Especial Ciclo do Cinema Noir (Ilha do Medo)

“Mais uma vez Martin Scorsese se mostra épico e ensina como operar uma câmera”

Este foi o filme que me inspirou a criar o Ciclo de Cinema Noir, já fazia um tempo que eu esperava está nova parceria entre Di Caprio e Martin Scorsese.  Parceria quem tem rendido bons filmes começou em 2002, com Ganges de NY, depois disso veio o excelente Aviador de 2004 [foi ai que dei o braço a torcer de que o cara é um bom ator], dois anos mais tarde eles filmariam Os Infiltrados que levou o Oscar naquele ano.

Martin Scorsese está genial neste filme, não é por nada que ele é um dos mais reverenciados diretores. No filme temos  3 tomadas dentre várias que vemos a genialidade do diretor, provando pra todos que se pode usar a tecnologia para criar algo lúdico [um sonho], mas com um ar real.

1) Quando o Detetive Teddy Daniels [Di Caprio], sonha com sua esposa [A Belíssima Michelle Williams] e a abraça em meio a um redemoinho de cinzas, que tem seu ápice na hora do beijo e termina em uma pira de fogo.


2) Ou quando temos um Flashback da 2ª Grande Guerra e mostra Teddy como um soldado invadindo os portões de Douchum, ao entrar na sala do chefe do campo de concentração, Teddy o vê estirado ao chão, após a tentativa falha de Suicídio. O Mais belo é a combinação da  música de fundo e os papéis voando pelo aposento todo ensangüentado.

3) A entrada do filme, no meio da forte Neblina a Balsa levando os  detetives Teddy e Chuck para a Ilha, a cena termina com a frase: o cais é o único caminho para entrar e o único para sair”.


Sinopse: Adaptação do romance escrito por Dennis Lehane cuja história, ambientada em 1954, mostra o detetive Teddy Daniels investigando o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Shutter Island.

O Detetive Teddy é totalmente Noir, sua maneira de se vestir [terno, capa, chapéu], não teme usar a violência para conseguir o seu objetivo [apesar de nenhuma bala ser disparada no filme], o hábito de fumar cigarros [Lucky Strike] e as contradições internas.

Contradições

Michelle Williams

O Filme mescla o passado e o presente, com belas tomadas sobre a 2ª Guerra mundial, que dá um ar nostálgico ao filme e cada vez te prende dentro do roteiro, os Flashbacks não estão ali para “queimar o tempo” e sim para complementar e criar mais dúvidas em quem estiver vendo o filme.

Dúvida essa que vai persistir na sua cabeça até o final do filme, que apesar de parecer clichê por alguns instantes, por conta de uma frase volta a ser um mistério: “Vale mais viver a vida como um Monstro ou morrer como um homem bonzinho”.

[Assista ao filme e veja uma aula de Martin Scorsese.]

Anúncios

7 comentários em “Especial Ciclo do Cinema Noir (Ilha do Medo)

  1. esse ralmente deu vontade de assistirr…mass esse eh em cores sneh??

  2. agora que li seu comentario no post do skid…se nao gosta nao?? nossa eu gosto ehehehe…
    se vc me explicar oque é o faixa a faixa eu topo sim
    =DD
    beijo da emo

  3. Fui no Gemini ganhar pacoca de coracao. Eu acho uma pena nao valorizarem o espaco. Lá tem uma atmosfera muito boa, seria um ótimo lugar para um evento…

    Quanto ao blog eu realmente estou desmotivada e sem tempo. Abri uma nova agencia (Masterplan) e fica corrido administrar ela e a 2Think, as aulas de Pro Tools e TP.

    Definitivamente nao me parece com a Zooey. Há uns anos atrás me falavam que eu parecia a Pitty, mas nao concordo… (Será?)

    Entra no msn (Cicinho).

    Bju

  4. Ingrid disse:

    Gene da maneira que você falou…mori de vontade de assistir.
    Um monte d gente já me falou sobre esse filme, mas só após esse post vou aos cinemas!
    ahahahahahha
    parabens pelo post e obrigada!!

  5. Priscila disse:

    Passei vários anos não gostando da atriz Michelle Williams (não gostava do personagem dela no seriado kkkkkkkkkkk milagre eu confundir atriz e personagem, na realidade ela foi a única kkkkk para tu ver como eu não gostava dela kkkkkkkkk), até ver ela fazendo um filme que eu gostei kkkkkkkkkkkkkkkkk

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s