Top Tape – Cinema Noir

Continuando a Saga do Ciclo de Cinema Noir, apresento algumas sugestões de filmes do gênero.

5º O Troco [2000]

Porter um sujeito durão

Está é uma refilmagem do filme “A Queima Roupa” [1967], este filme é tido como um dos melhores de Mel Gibson. Apesar de não ser considerado Noir o filme tras em sua bagagem vários elementos deste estilo.

Sinopse: Porter (Mel Gibson) e Val Resnick (Gregg Henry) assaltam uma gangue de chineses e roubam 140 mil dólares. Porter se dá por satisfeito, apesar de esperar entre 350 mil e meio milhão de dólares, mas Val não, pois precisava de 130 mil dólares para saldar suas dívidas e ser aceito na “Organização”. Assim, com a ajuda de Lynn (Deborah Unger), a esposa de Porter, Val o trai e Porter é baleado e dado como morto. Mas após algum tempo ele reaparece, decidido a receber os 70 mil dólares da sua parte, mesmo que para isto tenha de enfrentar toda a “Organização”.

Pq está na lista ?

  • Porter [Gibson] é um personagem totalmente contraditório e violento, uma das características marcante dos Heróis Noir.
  • Um filme Colorido, mas acinzentado, lembrando toda a tradição do cinema Noir.
  • O filme é todo narrado na perspectiva de Porter [Gibson] com constantes cenas de flashbacks e cenas narradas.

Circulo do Medo [1962]

O bem vence....

Este clássico de 1962 ganhou um Remake nos anos 90 com uma bela atuação de Robert de Niro. O filme mostra passo a passo a degradação do nosso Herói, Gregory Peck, que faz o papel de um advogado que é perseguido por um ex-detento. Se Peck é um dos bons motivos para se ver este filme, Robert Mitchum é outro bom motivo, com sua interpretação de um cruel e vingativo presidiário.

Sinopse: Após cumprir pena Max Cady (Robert Mitchum), um perigoso psicopata, pretende se vingar de Sam Bowden (Gregory Peck), um advogado que testemunhou decisivamente para a sua condenação. Extremamente frio e calculista, ele planeja se vingar do advogado e da sua família.

Pq está na lista ?

  • O personagem interpretado por Gregory Peck se perde dentro deste novo mundo de violência.
  • A cena da perseguição no lago, uma das melhores já filmadas no cinema.
  • A tensão crescente e a força de interpretação dos dois atores.

...o mal ?

3 º Dália Negra [2006]

Filme baseado no livro de James Ellroy[baseado na realidade], com direção de Brian de Palma e excelentes atuações de Aaron Eckhart, Josh Hartnett e Scarlett Johansson. O Filme é considerado o Novo Noir, que apesar de não ser filmado em Preto e Branco, faz um intenso diálogo com os melhores filmes do gênero.

Sinopse: Na Los Angeles dos anos 40, dois policiais – Bucky Bleichert (Josh Hartnett) e Lee Blanchard (Aaron Eckhart) – investigam o assassinato de Elizabeth Short (Mia Kirshner). Bucky logo percebe que sua namorada tinha laços misteriosos com a garota assassinada. Mal sabe ele que o crime pode estar ligado a uma rede de corrupção dentro da própria polícia.

Pq está na lista ?

  • Policiais corruptos, mentiras, Detetives, personagens que não são o q aparentam ser e mais um monte de estigmas do Noir.
  • Uma trama bem elaborada, com várias reviravoltas.
  • Femme Fatale: Mia Kirshner [que não gosta dela] eScarlett Johansson, não preciso dizer mais nada.

Mia...Perfect

A Beira do Abismo [1946]


Humphrey Bogart interpreta o famoso personagem Philip Marlowe  do escritor Raymond Chandler, com essa atuação Bogart eterniza o personagem no cinema.

Sinopse: Bogart é o detetive particular Philip Marlowe, que se vê numa delicada situação ao ser contratado por Carmen (Martha Vickers), a jovem filha do General Sternwood (Charles Waldron). O trabalho é ser responsável pela segurança da família, mas Marlowe imediatamente se apaixona pela irmã de Carmen, Vivien (Lauren Bacall) – ainda que no início a moça não tenha simpatizado com o detetive.

Pq está na lista?

  • A cena filmada em meia a uma tempestade se tornou um clássico do cinema
  • Bogart e Bacall uma parceria que deu certo tanto na tela grande como na vida real, Bogart um “mulherengo nato” roubou Bacall do marido em meio às gravações do filme Uma aventura na Lamartinica.
  • Philip Marlowe o melhor detetive do cinema Noir.

Bogart um Sedutor

Falcão Maltese [1941]


Mais uma boa atuação de Bogart no Gênero, este filme aqui conhecido como relíquia Macabra, foi considerado o melhor filme Noir de todos os tempos [considerado pela revista Francesa: Panorama du Film Noir América]. O filme foi baseado no livro de Dashiell Hammett depois desse filme todo detetive que for criado, terá como base a interpretação de Bogart.

Sinopse: Um detetive particular Sam Spade (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável.

Pq está na lista ?

  • A cidade é um dos personagens do filme, ela com suas luzes e promessas, atrai as pessoas para depois engolir e levar para a degradação no submundo.
  • Sam Spade um homem sem sentimentos.
  • Ser o melhor filme Noir de todos os tempos.

[Vá a locadora e procure os melhores do filme Noir]

Anúncios

5 comentários em “Top Tape – Cinema Noir

  1. Eu já havia lido alguns desse nomes de filme em algum outro post seu de recomendações de filmes ach oque um era dos filmes que se deveria assistir antes de morrer.eheheheheh
    quero assistir akele dalia negra…
    ferdsss seu blog é um bliblioteca cinematografica…
    sabe eu na achei tão comedia o aconteceu em woodstock…algumas cenas apenas…
    mas eu adorei por parecer que foi gravado a muitos anos atras…o sm tudo parecia coisa de filme velho..ach oque tu vai curtir..
    beijinhoo

  2. Madame Poison disse:

    Primeiro quero agradecer a visitinha lá no meu recanto. Quanto a autoria do texto, se for aquele ao qual você postou é sim. Existe duas gavetinhas destinadas a textos alheios, um para poemas e outro para prosa. Achei engraçada a sua pergunta porque ele é um texto tão banal que eu fiquei pensando se tomaria como um elogio ou o quê…haha!

  3. Vanessa disse:

    Falamos tanto que praticamente não teve foto! O.o

    ahuahuahuahuahuahuahha

    Bjosss!

  4. niidebern disse:

    Eu adoro filmes antigos!!
    Mas esses ai ainda nao tive oportunidade de assitir!! triste neh??
    eheheeh

    A obrigado pelo elogio do meu nome!! adorei!!
    beijos

  5. ...assim, assim... disse:

    Só assisti Dália Negra….

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s