Cormac McCarthy em um conto sobre a esperança (A Estrada – O Livro)

Vc deve continuar o caminho filho.

Pq pai ?

Vc leva o fogo.

Mas eu não sei onde está o fogo ?

Sabe sim filho, ele está dentro de vc.

Cormac McCarthy - O Escritor da Fronteira

Conheci este livro ao acaso após ler “Onde os velhos não tem vez” [Meu primeiro livro de McCarthy] ai acabei fazendo uma pesquisa e gostei da sinopse. É a segunda vez que leio. A primeira foi no fim de 2008. Resolvi fazer a releitura dele e criar este post. Pq o livro ganhou uma adaptação para o cinema que vai estrear na semana que vem.

[Aguarde futuramente um Post sobre o Escritor]

Vamos ao livro então.

A Estrada é um livro que mostra uma visão apocalíptica do nosso futuro, onde as cidades estão destruídas e o ser humano regride a um estágio primitivo, onde sobreviver é a justificativa para qualquer ato[como canibalizar os mais fracos].

O livro segue dois personagens, o Pai e o Filho [eles não tem nomes, na verdade ninguém no livro tem nome]. Os dois tentam sobreviver neste mundo novo e selvagem, “O Pai” tem um plano de levar “O Filho” para a costa, pq diz q lá é mais seguro. [apesar de não existir certeza de nada]

No meio desta viagem a pé até o sul, os dois vasculham entre os destroços das civilizações, a procura de  alguma coisa que os faça sobreviver mais um dia. No meio do caminho eles encontram latas em conserva, roupas velhas, sapatos e tudo mais.

Ao andar pela Estrada, eles correm o risco de “encontrar outros”, ou como o pai costuma se referir, Os Homens Maus. Eles são canibais que atacam outras pessoas para sobreviver, mas andar pela floresta também é perigoso, então só resta A Estrada.

Em uma das passagens do livro, eles encontram uma antiga casa colonial, a vasculham inteira e encontram roupas novas, sapatos e cobertores. O Pai acaba desconfiando do excesso de organização da casa, então vai até o porão vasculhar, ao descer as escadas se encontra dentro de uma armadilha.

Dentro do porão existem mulheres e homens presos por correntes, com partes do corpo decepado. Por sorte ele e seu filho conseguem escapar desta família assassina.

Essas e outras coisas os fazem se questionar o pq continuar a lutar, já que a humanidade já perdeu toda a sua dignidade. Então ele olha para seu filho e encontra a resposta

Uma lacuna sem explicação no livro [criada propositalmente], é o que aconteceu com o mundo ? Para ele regredir a este estágio?

Com alguns sinais, podemos especular que a terra sofreu um holocausto nuclear, mas isso não é explicado e sim induzido. Ao mesmo tempo não sabemos a data correta e se esse mundo negro só está acontecendo no local onde eles estão.

Apesar dos momentos “Cinza do livro”, o enfoque  não é a violência e sim a esperança. Onde um Pai tenta a todo custo buscar uma maneira de sobreviver, sem ferir seu código de ética, para dar um futuro incerto para seu filho. A busca pelo litoral é o destino imaginário de um futuro melhor, onde ele sonha em encontrar outras pessoas como ele, para reconstruir o mundo com seu filho.

Seu filho é a sua maior esperança, pq apesar de toda a destruição e o estada primitivo, o seu filho guarda a bondade no coração. Como em diversas vezes ele convence o Pai a ajudar alguém no meio do caminho. Por isso ele sempre diz que o filho leva o fogo. O fogo de uma nova esperança para criar um mundo novo e afastar as cinzas da humanidade.

O livro, está sendo relançando e chega às livrarias com nova capa semana que vem, e poderá ser comprado pelo valor médio de 35,00 Reais. O filme vai estrear aqui no Brasil no próximo final de semana, então farei uma comparação entre Livro e Filme.

Anúncios

3 comentários em “Cormac McCarthy em um conto sobre a esperança (A Estrada – O Livro)

  1. vou comprar…parece ser uma boa leitura …e o que um pai nao faz por um filho?? e quanto ao mundo…eu acredito que se estourasse uma guerra mundial..era isso que o nosso planeta ia se transformar..em um mundo cinzento e sem digndade….

  2. Desi disse:

    vamos lá, quem sabe eu não é um volta para as minhas leituras diárias…

    bjs!

Comente [Vamos dividir um Drink!]

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s