Georges Simenon e seu Maigret (Um Detetive real)

“Na nossa infância todos nós queríamos ser detetives” Ferds

Georges Simenon

Georges Simenon é o mais famoso escritor Belga de todos os tempos, na sua vida que durou certa de 80 anos escreveu mais de 350 livros, dos mais variados assuntos, destes tantos livros podemos destacar seu personagem mais notável, Comissário Maigret.

Maigret é um jovem policial que vive na França e começa a trabalhar no ano de 1913, como policial da suretre [policia dos bons costumes da França] e no mesmo ano consegue o cargo de detetives após solucionar um caso de assassinato na alta sociedade Parisiense.

Neste seu primeiro caso, Maigret aprende um pouco sobre como funciona o “poder”, pq ao solucionar o caso, ele é obrigado a se calar, recebendo em troca o cargo de Detetive. Esse episódio foi tirado da vida pessoal do escritor que sofreu bastante ao se mudar para um colégio de alta classe na Bélgica.

Por esse começo podemos ver que Maigret, apesar de justo não é um personagem idealizado como o Holmes [Apesar dos casos de ópio].
Maigret é totalmente diferente, enquanto Holmes é inteligente e frio, Maigret se sobressai com o seu bom coração e seu amor pela profissão, como podemos ver no livro Maigret sai de férias, onde é obrigado a solucionar um caso no meio de suas férias. Essa é a marca registrada dos livros de Simenon, seus personagens são homens comuns cheios de paixões.

Outro fator que deixa o personagem mais interessante é a sua esposa, que por vezes aparece no meio do livro, para levar o personagem principal a razão do momento. O personagem acaba se tornando o retrato da sociedade Francesa na época, que passava por diversas mudanças.

A fama de Maigret o tornou um personagem tão querido que ganhou vida na televisão em seriados policiais. Sua versão mais famosa é a mais atual filmada em 1995 que hoje em dia passa no canal a cabo Eurochannel.

Apesar de fiel fã do personagem não assiste a um único episódio do seriado. Em contrapartida tenho 10 livros do detetive, e posso dizer que por vezes ele chega a ser melhor que Holmes. Não no quesito detetive [fator insuperável], mas sim pelo seu carisma.

Convido a todos vcs a lerem Maigret. Que está sendo lançado pela LP&M Pocket.

Para iniciar no mundo de Maigret recomendo dois livros:

A Primeira Investigação de Maigret [q apesar de ser a primeira, não é o primeiro livro publicado]

O Caso de Saint Fiacre [Que tem um desfecho sensacional]

2 comentários em “Georges Simenon e seu Maigret (Um Detetive real)

  1. Cris disse:

    Eu tava mesmo louca atrás de um livro policial bom! Cara,terminei todos os da Agatha que consegui encontrar em Brasília (acredite é muito difícil achar porque a grande maioria dos vendedores faz cara de “Agatha quem?” e diz com má vontade que nunca ouviu falar dela,acredita?) e nunca consegui ler Sherlock.Acho que não peguei a história certa,sabe?Mas,vou atrás de Maigret.Espero que ele seja tão bom quanto o Poirot,viu?Vou confiar em você!

  2. Vanessa disse:

    Eu queria ser artista plástica! *.*

    “A borboleta tirou foto da borboleta”
    Adorei! =]

    Bjosss!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s