Conhece a Nouvelle Vague ?

“Os filmes são um mundo de fragmentos.” Godard

“Parece-me que o cinema de amanhã será ainda mais pessoal do que uma novela autobiográfica. Será uma confissão, ou um diário.” Truffaut.

[Antes disso Temos a rodada de Wimbledon]

[Antes do Post, um informe importante. A minha querida amiga e artista Silvana do Pomar, está sorteando no Blog dela uma das bolsas da sua nova coleção…para participar só clicar aqui]


Ontem eu aproveitei o dia de folga e o frio, para passar o dia no quarto vendo bons filmes. Preferi ver em casa ao ir ao cinema [Geralmente prefiro o oposto], uma pq eu acabei de me curar de uma noitada de Sábado [sim noitadas acabam com a gente tb] e outro pq o cinema não tinha nada tão bom assim.

Acossado o primeiro de Godard

Então fui até a Locadora 2001 pra quem não conhece ou não mora em São Paulo, a 2001 tem o maior acervo de filmes do País, se vc precisar achar um filme Russo do Pós-Guerra, com certeza a 2001 será o local ideal pra se encontrar o filme. Por conta disso, sua locação se torna cara [9.90]. Em particular eu acho 9.90 um absurdo, mas como eu não achava esses dois filmes em nenhum outro lugar. Valeu o preço pago.

Eu procurava a Bella Junie, um filme francês de 2009 que eu perdi a chance de ver no cinema duas vezes. E Hamlet a versão de Sir Oliver Laurence, que pra quem gosta de teatro nada melhor do que ver o mestre em cena.

Truffaut

Mas posteriormente eu falo deste filmes. O Post de hj é uma leve introdução no mundo da Nouvelle Vague, a parte de cima é preâmbulo para o POST [ou seja, to enrolando]. Quero falar da Nouvelle Vague por dois motivos.

Primeiro este ano faz 52 anos que o movimento francês tomou conta do cinema, criando uma nova onda.

Segundo o filme A Bella Junie faz boas e amargas referencias ao movimento.

A Nouvelle Vague foi um movimento cinematográfico que revolucionou o cinema Francês no final da Década de 50. O objetivo era se opor ao modelo americanizado de se fazer filmes e aos grandes orçamentos [na época a Europa acabava de se recuperar de uma Guerra].

Sou mais o Godard...

A Nouvelle Vague preserva a arte acima de tudo, colocando o roteiro e o diretor no centro do palco, fazendo do ator um mero acessório da arte. E sim a arte está novamente em primeiro plano.

Foi o momento também em que o cinema foi para as belas ruas francesas, o dinheiro era reduzido onde a maioria das tomadas eram realizadas ao ar livre. Nas casas dos diretores ou em cafés decadentes, dando uma realidade precisa ao filme.

Na parte técnica o enredo não era contado de maneira linear [Como alguns filmes de Truffaut], ou a montagem e a fotografia são os enfoques da vez, como fazia [faz] Jean Luc Godard, um exemplo clássico é o filme Acossado.

Agora que lembramos de Godard, me veio o meu filme favorito deste maravilhoso diretor. Elogio ao Amor [Não é um filme simples de se ver], que apesar de ser de 2001 carrega em sua essência as idéias da Nouvelle Vague.

Se vc gosta de filmes que fogem de orçamentos caros e efeitos especiais a Nouvelle Vague é uma boa pedida. Se não continue a ver Transformer no Cinema [Isso não é uma crítica]

Anúncios

5 comentários em “Conhece a Nouvelle Vague ?

  1. Eu gosto dos filmes baratos e dos caros tambem..ehehehehe mas as produçoes d ebaixo orçamente sempre surpreendemm…beijosss

  2. Vanessa disse:

    Não sei o que é alugar um filme tem muito tempo!

    Bjosss!

  3. Madame Poison disse:

    Clássicos são sempre clássicos. Não podem faltar na prateleira, mesmo que seja na high tecnology piratex…rsrs!

    Inté mais!

  4. Silvana disse:

    Amiiiiigoooo! Boa sorte pra ti no sorteio!
    bj,
    Sil.

  5. […] deste belo País. Em maioria seus filmes são inspirados no movimento francês da Nouvelle Vague [clique aqui e leia]  e carrega dentro de si uma forte crítica a sociedade criando produções que visam o […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s