My name is Bond…James Bond.
Uma dose de gim e cinco gotas de vermute ou duas doses de gim e uma de vermute? Limão ou azeitona? A discussão sobre a receita original do Dry Martini [o drinque mais clássico e pedido do mundo] tem a idade do próprio.
Teria sido inventado em 1910, no Hotel Knickerbocker, em Nova York, pelo barman John Martini, para atender a um pedido do magnata americano John D. Rockefeller, que desejava algo simples mas diferente.
A polêmica sobre a sua receita original é tão grande que, em uma de suas passagens pelo célebre Harry’s Bar [em Veneza], Ernest Hemingway se saiu com a seguinte tirada: “Se algum dia você vier a se perder na selva africana, nada de desespero. Sente-se sobre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini. Eu garanto: em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gim e vermute está errada”.
Mr.Bond, já gostava de uma “variação” da bebida. Onde era preparada com Gin + Vodka + Vermouth Dry.
A receita original é bem diferente.
2 doses de dry martini
Gelo
Sal
limão
2 doses de London Gin
3 gotas de angostura
Azeitona para decorar
Preparando:
Prepare uma taça de coquetel previamente resfriada, com sumo de limão passado nas bordas e, depois, sal fino num prato raso para a necessária aderência.
Feito isto, numa coqueteleira ponha 4 pedras de gelo e 2 doses de “Dry Martini”, apenas mexendo, até sentir que o Martini sujou o gelo.
Despejo fora o Martini e acrescento 2 doses de London Gin [A marca Saphira que vem numa garrafa azul é recomendada]. Novamente revolvo o gelo já com o gosto do Martini por 20 segundos e despejo o Gin paladarizado com o Martini na taça, sem o gelo.
Acrescento um “twist” de casca de limão, três gotas de angustura e, finalmente, a famosa azeitona no palito.
Ta complicado….Faço ao estilo James Bond.
- 40 ml de Gin
- 20 ml de Vodka
- 20 ml Vermouth Dry
Em uma coqueteleira Shaker ou Mixing in glass (copo mexedor) adicione os ingredientes e mexa no mixing in glass com ajuda de uma bailarina ou agite em uma coqueteleira até gelar por 30 segundos, evitando que os ingredientes fiquem aguados. Depois, coe duplamente em uma taça Martini previamente gelada.
Ainda está complicado ?
Faça como o James Bond, vá até um bar e diga: “Um Dry Martini, batido. Não mexido”
Preciso de uns 05 desse HOJE!
nunca tomei assim, deve ser bom…beijos
Juro que queria aprender a fazer direitinho, pq eu nunca provei! Sempre chego a ver e penso em pedir, mas não consigo fugir dos meus drinks docinhos a la sex and the city…rs
beijos
É… preciso de uns tantos desse e se possível ao invés de 2 partes de dry martini , uma e nove de gin… O dia hoje foi “brabo”.
Sei como é isso….