a ser surreal.


Para reviver essa paixão foram chamados dois atores, pra mim quase desconhecidos, para viver a Fanny, foi escolhida Abbie Cornish, uma garota com uma beleza estonteante e um poder de interpretação fantástico. Vide a cena onde ela recebe a notícia de que seu amor Keats havia falecido.

Ken Whishaw que faz o papel do grande Keats, não tem momentos celebres, mas passa a credibilidade necessária ao papel. Keats era uma figura bonita e ao mesmo tempo fisicamente frágil.

A diretora quando escolheu recontar essa história de amor verdadeiro, escolheu contar tudo sobre o ponto de vista de Fanny. Ela que era de boa família e vivia a se divertir em bailes e a costurar seus próprios vestidos e a lançar moda, se apaixonou pelos versos [ainda fracos] de Keats.

Criava seus vestidos

Mas como em toda a sociedade Vitoriana que se preze o dinheiro manda no amor [será que ainda temos isso?] e seria impossível este amor se concretizar, pq Keats morava de favor e não tinha onde cair morto. Mas Fanny não ligava para isso, e ele o sabia tanto que escreveu: “Gosto do seu amor, pq vc me ama como eu realmente sou”.

Existem outras duas cenas que são dignas de se tornarem memoráveis neste filme. A primeira é quando Fanny descobre que Keats está gravemente doente e ela recita os versos de Bright Star [Poema q dá o nome ao filme e foi feito em homenagem da amada].

A segunda é o trecho final onde Fanny aceita o luto, termina de costurar o seu vestido, corta seu cabelo e vai até a floresta recitando o seu poema.

Bela Fotografia

Ao terminar o filme,[sim ele acaba tragicamente, prepare o seu lencinho]. Ainda podemos nos deleitar com trechos dos Poemas de Keats, na voz do ator que o interpreta, e faz muito bem essa parte, dando uma carga emocional forte ao poema.

Confesso que fiquei com inveja de Keats, ter um amor como os dois tiveram é algo muito poderoso, que ultrapassa o carnal, se realmente o amor existir ele é igual ao que os dois sentiram um pelo outro.

Bela Abbie Cornish

Vá ao cinema e Descubra Keats e quem sabe o amor tb.

Alegria

E o ato final

Anúncios

6 comentários em “Poesia e fotografia, aliadas para criar paixões (Brilho de uma Paixão)

  1. Priscila disse:

    O filme deve ser MUITOO bomm

  2. O mundo de Assim...Assim... disse:

    Putz Ferds! Que filme é esse? E a fotografia? MA-RA-VI-LHO-SO!!!
    É uma pena que nesse fim de mundo aqui não está passando, mas vou dar um jeito de providenciar para assisti-lo.
    Me parece realmente ser um filme de “mulherzinha”… Mas que agrada a TODOS!
    Obrigada por mais essa dica. Depois te dou meus pontos. Mas só pelo que você postou, é BELO!
    Adorei!
    Bjs Bjs!

  3. Ingrid A. disse:

    Ah adoorei o trailler! Qro assistir! E qnd voc assistir algum filme desse estilo lembre de mim,são meus favoritos. filmes que te passam algo sabe..*-*

    Ah o ato final,vou deixar pra ver qnd voltar .Agora vou pro pré e chgar com olhos vermelhos numv ai rolar

    Beeijos e o ator principal desse filme aí fez Perfume! sabia q conhecia d algum filme hahahhaha

  4. É o mesmo ator de Perfume? Mas nao seria Ben ai o nome? viuuuu…deve ser otimo esse filme, inda mais se eh dakels que faz chorar pacasss…essa atris eu cho que jah vi ela antes eheheheheh
    beijos

  5. Paradis disse:

    Fiquei muito interessada em ver esse filme.

  6. Fernanda disse:

    Acabei de ver o filme, muito lindo.
    gostei muito.

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s