Portinari um retrato do Brasil (exposição chega a São Paulo)

Um dos maiores pintores Brasileiros.

Chega a São Paulo a exposição Portinari na Coleção Castro Maia. Portinari era um famoso pintor Brasileiro, foi iniciado na arte, graças a uma trupe italiana, que estava em sua cidade restaurando uma igreja e pegaram o jovem de 14 anos para ser seu ajudante.

O tempo q passou com o grupo foi o gatilho para despertar a paixão pela arte. Anos mais tarde começaria por conta própria a pintar, mas não conformado com a falta de técnica, vai ao Rio estudar. Depois disso é condecorado com uma medalha de ouro e uma viagem de estudos para a Europa pela ENBA.

Ao retornar ao Brasil anos mais tarde, ele volta com status de celebridade. Tornando-se amigo pessoal de várias figuras de destaque do “Brasil Elitista” da época. Uma dessas pessoas foi Castro Maia,uma das figuras de maior destaque da nossa aristocracia.


Castro Maia era um “Mecenas”, apoiava a arte com fervor e idealizava uma “europalização” do Brasil. Cinco anos antes de morrer, Castro Maia, criou uma fundação com todo o seu acervo cultural, que está localizado na cidade do Rio de Janeiro. Entre suas obras estão os quadros de Portinari.

Que for a essa exposição na Pinacoteca do Estado [SP] vai ter a chance de ver todas as obras de Portinari [do acervo de Castro Maia] juntas. Pq mesmo no rio as obras não conseguem ser expostas ao mesmo tempo, pela falta de espaço, as vezes isso acaba tirando o sentido do “todo”, pq os quadros se completam, mesmo tendo temas diferentes.

Esta é a segunda dica do ano de exposição, se vc se esbaldou na POP arte, está na hora de voltar as velhas origens nesta Coleção de Portinari que retrata um pouco do Brasil, vale o destaque para as gravuras que ilustram o Livro Dom Quixote.

Quando: abertura hoje, às 11h; ter. a dom., das 10h às 18h; até 6/6
Onde: Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, tel. 0/xx/11/ 3324-1000)
Quanto: R$ 6 (grátis aos sábados)

Anúncios

2 comentários em “Portinari um retrato do Brasil (exposição chega a São Paulo)

  1. ai sempre tem lugares legais e coisas interessantes para se ver…existem outros artistas que eu gosto mais…mas as obras dele sao belas tambemmm
    =DD

  2. Madame Poison disse:

    Hummm…digamos que as duas coisas.
    Quanto as semelhanças: pera lá…deve-se principlamente ao fato de termos a mesma idades, o mesmo signos e praticamente os mesmos gostos culturais…haha! com suas devidas diferenças, que obviamente devem existir…há!

    Bonsoir à toi!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s